Banca de DEFESA: SEVERINO DE ASSIS PACHECO JUNIOR

DISCENTE: SEVERINO DE ASSIS PACHECO JUNIOR
DATA: 06/04/2021
LOCAL: Sala Virtual do Meet
TÍTULO: FÍSICA FACÍLIMA TOTAL: UMA PROPOSTA DE JOGO DIGITAL PARA ENSINAR LANÇAMENTOS HORIZONTAL E OBLÍQUO
PALAVRAS-CHAVES: lançamento oblíquo. Ensino de Física. Tecnologias Educacionais
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis e computadores. Essa pesquisa partiu da seguinte questão: quais as contribuições do uso do aplicativo para melhoria do ensino e do aprendizado dos conteúdos relacionados aos lançamentos horizontal e oblíquo? A pesquisa foi fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A construção do aplicativo foi realizada na plataforma GameMaker Studio 2. Após a conclusão da elaboração do aplicativo, procedeu-se com a aplicação do mesmo na escola estadual Centro de Ensino Analiz Bacelar Silva, no centro, na zona urbana do municipio de Afonso Cunha, no estado do Maranhão, onde os alunos responderam a perguntas referentes ao aplicativo Física Facílima Total na forma de questionário. O publico alvo da pesquisa foram alunos da terceira série do ensino médio regular, no ano de 2020. Como resultados, obteve-se uma evolução do estado inicial dos alunos para o estado após os alunos conhecerem o aplicativo. A média dos alunos que responderam aos questionários passou de 3,50 para 8,80, já os alunos que apenas responderam aos questionários, mas não utilizaram o jogo, apresentaram média de 3,8, mostrando que houve uma melhoria no entendimento dos conceitos apresentados no produto educacional.

Externo ao Programa - 1689597 - ANDRE ALVES LINO
Presidente - 1580009 - ILDEMIR FERREIRA DOS SANTOS
Interno - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Externo ao Programa - 1689767 - MAURISAN ALVES LINO