Banca de DEFESA: MIGUEL ANGELO SOUSA SILVA

DISCENTE: MIGUEL ANGELO SOUSA SILVA
DATA: 05/05/2021
LOCAL: Sala Virtual do Meet
TÍTULO: UM WEBSITE SOBRE O ESTUDO DO UNIVERSO MEDIADO PELA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO FÍSICO MARCELO GLEISER
PALAVRAS-CHAVES: Divulgação Científica. Transposição Didática. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Assuntos relacionados às origens, estrutura e organização do Universo geralmente provocam grande interesse e curiosidade dos alunos. O estudo dos fenômenos celestes presente no currículo de Física do Ensino Médio através das leis de Kepler e da gravitação universal pode, nesse contexto, direcionar o professor para uma discussão mais ampla do papel e do valor da Física em preparar um indivíduo com condições de apreciar a unidade e a harmonia do mundo físico. A elaboração de material alternativo ou complementar vêm em auxílio do professor como recurso didático motivador. A hipótese levantada nesta pesquisa é que o evidente desinteresse dos estudantes pela Física tem como fator agravante a presença marcante de um ensino tradicional, em função da dificuldade que os professores têm de levar a efeito em suas aulas metodologias que estimulem e motivem seus alunos a se interessarem pela disciplina pelo puro prazer de aprender e conhecer. Tendo em vista as teorias da psicologia cognitiva, como a de Henri Wallon e tomando por base o construtivismo de Jean Piaget, a adaptação de textos de divulgação científica através de Transposição Didática (TD) surge como proposta de apoio ao professor objetivando tornar as aulas de Física mais atraentes. Para esse fim, procurou-se desenvolver uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, a partir de situações reais de ensino, na Unidade Escolar Professor Felismino Freitas, da rede estadual de ensino, localizada no bairro Mocambinho, zona norte de Teresina; onde o professor-pesquisador partiu da análise e reflexão da sua própria prática. Participaram da pesquisa: o professor-pesquisador e estudantes de turmas de 1º e 2º série do Ensino Médio. A produção de dados foi gerada a partir dos seguintes instrumentos: observação, diário de campo e questionários com os alunos participantes. Com relação à análise de dados, adotamos a análise de conteúdo por entendermos que ela corresponde a uma técnica de análise rica, relevante e com potencial para o desenvolvimento teórico em qualquer área do conhecimento. O Produto Educacional (PE) resultante foi elaborado a partir da seleção de trechos de capítulos dos livros e/ou de adaptação de artigos publicados pelo físico Marcelo Gleiser em sua obra e consiste de um website cujo uso a partir de uma UD mediada por um AVA (o Google Classroom), direcionou atividades remotas realizadas pelas turmas participantes. A estratégia objetivou despertar um maior interesse e motivação dos estudantes por assuntos de Física, inserindo-os no contexto cultural mais amplo do mundo contemporâneo e consistiu, basicamente, da apresentação gradual de temas relacionados à Astronomia, Astrofísica e Cosmologia para facilitar a assimilação e a construção de novos esquemas cognitivos; através de problematizações, explicações dialogadas, atividades lúdicas e da utilização de textos de apoio postados no site e que foram discutidos progressivamente, para que os alunos alcançassem melhor entendimento de conceitos e teorias astrofísicas. Pelas evidências de aprendizagem significativa demonstrada pelo comportamento dos participantes ao longo do desenvolvimento da pesquisa é possível afirmar que o website (PE) atingiu os objetivos propostos.

Externo à Instituição - ANTÔNIO CARLOS DA SILVA MIRANDA - UFRPE
Presidente - 1519238 - CELIO AECIO MEDEIROS BORGES
Interno - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Externo à Instituição - JOSE DA SILVA RODRIGUES - IFPI