Banca de DEFESA: JARBIO DA SILVA COSTA

DISCENTE: JARBIO DA SILVA COSTA
DATA: 28/05/2021
LOCAL: Sala Virtual do Meet
TÍTULO: IMPLEMENTAÇÃO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO POSSIBILIDADE DA APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA DAS LEIS DE NEWTON EM CURSOS INTEGRADOS DO IFMA - CAMPUS BARRA DO CORDA/MA
PALAVRAS-CHAVES: Laboratório Virtual. Simuladores. Leis de Newton. Física. Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

As aulas tradicionais e mecanizadas nas abordagens dos conteúdos se restringem apenas à sua explanação pelo professor, e na resolução de atividades, pelos alunos. Isso torna o ensino pouco produtivo, não sendo possibilitada uma aprendizagem “potencialmente significativa”. Tendo como ponto de partida esta realidade, a presente pesquisa de abordagem qualitativa tem como objetivo geral possibilitar a alunos do 1º ano de cursos Integrados do IFMA - Campus Barra do Corda/MA a aprendizagem potencialmente significativa da 2ª. Lei de Newton, com base na Teoria de Ausubel, a partir da utilização de softwares educacionais/simuladores em laboratórios virtuais. E especificamente, temos os objetivos: - fazer um diagnóstico inicial acerca das compreensões dos alunos sobre a 2ª. Lei de Newton e suas aplicações a partir da proposição de atividades escritas (em sala de aula); - apresentar aos alunos os softwares educacionais a fim de que esses possam aplicá-los no desenvolvimento das situações-problema envolvendo a 2ª. Lei de Newton; - desenvolver atividades, de forma significativa, por intermédio da utilização de softwares educacionais gratuitos, contemplando a 2ª Lei de Newton; - criar um laboratório virtual para a aprendizagem da 2ª. Lei de Newton, utilizando softwares educacionais/simuladores (Produto Educacional); - identificar se houve (ou não) uma aprendizagem significativa no desenvolvimento de situações-problema acerca da 2ª. Lei de Newton com o auxílio dos softwares educacionais. Entendemos que os laboratórios trazem as demonstrações experimentais das teorias que foram vistas em sala de aula, estabelecendo um feedback entre teoria-experimento-aprendizagem, deixando, com isso, a atividade de ensinar mais agradável ao professor, bem como a atividade de aprender mais significativa ao aluno. Na prática, os laboratórios virtuais quando comparados com os tradicionais são mais concebíveis, pois sua implementação não gera ônus às Instituições de Ensino, haja vista, que a maioria delas já possui computadores à disposição dos alunos. Além disso, o Laboratório Virtual (LV) fornece estratégias que facilitam o acesso ao conhecimento. Podemos destacar o uso da Informática como ferramenta nesse processo, posto que através de um computador é possível a montagem de um LV permanente com simulações computacionais disponibilizadas gratuitamente na internet. O campo empírico/ ambiente de pesquisa foi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Barra do Corda e os sujeitos/participantes da pesquisa foram alunos do 1º ano de cursos Integrados do IFMA. Como técnicas/instrumentos de produção de dados empregamos: questionário semiestruturado, observação participante e entrevista/relatos orais. Os resultados da análise dos dados. No processo da análise dos dados seguimos as orientações de Bardin (2011) e trabalhamos com a proposta de categorias (MINAYO, 2010, p.57).

Presidente - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Interno - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Interno - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Externo ao Programa - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA