Banca de DEFESA: PAULO DIEGO LIMA DA SILVA

DISCENTE: PAULO DIEGO LIMA DA SILVA
DATA: 13/08/2021
LOCAL: Sala Virtual: https://meet.google.com/zyc-tneq-hvp
TÍTULO: USO DE ARDUÍNO COMO RECURSO EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Robótica Educacional. Arduino. Ensino de Física. Aprendizagem Significativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Atualmente, o ensino de Física nas escolas encontra diversas dificuldades, a maior entre elas, a falta de motivação dos alunos. A Física como disciplina escolar é pouco atraente para grande parte dos alunos, visto que a dinâmica das aulas de Física se restringe em apresentar os assuntos do conteúdo programático por meio de resoluções de problemas, muitas das vezes sem conexão com o cotidiano. Buscando melhorar esse panorama, propomos uma sequência didática organizada na forma de uma unidade de ensino potencialmente significativa para ensinar conceitos de termologia com a utilização do Arduino como elemento motivador a fim de estimular o interesse pela Física e potencializar a aprendizagem significativa dos alunos por meio da abordagem pedagógica construcionista, permitindo aos alunos desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões, tornando-os os agentes no processo de aprendizagem, interferindo e construindo o conhecimento, aproximando-lhes da Física como ciência. Para esse estudo, optou-se pelo uso do microcontrolador Arduino na aplicação da sequência didática pela facilidade de aquisição aliada à disponibilidade de referências e a ferramenta de desenvolvimento apresentar-se na forma de software livre. Os resultados mostraram que o uso de uma sequência didática aliada a experimentos com o uso do Arduino se constitui de uma unidade de ensino potencialmente significativa com expressiva contribuição no processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Termologia.

Externo à Instituição - AGMAEL MENDONÇA SILVA - UESPI
Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO - UESPI
Interno - 1519238 - CELIO AECIO MEDEIROS BORGES
Presidente - 685.302.853-87 - JANETE BATISTA DE BRITO - UESPI