Banca de DEFESA: HELTON TOMPSON LIMA COSTA

DISCENTE: HELTON TOMPSON LIMA COSTA
DATA: 28/02/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Uma sequência didática para discussão de conceitos de (e sobre) a corrente elétrica no ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: Sequência Didática. Aprendizagem Significativa. História e Filosofia da Ciência. Corrente Elétrica.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza translacional, a qual buscou construir, aplicar e analisar uma Sequência Didática (SD), fundamentada, principalmente, na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, que utilizou-se de tópicos de História e Filosofia da Ciência (HFC) para elaboração de um proposta de produto educacional com foco nas discussões de conteúdos de (e sobre) a Corrente Elétrica no Ensino Médio. Destacam-se, também, os objetivos específicos que foram: a) elaborar ferramentas didáticas potencialmente significativas que comporão a SD; b) construir instrumentos de coleta de dados, usados para favorecer uma melhor avaliação do processo; e, c) construir instrumentos para análise desses dados, a fim, de observar se houve ou não aprendizagem significativa. A proposta foi implementada em uma turma do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campo Maior, interior do Piauí. Como principais dados, podemos destacar três principais grupos, a saber: (1) aprendizagem de elementos da Natureza da Ciência dentro do produto educacional, (2) aprendizagem de conteúdos relacionados ao campo da corrente elétrica e, por último, (3) indícios de aprendizagem significativa no produto educacional. Sobre o primeiro, por exemplo, podemos citar a observação, por meio dos dados analisados, indícios da existência de uma visão mais apurada sobre a mutabilidade, a não neutralidade e não absolutismo na Ciência. Já, o segundo grupo, destacamos que é possível perceber que os estudantes demonstraram ter estabelecidos conceitos adequados em relação a corrente elétrica e seus efeitos, tanto na escala macroscópica quanto microscópica. Sobre o último grupo, podemos apresentar como indícios da aprendizagem significativa a adequada relação entre conceitos mais gerais com outros mais específicos, e também, entre os mais específicos. Por fim, acreditamos que este trabalho pode trazer ganhos ao ensino de Física, de modo geral, e ao de corrente elétrica, em específico, pois além de ser um instrumento para contribuir para a formação de uma visão congruente com a cientificamente aceita, ele também auxilia na desmistificação de ideias infundadas sobre a Ciência.

Presidente - 1785903 - BONIEK VENCESLAU DA CRUZ SILVA
Interno - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Externo ao Programa - 2890466 - FÁBIO SOARES DA PAZ
Interno - 1807361 - MICAIAS ANDRADE RODRIGUES