Banca de DEFESA: DIEGO DE OLIVEIRA GOMES

DISCENTE: DIEGO DE OLIVEIRA GOMES
DATA: 17/03/2022
LOCAL: Sala Virtual do Meet
TÍTULO: MANUAL BÁSICO DE REGRAS: O USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA DINÂMICA NA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Role Playing Game. Manual Básico de Regras. Aprendizagem Significativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O presente trabalho aborda a aplicação de um modelo de jogo didático, Produto Educacional, que consiste em um jogo com um formato de Manual Básico de Regras que utiliza o Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática para o ensino da Dinâmica na Física, na Educação Básica. A utilização do RPG em sala de aula tem como objetivo construir e aplicar um modelo de jogo didático como uma metodologia ativa, sob a perspectiva a aprendizagem significativa. Isto consistiu na elaboração um modelo de RPG que pudesse identificar as habilidades cognitivas desenvolvidas pelos estudantes participantes da pesquisa, através do uso de questionários relacionados ao RPG e aos conteúdos de Física. Os seus objetivos consistiram em: investigar quais as formas mais eficientes de usar um jogo educacional ou de incorporar as Metodologias Ativas a este jogo; verificar se os conteúdos de Física abordados são os mais adequados à metodologia proposta; e aferir qualitativamente os resultados obtidos no teste do Manual de Regras. A proposta tinha a finalidade de despertar o interesse do aluno no estudo de Física, estimulando a sua participação ativa em seu processo de formação, e, ao mesmo tempo, trazendo significado para os conteúdos vistos em sala de aula através da aventura proposta no Manual/Jogo de RPG que devem ser solucionadas através dos conhecimentos prévios de seus participantes. Este trabalho contém uma explicação geral do que é o RPG e seu funcionamento e a análise dos dados produzidos se deu por meio do método de análise textual discursiva, aplicado nas respostas dos questionários e sobre as impressões do Professor autor desse trabalho, em uma aventura de RPG aplicada em turmas de alunos do 1º (primeiro) Ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Teresina-PI. Através dos resultados obtidos com os instrumentos de coleta de dados e das observações feitas durante e após a aplicação do RPG, objeto deste trabalho, percebemos que o uso desse jogo propiciou uma grande interação entre os alunos, despertando nos mesmos um maior interesse pela disciplina de Física, além de melhorias no que diz respeito à argumentação e à exposição de suas ideias. Desta forma, a aplicação do RPG de forma remota promoveu uma aprendizagem significativa, mostrando ainda, que a introdução dos jogos lúdicos foi bem recebida pelos alunos e aumentou a interação entre professor e aluno. Por fim, percebemos através dos resultados que o RPG é um recurso que auxilia o Ensino de Física, aproximando o ensino da teoria com a prática, facilitando assim, a aprendizagem dos conceitos físicos de Dinâmica.

Presidente - 422854 - VALDEMIRO DA PAZ BRITO
Interno - 1807361 - MICAIAS ANDRADE RODRIGUES
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo ao Programa - 423297 - JOSE PIMENTEL DE LIMA