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Banca de DEFESA: WESLEY ANTONIO COSTA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WESLEY ANTONIO COSTA RODRIGUES
DATA: 06/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: meet.google.com/uic-paiu-yer
TÍTULO: Proposta de Sequência Didática para o Ensino e Aprendizagem de Ondas Mecânicas no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Significativa. Ensino Médio. Estudo de Ondas Mecânicas. Sequência Didática.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

A Dissertação em destaque, intitulada Proposta de Sequência Didática para o ensino e aprendizagem de ondas mecânicas no Ensino Médio, guiou-se pelo objetivo geral de elaborar e desenvolver uma Sequência Didática, como recurso metodológico, para possibilitar a apropriação do ensino de ondas mecânicas a alunos do Ensino Médio. Partiu do seguinte problema: até que ponto uma Sequência Didática poderá proporcionar as condições necessárias ao processo de ensino e aprendizagem do estudo de ondas mecânicas a alunos do Ensino Médio? Assumimos como pressuposto que o uso da Sequência Didática propicia aos estudantes participar de um mundo novo nas relações entre Física e o dia a dia destes, valorizando habilidades, como reflexão e desenvolvimento de significações acerca dos conceitos trabalhados, e ainda tornando a aprendizagem mais interativa e coletiva. Como objetivos específicos, destacamos: 1) Identificar os conhecimentos prévios dos alunos do Ensino médio sobre conceitos, as classificações e as características do estudo de ondas. 2) Desenvolver uma Sequência Didática (SD), contemplando situaçõesproblemas sobre o estudo de ondas mecânicas. 3) Verificar a partir das atividades propostas aos alunos na Sequência Didática, se houve (ou não) a apropriação dos conceitos, as classificações e suas características. A metodologia envolveu a pesquisa de campo de abordagem qualitativa e explicativa. Teve como colaboradores 15 (quinze) alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada em Teresina-PI. Sobre as técnicas e instrumentos de produção de dados, a opção foi por questionários (pré-teste e pós-teste), pela observação participante e pelo diário de campo. Foi aplicada e desenvolvida uma Sequência Didática (Produto Educacional) com atividades teórico-práticas, envolvendo o estudo de ondas mecânicas, no ensino de Física. E, por último, foram analisadas as significações produzidas pelos alunos colaboradores desta pesquisa, por intermédio da aplicação de um questionário (pós-teste). Os resultados desta pesquisa revelam que a Sequência Didática, contribuiu no desenvolvimento da comunicação e dos diálogos dos alunos, facilitando aprendizagem, despertando a curiosidade e o interesse no aluno. Ainda, é uma perspectiva metodológica que se apresenta não só como
possibilidade de mediar a aprendizagem, mas também de fazer com que os alunos desenvolvam sua capacidade de analisar, de criar estratégias, de produzir
significados, de abstrair e de generalizar fenômenos do cotidiano. Afirmamos que a Sequência Didática não é uma ferramenta milagrosa e que vai resolver todos os problemas de ensino e aprendizagem, e sim mais um instrumento didático que pode auxiliar professores e alunos nessa tarefa de ensinar e aprender. Entendemos que houve evidências de uma aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, pois as práticas pedagógicas priorizadas utilizadas favoreceram a mudança conceitual da estrutura cognitiva dos alunos, através da interação entre as suas idéias prévias e as novas informações. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2890466 - FÁBIO SOARES DA PAZ
Presidente - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Interno - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Interno - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
Externo ao Programa - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Notícia cadastrada em: 17/03/2022 17:06
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