Notícias

Banca de DEFESA: FIDELIS LIMA LEAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FIDELIS LIMA LEAL
DATA: 12/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física da UFPI (CCN)
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA MEDIADORA NA PRODUÇÃO E SIMULAÇÃO DE VÍDEOS DE CURTA METRAGEM, NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ACÚSTICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de física; acústica; vídeos de curta metragem; sequência didática; aprendizagem significativa; simulações computacionais PhET.
PÁGINAS: 293
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

O presente trabalho apresenta como título “Sequência Didática como metodologia mediadora na Produção e Simulação de Vídeos de Curta Metragem, no Ensino e Aprendizagem de Acústica”. Ancorou-se no seguinte problema de pesquisa: Como a produção e simulação de vídeos de curta metragem poderá contribuir significativamente no processo ensino e aprendizagem de Acústica, no Ensino Médio? Partimos do pressuposto de que a produção e simulação de vídeos acerca do tema Acústica, proporcionará aos alunos do Ensino Médio, aprendizado mais adequado na compreensão quanto a fisiologia do som em Acústica, além da apreensão do conhecimento, motivação, interação entre os mesmos, da criatividade, com possibilidades de tornarem-se sujeitos participantes desse processo, seres críticos e ativos na construção do seu próprio conhecimento, de modo a obter uma aprendizagem significativa. Esse trabalho tem como objetivo geral, produzir e simular vídeos de curta metragem como metodologia no ensino e aprendizagem de ondas sonoras e seus fenômenos, proporcionando aos alunos do Ensino Médio, oportunidade de desenvolvimento de competências e habilidades em Acústica e, como objetivos específicos 1) Diagnosticar conhecimentos prévios dos alunos acerca da qualidade fisiológica do som e seus fenômenos ondulatórios; 2) Propor um estudo teórico para discussão sobre qualidade fisiológica do som e seus fenômenos ondulatórios, aplicado no estudo da acústica, levando em conta os resultados do diagnóstico sobre os conhecimentos prévios; 3) Elaborar uma sequência didática, para a produção e simulação de vídeos de curta metragem sobre Acústica, considerando a Aprendizagem Significativa em Ausubel; 4) Aplicar a pesquisa translacional para estabelecer uma conexão efetiva entre teoria e prática, visando aprimorar a compreensão dos conceitos de Física em Acústica pelos alunos do ensino médio; 5) Avaliar aprendizagem dos alunos participantes do processo de produção de vídeos didáticos abordando a Física da acústica; 6) Elaborar um produto educacional que contenha a produção e simulação de vídeos de curta metragem no ensino e aprendizagem de Acústica. No percurso teórico-metodológico fizemos uso da abordagem qualitativa em Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986). Ainda utilizamos a pesquisa translacional Fini (2011) e Cabral Filho et al, (2013), por esta garantir que a teoria não permaneça isolada do contexto prático. Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários a observação direta e participativa da construção dos vídeos. A análise e a discussão dos dados foram realizadas a partir dos aportes teóricos da análise de conteúdo proposta por Bardin (2004). Os resultados indicam que os participantes fizeram avanços significativos na compreensão dos conceitos relacionados às propriedades do som e seus fenômenos. A criação e implementação dos vídeos serviram como recursos valiosos, desempenhando um papel crucial na facilitação da compreensão e integração desses conceitos, demonstrando ser uma abordagem potencialmente significativa para o Ensino de Física


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2890466 - FÁBIO SOARES DA PAZ
Presidente - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Interno - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Interno - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
Externo ao Programa - 2711564 - RONALDO MATOS ALBANO
Notícia cadastrada em: 24/07/2024 07:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 09/11/2024 10:08