Banca de QUALIFICAÇÃO: KAROLINA NOGUEIRA MENDONÇA DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAROLINA NOGUEIRA MENDONÇA DINIZ
DATA: 17/04/2019
LOCAL: SALA DE VIDEO II - CCHL
TÍTULO: Políticas Públicas na Educação: Análise dos resultados do PNAES para a permanência do estudante em vulnerabilidade social (estudo de caso do Campus Parnaíba
PALAVRAS-CHAVES: Evasão. Retenção. Políticas públicas. PNAES. POLAE.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este trabalho tem a pretensão de avaliar como o Programa de Atendimento ao Estudante em vulnerabilidade social, previsto na Política de Assistência Estudantil do IFPI, repercute no acesso, permanência e êxito no percurso formativo dos estudantes da educação profissional técnica de nível médio do Campus Parnaíba. Apresenta como recorte uma análise acerca dos processos de implementação de políticas públicas; o contexto histórico em que a assistência estudantil se consolida como um mecanismo de atendimento aos estudantes com fragilidade socieconômica. A revisão de literatura abordou as temáticas Evasão, Abandono e retenção escolar no ensino médio, a formação do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES e como este se estabeleceu na agenda política brasileira. Os objetivos previstoso: avaliar a eficácia da Política de Assistência Estudantil implementada no IFPI no tocante à redução da evasão e retenção escolar e melhoria do ensino aprendizagem dos estudantes da educação profissional técnica de nível médio do Campus Parnaíba; contextualizar o processo de implementação da Política de Assistência Estudantil do IFPI e sua materialização no Campus Parnaíba-PI; propor, se for o caso, estratégias que possibilitem melhor desempenho acadêmico bem como monitoramento e controle à evasão e retenção escolar. Quanto à metodologia, pretende-se realizar a pesquisa bibliográfica e documental, sob o ponto de vista da abordagem do problema, a pesquisa em questão será de caráter quantitativo.

Interno - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - LUIS FERNANDO SANTOS SOUZA - IFPI
Presidente - 1352021 - NELSON JULIANO CARDOSO MATOS
Notícia cadastrada em: 02/04/2019 08:11