Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JESSYCA BARROS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JESSYCA BARROS SOARES
DATA: 27/08/2019
LOCAL: Sala de Vídeo 01 CCHL
TÍTULO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E COOPERATIVISMO: AÇÕES DA INCUBITEC COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA O FORTALECIMENTO SOCIOECONÔMICO DAS COOPERATIVAS NA REGIÃO NORDESTE DO PARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Economia Solidária. Cooperativismo. Incubadoras Tecnológicas. Incubitec.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
Em uma analise mais recente, a qual detalhada as mudanças trabalhistas que ocorreram na história do país, Antunes (2018) mostra que desde 2008, com a eclosão da nova fase da crise estrutural do capital (colocar sginificado), assiste-se à expansão significativa do processo de precarização estrutural do trabalho. As discussões sobre economia solidária surgiram no Brasil, a partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, em função da desindustrialização e do desemprego em massa, especialmente em razão de um cenário de crise econômica, desemprego e exclusão social que enfrentava a economia brasileira (POCHMANN, 2002). Para tanto, além das experiências e trajetória da Ecosol é importante discutir e entender  como se deu implementação desta como politica publica. Por meio dos dados do SIES (2013), a economia solidária vem se mostrando uma alternativa economicamente viável, garantindo a geração de ocupação e renda às pessoas marginalizadas da sociedade paraense na Amazônia. Apesar da importância que vêm adquirindo os empreendimentos econômicos solidários, essas organizações ainda apresentam grandes fragilidades, tais como o acesso a canais de comercialização, acesso ao crédito e acesso à formação e assessoria técnica. Neste sentido, Culti (2009) aborda o surgimento das Incubadoras Universitárias de empreendimentos econômicos solidários como parte das entidades de apoio, assessoria e fomento.  Assim, a incubadora tecnológica de cooperativas e empreendimentos econômicos solidários (Incubitec), localizada no Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Castanhal, tem como eixo central o acompanhamento técnico, produção e difusão do conhecimento de forma participativa e democrática, nas cooperativas.Em função desse cenário, questiona-se: em que medida as incubadoras se efetivam como instrumentos importantes de fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários? Quais ações da Incubitec são importantes para os EES? Com vistas a responder o problema, objetivou-se de forma geral: analisar as ações da Incubitec, buscando compreender em que medida as suas ações se efetivam como instrumento de fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários no estado do Pará. A pesquisa será realizada em quatro etapas: a primeira fase se caracterizou por uma revisão bibliográfica das principais publicações e artigos científicos referente a temática; A segunda etapa do trabalho será um levantamento de dados secundários, através dos relatórios elaborados pelos técnicos da Incubitec; A terceira etapa objetiva analisar as ações da Incubitec através de documentos e questionários; e a quarta etapa tabulação e consolidação dos dados coletados.

Externo à Instituição - ADEBARO ALVES DOS REIS - IFPA
Presidente - 423006 - ANTONIO FONSECA DOS SANTOS NETO
Interno - 1167586 - SAMUEL COSTA FILHO
Notícia cadastrada em: 14/08/2019 14:32