O estudo realizado trata da percepção dos sujeitos sobre a formação
dos discentes dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA/TIMON. A Educação Profissional
Tecnológica (EPT) é importante para o desenvolvimento dos indivíduos,
pois os norteia para a concepção dos seus valores e de suas
competências de forma autônoma e crítica, orientando-os para o mundo
do trabalho, seguindo as mudanças do crescimento econômico, social e
cultural. Esta pesquisa tem como objetivo central analisar a percepção
dos sujeitos envolvidos sobre a formação dos discentes dos cursos
técnicos de Administração, Eletroeletrônica, Eletromecânica e
Edificações do IFMA, campus Timon. Para tanto, foi realizado um estudo
de caráter descritivo, utilizando como procedimentos de investigação:
a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a entrevista
semiestruturada e o questionário. O estudo é exploratório e descritivo
e foram utilizados autores como Pacheco (2012), Frigotto (2011) e
Saviani (2010). Este estudo propôs, pois, ampliar o conhecimento
acerca dos egressos dos cursos técnicos, objetivando conhecer o
potencial formador do IFMA, as exigências da sociedade e a absorção
desses profissionais no mercado de trabalho.