Muitas mudanças ocorreram globalmente em todos os segmentos, a área que estão ligadas a
Administração tiveram que se adaptar para seguir as transformações ocorridas com as mudanças. A área
de Gestão de Pessoas não ficou diferente das outras, controlar as ações concretizadas e as pessoas
envolvidas na finalidade dos recursos humanos na Gestão Pública, no que se refere tanto as atividades
externas como internas, é de total importância para se estimar o desempenho com qualidade, e quando
avaliar imprescindível, realizar as melhorias adequadas a cada caso. Perante uma urgente reforma
administrativa no setor público e posteriormente a publicação do Decreto n.o 9.991, de 28 de agosto de
2019, que determinou a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) da administração
pública federal direta, autárquica e fundacional e regulamenta dispositivos da Lei n.o 8.112, de 11 de
dezembro de 1990, no que refere-se a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento, gerou
mudanças pontuais no setor público, especificamente na área de gestão de pessoas Nesta perspectiva,
busca-se analisar se a gestão por competência, por meio do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP),contribui para o desenvolvimento profissional dos servidores públicos nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste do Brasil. Metodologicamente, classifica-se como uma pesquisa descritiva e
exploratória, utilizando de documental sobre os principais regulamentos nacionais que fundamentam o
desenvolvimento dos profissionais da educação na esfera federal por meio do recorte temporal, incluído
entre os anos 2019 a 2022. Conclui-se que a implantar da gestão por competência no setor público é
necessário, para que se estabeleça os objetivos e as metas a serem alcançadas, assim sendo o como o
levantamento de necessidade de capacitações para os servidores públicos. Nos resultados, observou-se
que não há somente melhorias, há também aprendizados para gestão de pessoas, com a implementação do PDP, acredita-se que nas instituições que não tem seus PDP’s disponíveis, tiveram dificuldades envolver a falta de apoio da gestão, afetando diretamente a elaboração e implementação do PDP, com um tempo dedicado.