• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCO MOUSINHO MOTA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAUCO MOUSINHO MOTA DE ALMEIDA
DATA: 06/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 369-Espaço Integrado I/CCHL.
TÍTULO: A EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE CENTRALIZAÇÃO DE COMPRAS NO IFPI
PALAVRAS-CHAVES: Centralização; Eficiência; Partes Interessadas; IFPI
PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A Centralização de Compras é uma inovação estabelecida pela Lei 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos (NLCC), mas que já vinha sendo implantada pontualmente por algumas instituições e vinculada a vantagens de ordem eminentemente econômica. Ocorre que a concepção de eficiência na Administração Pública (e mais precisamente do processo de centralização) possui um caráter mais amplo, estando relacionada à compreensão de Valor Público. Nesse sentido, entende-se que é importante analisar se esse processo de centralização tem sido eficiente a partir de uma ótica relacionada ao Valor Público agregado segundo a sinergia entre os setores e os atores envolvidos (Stakeholders) no processo de compras. Diante disso, propõe-se como objetivo buscar analisar a eficiência do processo de compras do IFPI que, por conseguinte, envolve identificar quais os principais stakeholders (atores internos), mapeando as interconexões deles e dos respectivos setores no processo, para após, verificar qual modelo adotado de fato pela instituição e se este tem sido eficiente. Para o alcance do fim colimado, a metodologia aplicada será de natureza qualitativa, de caráter descritivo e aplicado. Os procedimentos utilizados terão suporte em métodos bibliográficos, documental e de levantamento de dados/informações. A obtenção dos dados terá como suporte o Sistema de Compras do Governo Federal (SIASG) e o Portal da Transparência do Governo Federal coordenado pela Controladoria Geral da União – CGU. No SUAP, serão pesquisadas as estruturas organizacionais de cada Campus, analisando as relações entre os atores e setores da instituição. Será aplicado questionário aos atores chaves do processo licitatório. Portanto, espera-se que, ao final, o estudo contribua para que o IFPI compreenda o seu modelo de centralização atuando com maior eficiência em suas aquisições.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Externo ao Programa - 827.593.403-68 - ALEXANDRE RODRIGUES SANTOS - UFPI
Presidente - 1787957 - EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 08:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 13/09/2024 22:26