Últimas Notícias
Banca de DEFESA: EMANUEL OSVALDO DE SOUSA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUEL OSVALDO DE SOUSA
DATA: 10/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - HU - UFPI - CAMPUS ININGA - TERESINA PIAUÍ.
TÍTULO: APLICAÇÃO DO ALOE VERA (L.) BURM.F. BURM.F. ASSOCIADO A ELETROTERAPIA EM PACIENTES COM TENDINOPATIA DO SUPRAESPINHOSO.
PALAVRAS-CHAVES: Aloe Vera; Ultrassom Terapêutico; Tendinopatia do Supraespinhoso
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Introdução: Aloe Vera é da família das liliáceas, popularmente conhecida no Brasil como babosa. Esta denominação ocorre devido à existência de um gel mucilaginoso no interior da folha, frequentemente utilizado em diversas áreas, como na área da saúde. O Ultrassom terapêutico (UST), definido como onda mecânica de alta frequência, transmitindo energia através de vibração, podendo ser aplicadas por dois métodos conhecidos, o contínuo e o pulsado. A tendinopatia do músculo supraespinhoso é uma das disfunções mais comuns do complexo do ombro, manifestando-se devido à sobrecarga de atividades ocupacionais, relacionadas a LER, (Lesão por Esforço Repetitivo) ou DORT (Doença osteomioarticular relacionada ao trabalho). Objetivo: Analisar os efeitos da utilização do Aloe Vera associado ao Ultrassom Terapêutico sobre a dor em pacientes com Tendinopatia do Supraespinhoso. Metodologia: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, de caráter experimental. O estudo foi realizado na cidade de Teresina-Piauí. Amostra foi composta por 2 grupos, controle e tratamento, totalizando 12 pacientes que atendiam aos critérios de inclusão. O protocolo de tratamento contou com 10 sessões de fisioterapia em cada integrante durante 12 semanas, sendo aplicado 3 atendimentos por semana com intervalos de 1 dia entre as sessões na semana. Foram mensurados nível de dor, graus de amplitude de movimento e o nível de força muscular, na avaliação e no final do procedimento. Resultados: Após 12 dias de tratamento fisioterapêutico, 3 vezes semanais por meio da aplicação do gel de Aloe Vera associado ao UST houve uma redução da dor, aumento da amplitude articular e manutenção ou ganho de força muscular do ombro acometido com tendinopatia do supraespinhoso do grupo tratamento, o que favoreceu o retorno às atividades ocupacionais mais precocemente. Conclusão: A intervenção com a utilização do Aloe Vera Gel associado ao ultrassom terapêutico é um excelente recurso terapêutico para melhora do quadro clínico do paciente, promovendo a independência funcional de forma satisfatória. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423072 - LAURO LOURIVAL LOPES FILHO
Interno - 423584 - IONE MARIA RIBEIRO SOARES LOPES
Interno - 423325 - VIRIATO CAMPELO
Externo à Instituição - ANA FLÁVIA MACHADO DE CARVALHO - UESPI

Cadastrada em: 04/07/2024
Mais Notícias
Processos Seletivos Veja abaixo os processos seletivos disponíveis para nosso Programa de Pós-Graduação.
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 06/03/2024 - 08/03/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 14/07/2024 20:03