Últimas Notícias
Banca de DEFESA: LEONARDO FERNANDES MENDES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO FERNANDES MENDES
DATA: 22/04/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Departamento de Física da UFPI (CCN): Auditório
TÍTULO: O USO DA LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DAS LEIS DE NEWTON
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Significativa; Teoria de Ausubel; Leis de Newton, Ensino de Física; Educação de Jovens e Adultos (EJA).
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Física Clássica e Física Quântica; Mecânica e Campos
RESUMO:

Este trabalho investiga o uso da Literatura de Cordel como recurso didático no ensino das leis de Newton, com o objetivo de melhorar o aprendizado dos alunos e resgatar a cultura nordestina. Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, onde o autor enfoca a necessidade de considerar os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos entendimentos. Ausubel ressalta que a aprendizagem significativa ocorre quando novas informações são integradas de forma substancial e não-arbitrária com os conhecimentos já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz, o estudo explora a relação entre a linguagem do cordel e a assimilação dos conceitos físicos. Também se fundamentou em autores como Piaget, Freire, Ausubel e Novak, Saviani, Machado, Nussenzveig, Alves, Lima, além de outros que também foram fundamentais. A pesquisa envolveu a aplicação de um produto educacional intitulado "As Leis de Newton em Cordel" em sala de aula, seguida de análise qualitativa e quantitativa dos resultados por meio de questionários pré e pós-aplicação. Este estudo contribui para a reflexão sobre estratégias de ensino da Física e reforça a importância de adotar abordagens pedagógicas que valorizem a participação ativa dos alunos e promovam a construção significativa do conhecimento. Além disso, destaca a relevância do contínuo desenvolvimento profissional dos professores e a importância de adaptar as práticas educacionais para atender às necessidades específicas dos alunos, especialmente em contextos de Educação de Jovens e Adultos. Os resultados indicam um aumento significativo no entendimento dos alunos após a utilização do material, evidenciando sua eficácia como ferramenta de ensino. Além disso, o estudo sugere que o uso do cordel pode ser estendido para outros temas da Física e áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem mais envolvente e significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 923.215.263-00 - ALBEMERC MOURA DE MORAES - UFPI
Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Interno - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Presidente - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Externo ao Programa - 2418655 - MARIA DO SOCORRO DA SILVA ARANTES

Cadastrada em: 03/04/2024
Mais Notícias
Processos Seletivos Veja abaixo os processos seletivos disponíveis para nosso Programa de Pós-Graduação.
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 06/03/2024 - 08/03/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 20/04/2024 05:30