Inserção Social

O Mestrado tem uma excelente inserção social pois em seu edital de seleção preve este item e nos seus produtos. Os projetos de pesquisa também envolve estudantes de graduação em atividades de extensão universitária.
A inserção social do programa é indiscutível. Os editais realizados teve inscrições de todos estado do Piauí , parte de municípios do Ceará e Maranhão.

Atualmente com as vagas Fora de Sede o programa pode atender demanda do norte e sul do estados com 10 selecionados da região norte e 11 da região sul.

O Cusro já propocionou o ingresso de trabalhadores da Secretaria de Saúde do Estado - SESAPI

 

Produtos de Dissertações Defendidas:

1 - gerou um protocolo já implementado na UTI de um hospital onde foi dada importância da prescrição com o farmacêutico provocando uma diminuição de custos IMPACTO CLÍNICO E ECONÔMICO DA ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA OBSTÉTRICA.

2 - mostrou para os gestores como a rede cegonha tem se apresentado no estado após sua implantação
O IMPACTO DAS AÇÕES DA REDE CEGONHA NA MORTALIDADE MATERNA

3 - gerou um protocolo de educação em saúde para o exame de prevenção
A AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE CONTROLE DOS CANCERES DO COLO DO ÚTERO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.

4 - aumentou o nº de mamografia na capital pela sensibilização e orientação da equipe e da população
PROMOÇÃO DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CANCER DE MAMA NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI Das dissertações até o momento concluídas os produtos tem contribuído para sociedade:
5 - gerou uma patente de um enxaguatório a base de roma para gengivite:
AVALIAÇÃO DO BOCHECHO DE SOLUÇÃO COM EXTRATO ETANÓLICO BRUTO (EEB) DE ROMÃ (PUNICA GRANATUM L.) PARA SAÚDE PERIODONTAL DE PUÉRPERAS ATENDIDAS NA MATERNIDADE DONA EVANGELINA ROSA EM TERESINA-PI

6- gerou um Manual
TECNOLOGIA PARA PROMOÇÃO DA REALIZAÇÃO DO EXAME PAPANICOLAU PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO NA ATENÇÃO

Todas as turmas ofertadas elaboram e desenvolvem ações sociais durante as comemorações do outubro rosa. Esta ações estão sendo transformadas em estágio docência pois estao se tornando atividades perenes no local. Durante o evento são feitos testes rápidos de HEPATITE, sífilis hiv, glicemia , verificação de pressão arterial, coleta do colo do útero, consultas médicas dentre outras. Algumas Defesas são agendadas nos municípios Fora de Sede oportunizando a ida de docentes aos municípios e a participação da sociedade local nas defesas. Assim se constrói uma socialização e troca de experiências .

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 19/03/2024 02:39