Área de Concentração e linhas de pesquisa

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO - PRPG

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA - PPGCP

 

 

 

Área de Concentração

 

Conforme o Art. 5º do Regimento Interno do PPGCP, o Mestrado Acadêmico em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é constituído por uma Área de Concentração denominada Estado, Instituições Políticas e Democracia e duas Linhas de Pesquisa: Linha 1- Teoria do Estado, Instituições, Desenvolvimento e Processos Decisórios e Linha 2 - Comportamento Político, Movimentos Sociais e Cidadania.

 

Linhas de Pesquisa

 

A Área “Estado, Instituições Políticas e Democracia” tem como objetivo tratar os desafios teóricos e empíricos propostos pelas abordagens que veem o Estado como ator estratégico nos processos de transformação tanto das relações políticas como econômicas das sociedades contemporâneas, considerando as diversas relações estabelecidas com a sociedade civil no contexto democrático no Brasil e de forma comparada. Dentre os temas que podem ser objetos de disciplinas e projetos de pesquisa nesta área, incluem-se: o debate sobre teoria do Estado, o papel do Estado no desenvolvimento econômico; políticas governamentais e desenvolvimento regional; definição de políticas internacionais; cidadania; comportamento político e eleitoral; participação; movimentos sociais; partidos políticos e qualidade da democracia.

 

A Área compreende as seguintes linhas de pesquisa:

 

I A linha 1 “Teoria do Estado, Instituições, Desenvolvimento e Processos Decisórios” se destina a investigar as instituições políticas como arenas e atores centrais na consolidação da democracia. Entre os temas pertinentes incluem-se: teoria do Estado, a relação entre regimes políticos e democracia; as relações bilaterais e multilaterais entre países, bem como os organismos internacionais; o desenvolvimento social e econômico; o presidencialismo; o federalismo; as relações entre poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; o papel das instituições estatais e não-governamentais no controle da corrupção e no aperfeiçoamento dos mecanismos de accountability; as transformações recentes nas estruturas e no funcionamento das políticas públicas; os processos decisórios que envolvem as instituições políticas e outros atores coletivos.

 

II A linha 2 “Comportamento Político, Movimentos Sociais e Cidadania” abrange a cultura política, valores e atitudes dos atores individuais e coletivos nas suas relações com as instituições políticas, bem como o estudo acerca dos partidos políticos e da competição eleitoral. Além disso, a área também compreende o estudo dos movimentos sociais e de suas relações com o Estado e o poder econômico, assim como as relações entre os diversos atores coletivos e a institucionalização de direitos de cidadania. A linha 2 também compreende o estudo da emergência de novos espaços institucionais democráticos (conselhos, OPs etc.).

 

 

 

 

Profa. Dra. Olívia Cristina Perez

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 10:22