UFDPar - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Presencial - Parnaíba

 

Curso  Nível  Graduação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - UFDPar

Notícias

Discentes, Docentes e egresso(a)s do Curso de Ciências Econômicas aprovam trabalhos em eventos nacionais


O(a)s discentes vinculado(a)s ao Observatório do Fundo Público aprovaram dois artigos científicos no Encontro Nacional de Economia Política (ENEP), evento organizado pela Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP). Os artigos são frutos de pesquisas de iniciação científica desenvolvidas pelos alunos Alexandre Gonçalves e Juscelino Rodrigues e as alunas Beatriz Vieira Brito e Bruna Passos de Brito do curso de Ciências Econômicas da UFDPar, sob orientação do Professor Dr. Osmar Gomes de Alencar Junior. Os trabalhos aprovados: “O montante, o destino e a relevância dos gastos social e financeiro na Bahia, Ceará e Pernambuco no período de 2015-2021” e “O montante, o destino e a relevância dos gastos social e financeiro no Piauí no período de 2015-2019” serão apresentados em sessão de comunicação oral no período de 6 a 9 de junho na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Maceió – AL.

Discentes, docentes e egresso(a)s do curso de Ciências Econômicas também se destacaram com a aprovação de 4 (quatro) trabalhos no 61º Congresso da SOBER – Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, que será realizado no entre os dias 23 e 27 de julho de 2023, presencialmente, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), na cidade de Piracicaba – SP. O tema geral desta edição será “Agropecuária do Futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar”.

O discente Tadeu da Silva Nogueira Moreira, em parceria com os docentes Carolina Silva Ribeiro e Tiago Sayão Rosa, aprovaram o trabalho intitulado “Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba sobre a ótica do desenvolvimento regional: uma análise através da Teoria da Base Exportadora de North”. O artigo foi fruto de pesquisa realizada na Disciplina Economia Regional e Urbana.

Outro trabalho aprovado, intitulado “Transmissão de preços recebidos pelo produtor de soja na região do Matopiba: Índice Spillover Total Líquido", foi fruto de pesquisas conjuntas dos docentes Diego Silveira Pacheco de Oliveira, Tiago Sayão Rosa e Fábio Gama.

Já a recém egressa do Curso, Yasmin Mara dos Santos Vieira e o docente Tiago Sayão Rosa, aprovaram o trabalho “A concentração do setor cervejeiro nas microrregiões da região Nordeste a partir do Quociente Locacional entre anos de 2011 e 2021”.

Por fim, o egresso do Curso Manoel de Jesus Nunes da Costa Júnior, atualmente cursando o Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI), aprovou o trabalho intitulado “Agricultura orgânica e o panorama da cultura da acerola: análise das variáveis produtivas a partir do censo agropecuário 2017”. São coautores do trabalho, o docente e chefe do Curso de Ciências Econômicas José Natanael Fontenele de Carvalho, e os pesquisadores da UFPI: Jaíra Maria Alcobaça Gomes e Francisco Francirlar Nunes Bezerra.


Notícia cadastrada em 16/05/2023 08:24  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1063 12/04/2024 08:54