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Apresentação
A presente proposta de Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, na modalidade a Distância, leva em conta os desafios da educação superior e da Educação a Distância face as intensas transformações que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea, no mercado de trabalho e, consequentemente, na formação de professores da Educação Básica. A exemplo dessas mudanças, tem-se a reforma do Novo Ensino Médio (NEM), instituída pela Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) a partir da regulamentação da Medida Provisória 746/2016
(BRASIL, 2016). Desse modo, em decorrência da necessidade de se atualizar os projetos pedagógicos das escolas nacionais da Educação Básica/Ensino Médio, tal reforma ganhou destaque nas discussões e debates acerca da reformulação curricular, nos diversos canais de comunicação. A esse respeito, é oportuno enfatizar que
o Novo Ensino Médio é uma proposta de mudança do sistema atual de ensino, no Brasil, com a flexibilização da grade curricular onde o estudante pode escolher uma área de conhecimento para aprofundar seus estudos. A nova estrutura conta com uma parte comum e obrigatória a todas as escolas, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [...], responsável pela primeira metade do Ensino Médio, e outra parte com os itinerários formativos (GROENWALD; PANOSSIAN, 2021, p. 8).
Assim, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por acompanhar as mudanças por que passa a sociedade e por se constituir não apenas como instância reflexiva dessa sociedade e do mundo do trabalho, mas, sobretudo, como um espaço de transformação, vem reunindo esforços no sentido de contribuir com uma melhor qualidade da aprendizagem, do ensino e da formação de professores e demais profissionais da educação.
Nesse sentido, por considerar a reforma do NEM e por entender que o elemento fulcral da política de valorização profissional e de melhoria da qualidade da Educação Básica e da escola pública deve ser a formação dos professores e demais profissionais da educação, a UFPI, no âmbito de suas atribuições e responsabilidade social no campo do ensino, pesquisa e extensão, por meio do CEAD, em parceria com o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação Inicial e Continuada de Professores e Diretores, da Secretaria da Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), oferta o Curso de Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, prioritariamente, a professores de Matemática do Ensino Médio e áreas afins que atuam nas Redes de Ensino de forma a evidenciar o esforço dessa IES, bem como da sociedade em garantir o direito da população à uma educação escolar com qualidade.
Do exposto, se faz necessário ainda acrescentar que a oferta desta Especialização se justifica pelo fato de a Matemática ser uma das áreas obrigatórias da reforma do NEM e por ter a flexibilização curricular como um dos grandes desafios na forma de conceber e desenvolver o currículo, não sendo diferente nas demais áreas e itinerários formativos.
Portanto, esta proposta de PPC se apresenta como possibilidade de se criar um ambiente de formação de professores de Matemática (ou que ensinam Matemática), tendo a reflexão, a criatividade e a coletividade como elementos imprescindíveis para a proposição de caminhos teóricos e metodológicos nesse processo, a fim de que, como afirmam Groenwald e Panossian (2021, p. 7), [...] os estudantes desse nível de ensino sejam preparados para enfrentar os desafios da vida moderna e em condições de atuarem como sujeitos ativos, conscientes e responsáveis pela sociedade.
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Coordenação do Curso
:
NEUTON ALVES DE ARAUJO
Telefone/Ramal:
32270417
E-mail:
doutor.neuton@ufpi.edu.br
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Vice-Coordenação do Curso
:
CRISTHIAN RÊGO PASSOS
Telefone/Ramal:
994883625
E-mail:
cristhianpassos@yahoo.com.br
- Área de Conhecimento CNPQ:
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- Modalidade de Curso:
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A Distância
- Projeto Político Pedagógico:
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