CSHNB - HISTÓRIA - Presencial - Picos

 

Curso  Nível  Graduação

CAMPUS SENADOR HELVIDIO NUNES DE BARROS - CSHNB

LEHIST

O Laboratório de Ensino de História – LEHIST, do curso de Licenciatura em História, CSHNB-UFPI foi reorganizado em 2017, a partir de uma ação conjunta da professora Carla Silvino de Oliveira e dos alunos do PIBID e Estágio Obrigatório, quando passaram a desenvolver atividades e organizar o acervo existente. Nesse contexto, o LEHIST incluiu mais formalmente em suas metas a formação de professores e de pesquisadores ligados a estudos e pesquisas referentes à educação e ensino de história. O LEHIST tem como atribuição auxiliar e desenvolver atividades de ensino do curso de licenciatura em História. Tal como dá apoio a seguintes atividades do curso: disciplinas curriculares, Estágios Obrigatórios e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. 

Através das disciplinas, dos projetos de pesquisa e dos estágios supervisionados, o laboratório cumpre a função de incentivar, promover e difundir pesquisas e materiais educativos, na articulação entre universidade e instituições públicas de ensino. Para isso, conta com o apoio de monitores, que tem a função de administrar as atividades do laboratório; cuidar dos equipamentos e orientar como utilizá-los; manter os acervos dos livros e cataloga-los; auxiliar tecnicamente alunos e professores no uso de recursos impressos e digitais (gravações e edições em vídeo e áudio, montagem de planilhas, folders, painéis, apresentações no PowerPoint).

O acervo do LEHIST é constituído de doações temporárias e permanentes. Disponibiliza um acervo de livros, principalmente didáticos, produzidos desde a década de 70, que demanda cuidados e conservação. E ele contribui para incentivar pesquisas, entre estudantes e professores, para estudos da História do Ensino de História e a História dos Livros Didáticos. O acervo de documentos e livros têm sido catalogados e disponibilizados para consulta.

O LEHIST possui um acervo de livros acadêmicos, filmes, documentários, jogos de tabuleiro, periódicos, atlas, mapas e cordéis que compõem o acervo impresso e são disponibilizados para consulta. Também é de responsabilidade do laboratório a guarda e catalogação dos relatórios de estágio e dos trabalhos de conclusão de curso, que são encaminhados pelas respectivas coordenações – coordenação de Estágio Obrigatório e coordenação de TCC.

O LEHIST possui a sala de consulta e guarda do acervo. O primeiro espaço é reservado para estudo e consulta do material pelo usuário do laboratório. O segundo espaço é destinado a guarda do material e equipamentos, de uso exclusivo dos coordenadores e monitores. Deixamos claro que o LEHIST, em regimento de parceria, compartilha o espaço físico com o Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem em História – NUPEAH.

O LEHIST possui uma sala de atividades, na qual são realizadas reuniões e oficinas de diferentes projetos: de extensão, iniciação científica, iniciação à docência (PIBID) e graduação. Para o uso da sala faz-se necessário agendamento. O laboratório funciona de segunda à sexta, das 14:00 às 22:00.

O Laboratório desenvolve projetos e atividades em parceria com o Projeto de Extensão Cursinho Pré- ENEM Paulo Freire, coordenado pelas professoras Érica Lôpo e Carla Silvino e o Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem em História –NUPEAH, coordenado pelos professores Carla Silvino e Rafael Ricarte da Silva. A ação em conjunto fortalece e promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão universitária, incentivando a construção de novos objetos de pesquisa, recursos metodológicos e fontes inovadoras.

A rede social do LEHIST disponibiliza, para o público em geral, notícias, documentos históricos para uso escolar, propostas curriculares, lista de seu acervo bibliográfico, livros didáticos digitalizados, biografias de alguns autores de livros didáticos, sequencias didáticas produzidas por alunos da graduação, links, dissertações, artigos e outras produções de alunos e de professores para uso nas escolas. Foi organizado considerando a importância de possibilitar o acesso livre e democrático de suas experiências e de seu acervo, além de postar continuamente material elaborado em processo de formação dos licenciandos, para consulta e uso por professores da escola básica.

 

Coordenadores

Profa. Ma. Carla Silvino de Oliveira

Profa. Dra. Érica Lôpo de Araújo

Prof. Dr. Rafael Ricarte da Silva

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1071 23/04/2024 08:15