Área de Concentração
Mestrado
CIENCIA DA COMPUTAÇÃO
Linhas Pesquisa :
› SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO
CIENCIA DA COMPUTAÇÃO- Esta linha reúne temas de pesquisa que tratam problemas de uma maneira sistêmica e com enfoque computacional. São realizadas pesquisas relacionadas a projeto de hardware, visão computacional, redes de computadores e engenharia de software. A atuação dos docentes desta linha de pesquisa contribui para alcançar os objetivos dos desafios de números números 3 e 5: "Impactos para a área de computação da transição do silício para novas tecnologias" e "Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos" do documento dos grandes desafios da pesquisa em computação no Brasil 2006-2016.
› COMPUTAÇÃO APLICADA
CIENCIA DA COMPUTAÇÃO- Esta linha trata da aplicação de metodologias e técnicas da Ciência da Computação colaborando para solucionar problemas científicos, tecnológicos ou de engenharia. São realizadas pesquisas relacionadas a inteligência computacional, otimização e sistemas robóticos. Esta linha de pesquisa está alinhada com o desafio de número 2: "Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza" do documento dos grandes desafios da pesquisa em computação no Brasil 2006-2016.12-
› REDES DE COMPUTADORES
CIENCIA DA COMPUTAÇÃO- Esta linha de pesquisa trata da aplicação de metodologias e técnicas da Ciência da Computação colaborando para solucionar problemas de redes de computadores e sistemas distribuídos. Envolve a investigação e propostas de natureza analítica e experimental. Em especial, destaca-se problemas atuais relacionados a: IoT, computação em nuvem, computação em névoa, redes de transporte ópticas, redes par-a-par, blockchain, aplicações distribuídas e avaliação de desempenho de protocolos e arquiteturas de redes.
› COMPUTAÇÃO VISUAL
CIENCIA DA COMPUTAÇÃO- A linha de pesquisa em Computação Visual trata de sistemas computacionais aplicados em qualquer etapa de um processo de aquisição, processamento, análise, síntese e interpretação de dados visuais. É uma área interdisciplinar que requer conhecimento nos campos de ciência da computação, matemática, física, engenharia e ciências cognitivas, entre outros. A profundidade do conhecimento requerido em cada campo depende da linha de pesquisa adotada e das aplicações consideradas. Na área de Computação Visual as atividades são desenvolvidas em sete linhas de pesquisa: Análise e Processamento de Imagens, Computação Gráfica, Visão Computacional, Visualização de Dados, Interação Humano-Computador, Jogos e Entretenimento Digital.
› COMPUTAÇÃO INTELIGENTE
CIENCIA DA COMPUTAÇÃO- Esta linha inclui pesquisas para o desenvolvimento e avaliação de metodologias, métodos e modelos computacionais inteligentes e sua aplicação na solução de problemas oriundos de diferentes áreas de conhecimento. As pesquisas incluem soluções algorítmicas que modelam comportamento inteligente em sistemas computacionais e permitem extração de conhecimento, processamento analítico e reconhecimento de padrões em sistema e bases de dados. Nas pesquisas desenvolvidas na linha serão propostas novas soluções para descoberta e aplicação de conhecimento, bem como o aprimoramento de modelos já existentes, além de estratégias inteligentes aplicáveis ao desenvolvimento de software. São tratados temas nas áreas de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Engenharia de Software e Processamento de Linguagem Natural.
› COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA
CIENCIA DA COMPUTAÇÃO- A linha de pesquisa em Computação Científica trata do desenvolvimento de sistemas computacionais, hardware e/ou software, que objetivam, através de modelos, entender e resolver problemas de ciências e engenharias. Modelagem, simulação e prototipagem são desenvolvidas nessa linha de pesquisas utilizando otimização, inteligência artificial aplicada e concepção de sistemas integrados de hardware e software.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 19/03/2024 00:02