Dissertações/Teses

2019
Descrição
  • GLEYCE MARIA SIMPLÍCIO REVOREDO LIMA
  • Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação da UFPI no quadriênio 2013-2016
  • Orientador : FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
  • Data: 05/04/2019
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  • O estudo aborda a temática da qualidade dos cursos de Pós-Graduação stricto-sensu no Brasil. A CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) é o órgão do Ministério da Educação que reconhece, avalia e descredencia os cursos, a partir do resultado da Avaliação Quadrienal. Nesse contexto, busca-se no presente trabalho, analisar os fatores que contribuíram para o aumento ou diminuição dos padrões de qualidade dos Programas de Pós-Graduação, tendo como objeto de estudo, os Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Engenharia de Materiais da UFPI. A metodologia do trabalho caracteriza-se por sua natureza qualitativa e descritiva. Utilizou-se a análise de conteúdo por meio da categorização. Os resultados do estudo indicam a importância de uma gestão de qualidade e eficiente dos Programas de Pós-Graduação para um resultado satisfatório na Avaliação CAPES.

  • LAYS ALACOQUE DE OLIVEIRA LEITE
  • SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL: o processo de desenvolvimento sustentável da Universidade Federal do Piauí- Teresina.
  • Orientador : DENIS BARROS DE CARVALHO
  • Data: 04/04/2019
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  • O objetivo desta pesquisa foi identificar, dentre o que está preconizado pela legislação, na Universidade Federal do Piauí quais as ações desenvolvidas voltadas para a sustentabilidade ambiental e qual o interesse demonstrado em desenvolver as mesmas, principalmente em relação à gestão de resíduos sólidos, à implantação de um Plano de Logística Sustentável e a prática da Logística com a finalidade de propor ações para a melhoria do processo sustentável da IFES. A opção pelo tema revela sua importância na medida em que as universidades devem não somente desenvolver pesquisas interdisciplinares na área socioambiental, mas também praticar em seu próprio espaço estratégias voltadas para a sustentabilidade de maneira a envolver a comunidade universitária e ser modelo para a comunidade externa. A elaboração desse instrumento de pesquisa implicou em três etapas de estudo distintas, complementares entre si e simultaneamente realizadas: a) levantamento da bibliografia referente aos temas abordados; b) coletar informações referentes aos documentos institucionais, material da análise do presente trabalho c) aplicação da análise de conteúdo, conforme modelo recomendado por Bardin (2004). Esta pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa é descritiva e visa gerar conhecimento para aplicação prática. O estudo realizado foi exploratório, analítico e descritivo, combinado com análise documental em fontes primárias e secundárias, a partir de documentos arquivados na instituição e informações colhidas na literatura. O estudo revelou a persistência de problemas em obedecer à parte da legislação tais como a observação de critérios sustentáveis nas licitações, a falta de adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública e a inexistência de um Plano de Logística Sustentável para a instituição. Apesar disso, acerca do que foi encontrado podemos inferir que a UFPI vem demonstrado discretos esforços em direção a implantação de um desenvolvimento mais sustentável, buscando iniciativas aqui apresentadas anteriormente que coadunam com o que requer a legislação vigente nesse sentido.  

  • JANAYNA GOMES DA CUNHA
  • A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE PARTICIPAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Orientador : DENIS BARROS DE CARVALHO
  • Data: 18/02/2019
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  • As ouvidorias vêm se firmando como instâncias de participação no contexto da Administração Pública democrática e, sob esse prisma, além de constituírem um valioso instrumento de gestão, contribuindo para seu aprimoramento, têm fortalecido o controle social. Em face do relevante papel assumido pelo Executivo Federal na sedimentação dessas instâncias, com destaque para as universidades, pela representatividade em número de instituições e heterogeneidade com que se constituem as ouvidorias nessas esferas de poder, desenvolveu-se este estudo, cujo lócus foi a Universidade Federal do Piauí (UFPI), buscando-se responder à seguinte indagação: De que forma a Ouvidoria da UFPI tem se estabelecido e atuado enquanto instância de participação no âmbito institucional? Como desdobramento, fez-se o exame dos formatos de ouvidoria no universo constituído pelas 63 (sessenta e três) universidades federais e a sua efetivação na gestão administrativa institucional entre 2009 (ano de sua implantação) e 2017, o que se delineou sob a perspectiva de sua atuação como canal de acesso, ferramenta de gestão e contribuição para o controle social. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva que, quanto às fontes de dados, classifica-se como documental, bibliográfica, de campo, tendo-se como método de abordagem o estudo de caso com abordagem quanti-qualitativa. Aos dados quantitativos foi dispensado procedimento estatístico descritivo, enquanto os qualitativos foram organizados por categorias analíticas. Os resultados apontaram que a UFPI está inserida entre as 06 (seis) universidades federais cuja ouvidoria se encontra em funcionamento apenas por portarias de nomeação de seus ouvidores e entre as 10(dez) que não dispuseram de normas de composição na estrutura organizacional, dissociando-se das demais, que apresentaram em sua estrutura a regulamentação por atos normativos de pelo menos um dos aspectos concernentes a suas finalidades, definição de competências ou regulamentação do cargo de ouvidor. No que tange aos aspectos práticos, a despeito de se constituir efetivamente como canal de acesso entre a comunidade acadêmica e a gestão administrativa, enquanto ferramenta de gestão tem sido subutilizada em virtude de entraves que vão desde a indiferença institucional, que se traduz pela escassez de pessoal, discricionariedade no acesso aos centros de poder e resistência no cumprimento dos prazos, até mesmo a dificuldades advindas da própria gestão da ouvidoria, marcada pela precariedade na elaboração dos seus relatórios gerenciais e ausência de definição dos seus processos de trabalho. Além disso, há lacunas que impactam negativamente na sua contribuição para o exercício do controle social, como falta de transparência e de divulgação das suas ações e de seus serviços à comunidade acadêmica.

2018
Descrição
  • JÂNIO AVELINO DA SILVA
  • O IMPACTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DO MEMORANDO ELETRÔNICO NA UFPI
  • Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
  • Data: 21/12/2018
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  • As corporações decidem investir em tecnologias de informação por diversos motivos: melhorar a qualidade, aumentar lucros e gerir o conhecimento estão entre os mais relevantes. Nesse cenário, está se expandindo o uso dos Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP), que constituem uma arquitetura de software que otimiza o gerenciamento do fluxo de informações, através de módulos como os de cadastro de pessoal, auxílio estratégico na tomada de decisões, etc. Um dos fatores críticos do sucesso na implantação desses sistemas é a aceitação da tecnologia por parte dos usuários. Além disso, a aceitação de inovações nas corporações, como as decorrentes da adoção de ERP, podem sofrer influência da cultura organizacional, uma importante variável para o sucesso de práticas de gestão, iniciativas de melhoria e desempenho organizacional. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo medir o impacto da cultura organizacional na aceitação de tecnologia do módulo de memorando eletrônico de um ERP implantado em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para isso, foi realizada uma pesquisa survey, a partir da construção de um modelo de pesquisa que combinou a análise da cultura organizacional com a medição da aceitação de tecnologia, adicionando o treinamento como variável moderadora. Adotando uma abordagem quantitativa, foram validados os questionários de uma amostra composta por 337 usuários do memorando eletrônico. No tratamento dos dados e teste das hipóteses foram aplicadas técnicas de análise estatística multivariada e modelagem de equações estruturais. Os resultados mostraram que a cultura organizacional influenciou a facilidade de uso percebida e a intenção comportamental de uso, favorecendo a aceitação da tecnologia do memorando eletrônico. Entretanto, o efeito moderador do treinamento não obteve significância estatística. Esses resultados permitiram confirmar quatro das oito hipóteses referentes ao modelo da pesquisa, contribuindo para estudos no campo da aceitação de tecnologia, implantação de ERP e da cultura organizacional.

     

  • ANA CLÁUDIA DE AGUIAR ANDRADE
  • DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Orientador : RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
  • Data: 07/12/2018
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  • As organizações tanto públicas como privadas estão em busca de conquistar o mercado ao qual pertencem e se tornarem referência frente a sua clientela, para tanto, estas vem tentando alinhar suas estratégias organizacionais com estratégias de gestão do conhecimento. Hoje a esfera pública é tão cobrada como a privada e deve utilizar de todas as ferramentas a seu alcance para fornecer serviços de forma cada vez mais eficiente dispondo de recursos cada vez mais escassos. A informação e o conhecimento têm se tornado ativos importantes para as organizações modernas, por serem alguns dos principais recursos utilizados pelas mesmas, logo, se tornaram tão vantajosos como qualquer outro ativo de valor monetário ou material, principalmente como instrumento de obtenção de vantagem competitiva. Dito isto, este trabalho visa frisar a importância da informação e do conhecimento dentro das organizações, principalmente no que trata das Instituições de Ensino Superior, mais especificamente a UFPI, por meio de um estudo de caso único descrevendo como a gestão do conhecimento é tratada dentro dessa IES pelos gestores. A presente dissertação analisou a Gestão do Conhecimento na percepção dos gestores, servidores em cargos de direção da Universidade Federal do Piauí, localizada na cidade de Teresina-PI. A pesquisa de natureza quantitativa, com finalidade descritiva, teve como procedimento o estudo de caso. Para sua elaboração, foi utilizado o modelo proposto pelas autoras Bukowitz e Williams (2002). A coleta de informações aconteceu através do questionário estruturado e validado pelas autoras citadas como também um pequeno questionário sociodemográfico, sendo o modelo proposto pelas autoras dividido em processo tático e estratégico. Os resultados da pesquisa apontaram que a GC ainda não se encontra totalmente estabelecida na instituição estudada, esta obteve um percentual considerado moderado tanto no processo tático como no estratégico conforme a metodologia adotada, demonstrando que não existe ainda um processo de gestão do conhecimento estruturado e formal.

  • KAREN DA ROCHA OLIVEIRA
  • INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OS FATORES DE INFLUÊNCIA NO PROCESSO DECISÓRIO DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS DA UFPI
  • Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
  • Data: 30/11/2018
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  • Os aspectos da Internacionalização de uma Instituição de Ensino Superior podem ser evidenciados através do processo decisório e dos fatores que atraem (pull) os estudantes a determinada Instituição Federal de Ensino Superior e os fatores que compelem (push) estudantes a deixar seus países natais (ou de proveniência) em função de aspirações educacionais. Este estudo, nesse sentido, buscou verificar quais fatores influenciaram ex-estudantes internacionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), descrevendo também suas impressões em relação à vivência na UFPI. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevistas individuais e interpretados qualitativamente através da análise de conteúdo. E utilizou-se também a análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPI para o período entre 2015 e 2019 para fazer surgir ideias de aprimoramento concernentes aos dicentes, docentes, funcionários e gestores dos campi. O estudo do processo decisório elucidou novas noções referentes ao impacto de cinco fatores (Efeito País de Proveniência, Efeito País Anfitrião, Efeito Instituição de Destino, Imagem da Cidade, e Razões Pessoais) na escolha dos estudantes internacionais da UFPI, contribuindo, assim, para melhor compreensão: da institucionalização das atividades ligadas à internacionalização, dos antecedentes de internacionalização que influenciam o processo decisório, e das expectativas dos alunos internacionais da Universidade Federal do Piauí.

     

  • VALBERTO BARROSO DA COSTA
  • OS ASPECTOS QUE FACILITAM E DIFICULTAM A EXECUÇÃO DE FCS DURANTE A IMPLANTAÇÃO DE UM ERP ACADÊMICO NO SETOR PÚBLICO
  • Orientador : EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
  • Data: 30/11/2018
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  • A aquisição e o uso de Enterprise Resource Planning (ERP) pelas organizações públicas ou privadas têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Tal expansão se deve pela busca das instituições por maior integração de seus processos, disponibilidade de dados e informações em tempo real, e modernização da entidade frente aos avanços tecnológicos. Em paralelo ao crescimento de sistemas ERP pelas organizações, é necessário um maior e melhor planejamento antes, durante e após a implantação do Sistema da Informação (SI) a fim de se alcançar qualidade e sucesso em seu uso. Contudo, estudos aplicados no setor público sobre o tema ainda são raros, ao contrário do que ocorre no setor privado, originando lacunas teóricas que demandam maior atenção. O presente trabalho visou a identificar aspectos que facilitam e que dificultam nos projetos de implantação de um SI no setor público. Esta pesquisa teve como objetivo a identificação de aspectos que facilitam e que dificultam a execução de FCS durante a implantação de um ERP acadêmico no setor público. Foram aplicadas entrevistas com indivíduos advindos tanto do viés técnico, quanto do viés de negócio do projeto objetivando avaliar a execução dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) apontados na literatura como fundamentais para o êxito em tais projetos. Após a obtenção e análise dos dados as entrevistas foram realizadas, gravadas e, posteriormente, transcritas para serem categorizadas em aspectos que facilitaram e em aspectos que dificultaram a implantação dos módulos. Além da categorização foi feita a inserção dos mesmos dados no IRAMUTEQ que auxiliou o pesquisador deste estudo no tratamento dos dados através das análises que o software fornece. Foram utilizadas 2 análises, dentre as que o aplicativo oferece, sendo elas a Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Os resultados obtidos foram elencados no capítulo 4 deste trabalho e representaram o total de 29 aspectos que dificultaram e 15 aspectos que facilitaram a execução dos 10 Fatores Críticos de Sucesso estudados neste trabalho. Dentre os que dificultaram foram evidenciados a falta de planejamento, de processos de negócio e de infraestrutura adequada dentro da instituição, dentre outros. Dentre os que facilitaram pode-se citar a proatividade dos envolvidos, boa relação e articulação entre os envolvidos, experiências anteriores e proximidade física, dentre outros.

     

     

  • ANA LÚCIA DE MOURA FONTES
  • Políticas de Permanência: Estudo de caso da Universidade Federal do Piauí
  • Orientador : RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
  • Data: 07/11/2018
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  • A educação superior brasileira foi marcada por forte expansão em função de políticas públicas que além de ampliar o acesso à educação superior, alteraram o perfil socioeconômico do estudante de graduação do país. Diante desse cenário, o governo federal implementou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) em 2008. Os recursos do PNAES são transferidos do MEC para as IFES que gozam de autonomia para elaborar sua política de assistência estudantil de acordo com o perfil de sua comunidade estudantil, além de serem as responsáveis pelo acompanhamento e avaliação das políticas. Diante das incertezas que o programa de assistência estudantil destinado às instituições federais de ensino superior está exposto, uma vez que tal política somente se efetiva se houver dotação orçamentária e seu alcance é delimitado pela quantidade de recursos disponibilizados para tal, surgiu a necessidade de analisar como ocorre o financiamento da política de permanência estudantil implementada por uma instituição federal do Piauí, estado que apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Produto Interno Bruto (PIB) per capita entre os menores do país. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar como ocorre o financiamento da política de permanência estudantil implementada pela Universidade Federal do Piauí, após instituição do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), visando identificar avanços e limites na implementação desta política. Trata-se de um estudo de caso, cuja coleta de dados se deu no período de 2008 a 2017, através de entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os dados obtidos revelaram uma taxa de crescimento bem acentuada dos recursos para assistência ao estudante, no entanto, em 2017, houve um decréscimo no valor nominal da dotação inicial. Quanto à utilização desses recursos, parcela crescente tem se destinado ao auxílio financeiro aos estudantes, através de bolsas, e para aquisição de material de consumo; uma pequena parte é utilizada em investimento em obras, equipamentos e material permanente, necessitando a universidade entrar com contrapartida na implementação de ações de caráter mais abrangente e na realização de obras de infraestrutura. As taxas de retenção e evasão dos alunos assistidos pela PRAEC se mostraram menores que as dos alunos não assistidos, o que denota a eficácia da política de permanência implementada pela UFPI.

  • ELVINA MARIA DE SOUSA BARBOSA
  • O orçamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e sua vinculação ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
  • Orientador : SAMUEL COSTA FILHO
  • Data: 25/10/2018
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  • RESUMO


    Este estudo analisa o orçamento e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da
    Universidade Federal do Piauí (UFPI) buscando comprovar se as propostas assumidas no PDI
    UFPI 2015-2019 são contempladas com recursos financeiros alocados no orçamento para sua
    execução, demonstrando assim, o comprometimento da instituição com o seu planejamento
    institucional e o atendimento às determinações legais. O primeiro capítulo descreve a
    pesquisa, caracterizando-a como uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza
    qualitativa, que fez uso de informações documentais e bibliográficas e utilizou como
    procedimento de coleta de dados o estudo de caso. No capítulo dois são abordados os
    conceitos e a legislação sobre o orçamento público e o planejamento, como esses
    instrumentos são tratados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e a importância
    da transparência administrativa e accountability na gestão pública. O terceiro capítulo trata da
    execução orçamentária como face do PDI, em que se buscou entender como se dá a
    vinculação entre o orçamento e o planejamento nas IFES e apresenta o PDI da Universidade
    Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP e as características que o fizeram ser
    tomado como exemplo da vinculação ideal entre o PDI e o orçamento. Em seguida são
    analisados o PDI, o orçamento e o relatório de gestão das IFES instaladas na região Nordeste
    do Brasil, delimitando-se a pesquisa à região em que se situa a UFPI. No capítulo quatro é
    realizada a análise sobre o PDI da UFPI, desde sua primeira edição (2005-2009); nesse
    sentido, ressalta o processo de elaboração e as características do orçamento público brasileiro
    para então, realizar o diagnóstico sobre o PDI 2015-2019, apresentando seus pontos críticos.
    É apresentada uma sugestão de vinculação entre as propostas estratégicas do PDI da UFPI e
    as ações orçamentárias contempladas na Lei Orçamentária Anual 2018, com a finalidade de
    promover maior aproximação do gestor com a execução orçamentária e os objetivos
    estratégicos. A título de contribuição da pesquisa à UFPI são sugeridos os procedimentos e um
    formulário padrão para submissão de propostas estratégicas, a partir da seleção interna nas
    unidades administrativas até a seleção final após as análises da Comissão do PDI e da Pró-
    Reitoria de Planejamento (PROPLAN). A realização deste estudo confirma que as IFES/NE,
    entre elas a UFPI, não realizam a vinculação explícita entre o orçamento e o PDI,
    contrariando as determinações legais e impactando negativamente na execução dos objetivos
    e da estratégia institucional.

  • HELENILDA NUNES SOARES DE BRITO
  • ANÁLISES SOBRE UMA INCUBADORA DE EMPRESAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA INEAGRO/UFPI
  • Orientador : EVELYN SELIGMANN FEITOSA
  • Data: 25/09/2018
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  • Esta pesquisa trata do estudo de caso sobre uma incubadora universitária de empresas do agronegócio: Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense – INEAGRO, instalada na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Considerando o contexto de implantação, manutenção e estruturação do mecanismo, que foi instalado em 2003 com proposta de ser um parque tecnológico embrionário. São abordadas as temáticas do empreendedorismo e do mecanismo gerador de negócios inovadores com foco descritivo e exploratório, seus processos de incubação e análises, inclusive sob o aspecto da transferência de conhecimento Universidade/Empresa, do desenvolvimento local. Tendo por base a metodologia de estudo de caso único, intrínseco; a pesquisa qualitativa realizou coleta de dados de múltiplas fontes. O estudo indica que a incubadora de empresas do agronegócio piauiense é a única em atuação no Estado e que permanece com atuação embrionária, apesar de seu projeto inicial ser de embrião de parque tecnológico. Ainda assim, constatam-se resultados com atividade de 2004 a 2017, geração de ocupações diretas, treinamentos e envolvimento da Tríplice Hélice (Governo / Universidade / Mercado) em processo de transferência de tecnologia da Universidade para a sociedade. O que ratifica que iniciativas empreendedoras e mecanismos de geração de negócios são promotores de desenvolvimento econômico independente da região onde estão localizados.

     

  • JOSIVAN BERNARDES DE ARAÚJO
  • Uma análise da influência dos aspectos tempo de serviço, categoria funcional, lotação e das táticas sobre a socialização organizacional.
  • Orientador : EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
  • Data: 21/08/2018
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  • A socialização organizacional, como principal instrumento de integração da pessoa à organização, é um processo múltiplo de aprendizagem que envolve diferentes variáveis do trabalho. As pesquisas sobre o tema têm buscado uma maior compreensão sobre os métodos (táticas de socialização) e os domínios (conteúdo) de ajustamento. Uma socialização bem-sucedida resulta, principalmente, na redução de incerteza e ambiguidade das funções, enquanto orienta o novo empregado sobre seu papel funcional, bem como níveis mais elevados de desempenho, satisfação e comprometimento com o trabalho. A pesquisa analisou a influência dos aspectos tempo de serviço, categoria funcional, lotação e das táticas sobre a socialização organizacional dos novos servidores da UFPI utilizando o método quantitativa, com alcance descritivo, transversal e analítico, com uma população de 453 servidores e amostra probabilística de 193 participantes estratificada pelo cargo e lotação de exercício. Para coleta de dados foram utilizadas escalas de Chao et al. (1994) e Jones (1986), reduzida por Cable e Parson (2003), para medir o nível de socialização e as táticas empregadas pela UFPI e posteriormente analisados através de estatística descritiva inferencial com auxílio do SPSS 20.0. A pesquisa seguiu padrões éticos em todas as suas fases. Os resultados apontaram uma relação significante dos aspectos tempo de serviço e categoria funcional sobre o ajustamento, em fatores específicos, e as táticas demonstraram influência positiva sobre o nível de socialização. O aspecto lotação não apresentou uma influência significativa sobre o resultado do ajustamento. A complexidade do processo de socialização faz com que o tema continue a ter sua importância para aprofundamento em futuras pesquisas. 

  • JOSÉ SANTANA DA ROCHA
  • AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UFPI: OS EGRESSOS DO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE).
  • Orientador : ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
  • Data: 15/08/2018
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  • Nas duas últimas décadas é crescente o número de Instituições de Ensino Superior (IES) que adotam programas de acompanhamento de seus egressos a fim de obter um diagnóstico de como esses egressos estão inseridos no mercado de trabalho. Nestes termos, esta pesquisa tem como objeto de estudo, o Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí - MDMA/UFPI com o intuito geral de verificar como tal Programa influenciou na trajetória profissional de seus ex-alunos. A pesquisa foi baseada em levantamento bibliográfico sobre aspectos históricos e institucionais das políticas públicas para a pós-graduação stricto sensu em nível nacional, regional e local. A metodologia utilizada enquadra-se na abordagem descritiva- quantitativa com o uso do método estatístico probabilístico estratificado. Como ferramenta para coleta de dados, adotou-se o questionário online com perguntas abertas e fechadas. A técnica utilizada para composição da amostra foi a do tipo aleatória simples estratificada. O universo foi constituído de 177 egressos das turmas de 2005 a 2015 e a amostra foi composta de 82 respondentes. A ferramenta escolhida foi a Raosoft Sample Size Calculator que permite uma margem de confiança da pesquisa de 95% e de erro de 8%, segundo o calculo amostral demonstrado pela referida ferramenta. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa foi: a) A maior parte dos egressos do MDMA/UFPI é do sexo feminino, piauiense e se encontra na faixa etária entre 26 e 30 anos; b) A área predominante de atuação profissional dos egressos do MDMA/UFPI é a docência superior em IES públicas; c) O MDMA/UFPI, na visão dos sujeitos da pesquisa, contribuiu para a sua inserção profissional no mercado de trabalho; d) Os egressos do MDMA/UFPI se mostraram satisfeitos com o curso e aproximadamente 94% dos respondentes afirmaram que indicariam o mestrado para um amigo.

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