Dissertações/Teses

2024
Descrição
  • EDINEY LAURINDO ALVES
  • Função Polinomial do Terceiro Grau com o Lumibot-CoppeliaSim
  • Orientador : CLEIDINALDO AGUIAR SOUZA
  • Data: 28/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • Com a ascensão das tecnologias aplicadas ao ensino, a robótica educacional, vem despertando o interesse de docentes e acadêmicos, que buscam melhorar o desenvolvimento cognitivo dos educandos e atender a uma nova demanda educacional que buscam por atividades mais significativas e inovadoras. Nesta perspectiva, podemos pensar na robótica educacional como um importante recurso educacional para integrar diversas áreas do conhecimento, podendo trazer mudanças na forma de agir, aprender e pensar dos alunos.

    Por isto, este trabalho vem como uma possibilidade de se aplicar a robótica educativa, em conteúdos do ensino básico, mais especificadamente utilizaremos o software CoppeliaSim, no campo das simulações robóticas envolvendo o estudo de funções polinomiais do terceiro grau. Abordaremos funções polinomiais do terceiro grau, no ambiente de simulação robótica CoppeliaSim, mais precisamente utilizaremos o Lumibot que é um dos robôs presentes no CoppelisSim, visto que funções cúbicas podem ser aplicadas a situações do mundo real, como modelagem de fenômenos físicos, crescimento populacional, análise de dados e previsões, permitindo que os alunos apliquem conceitos matemáticos a contextos práticos. Com o uso de linguagem de programação Python, que será responsável por calcular o polinômio de terceiro grau que servirá de caminho para o robô Lumibot do CoppeliaSim, sendo os coeficientes deste polinômio responsável pelo trajeto do Lumibot, ou seja, o robô percorrerá o gráfico do polinômio gerado no Python, onde será possível visualizar este gráfico e a trajetória do robô no ambiente de simulação do CoppeliaSim.

     

    Onde podemos propor vários desafios ao Lumibot no cenário de visualização do Coppelia Sim, apenas com os conhecimentos de polinômios do terceiro grau, bem como de gráficos gerados por estes polinômios, dando um significado prático ao estudo de tais conteúdos.

     

  • FERDINANDO DOS SANTOS OLIVEIRA CALVACANTE
  • A HIPÉRBOLE DE CENTRO NA ORIGEM COMO PRODUTO DE MATRIZES.
  • Orientador : CLEIDINALDO AGUIAR SOUZA
  • Data: 28/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo, através de igualdade de conjuntos, lemas, definição, proposições e teoremas, que o conjunto das hipérboles de centro na origem e reta focal paralela ao eixo OX, com a = b = 1, pode ser escrito como produto de um ponto fixo, pertencente a hipérbole, por uma matriz simétrica pré-fixada. Para isso, apresentamos nos primeiros capítulos conceitos básicos e propriedades importantes e usuais de plano cartesiano, hipérbole, matrizes e determinantes de forma bem resumida e através de uma linguagem matemática bem acessível. E, consequentemente, apresentamos um capítulo de hipérbole de centro na origem como produto de matrizes. E, por fim, apresentamos aplicações do resultado obtido utilizando o método da cadeia de Markov para estudar as previsões de mercado. Mais precisamente, aplicamos os resultados obtidos nos capítulos anteriores para estudar a projeção de mercado.

2023
Descrição
  • CARLITO ROCHA OLIVEIRA
  • SAEB NO MARANHÃO: Uma análise estatística dos resultados de 5° e 9° anos do Ensino Fundamental no período de 2005 a 2021
  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 31/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho apresenta uma análise estatística dos resultados do SAEB no estado do Maranhão no período de 2005 a 2021, no qual são analisadas as proficiências em Língua Portuguesa, Matemática e IDEB das séries 5o e 9o anos do Ensino Fundamental nos 217 municípios do estado. Inicialmente é discorrido sobre o IDEB, apresentando o seu conceito histórico e a forma de como é calculado. Em seguida, fez-se uma breve abordagem sobre a estatística básica como principais tipos de gráficos, principais medidas e os testes utilizados para fazer inferência nesse trabalho. Os dados do SAEB, foram coletados do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Após a coleta dos dados, fez-se o uso do Software RStudio para o processamento e análise das informações, onde foi analisado o comparativo entre as variáveis proficiências médias em Matemática e em Língua Portuguesa e das notas do IDEB, nas séries 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, entre todos os municípios maranhenses, sendo criados tabelas e gráficos para a apresentação dos dados. Para a análise dos dados foram realizados testes estatísticos. O principal interesse de estudo foi analisar a evolução dessas variáveis no Maranhão ao longo dos anos de 2005 a 2021, comparando os dados do Maranhão com os dados de Balsas, e mesmo com o s resultados de Balsas sendo superiores aos do Maranhão ao longo dos anos de SAEB, ambos observou-se evolução nas escalas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, saindo do nível insuficiente no ano de 2005 para o nível básico no ano de 2021. Por fim, foi verificado que todos os índices analisados sofreram redução de 2019 para 2021, fato este que pode ser justificado fato este que aconteceu num cenário totalmente diferente, onde a grande maioria das escolas, tinham suas aulas ministradas de forma remota, em decorrência da pandemia do COVID-19.

  • WILTON PEREIRA DE ARAUJO
  • A ULTILIZAÇÃO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS NO LANÇAMENTO DE FOGUETE DE GARRAFA PET.
  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 30/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • Com a criação das Olimpíadas Brasileira de Astronomia nas escolas de Ensino Básico, o ensino de Matemática tornou-se um instrumento primordial para a construção e lançamento de foguetes de garrafa PET em competições educacionais. O lançamento de foguetes de garrafa pet é uma atividade educacional simples e acessível tanto material, pedagógico, como financeiramente e que permite explorar os princípios científicos da matemática que permeiam lançamentos de foguetes espaciais. Considerando a relevância do lançamento de foguetes de garrafa PET como metodologia de ensino de Matemática, buscamos com esta pesquisa proporcionar a alunos do Ensino Médio uma experiência de aprendizado no ensino das funções quadráticas de forma mais lúdica e que seja acessível ao contexto social dos alunos. Objetivamos com as experiências metodológicas aqui desenvolvidas, ampliar o conhecimento matemático dos alunos do Ensino Médio, estimulando-os no aprendizado científico, que conciliado com o contexto social em que eles estão inseridos irá promover uma boa formação tanto na Matemática como também na Astronomia. Assim, acredita-se que essa pesquisa otimizará o ensino de Matemática conjugado com o projeto de lançamentos de foguetes de garrafa PET, contribuirá para o desenvolvimento do ensino de Matemática e, deste modo, estimular o máximo possível de alunos a seguir carreira acadêmica, tornando-se no futuro pesquisadores e/ou professores inovadores

  • FERNANDO GUALBERTO SILVA SOARES
  • Análise estatística multivariada de dados educacionais: Uma abordagem para evasão e abandono escolar
  • Orientador : JACKELYA ARAUJO DA SILVA
  • Data: 30/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • A proposta da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) é estabelecer um conjunto de aprendizagens fundamentais que devem ser desenvolvidas por todos os estudantes, independentemente da região do país ou da rede de ensino em que estejam matriculados. Isso visa assegurar uma educação de qualidade, equitativa e que atenda às necessidades da sociedade contemporânea. É fundamental que as unidades de ensino do país capitaniadas pelos seus gestores tenham acesso a dados que possam ajudar a monitorar a aplicação da BNCC. Como são geradas muitas informações educacionais, uma análise univariada contemplando somente aspectos quantitativos, pode não ser o suficiente para descrever o panorama educacional e verificar a completude da execução das propostas apresentadas na BNCC. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo apresentar, de maneira didática, uma análise multivariada de grandes conjuntos de dados educacionais. No estudo a metodologia de agrupamento K-means possibilitou descrever que a taxa de evasão apresentou menor variação para o ano de 2018, que o estado de Pernambuco apresentou maior taxa de mé dia de horas aula para rede pública de ensino, evidenciou que os ensinos da rede pública e privada possuem aspectos diferenciados, que o ensino público no Estado do Ceará para ano de 2022, apresentou similaridade ao ensino privado do Estado São Paulo. A metodologia auxiliou na identificação das variáveis que contribuíram para que o grupo dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Bahia apresentassem alta dissimilaridade em relação aos demais estados da unidade federativa do Brasil.

  • FRANCISCO EDINALDO MARTINS
  • o uso do Geogebra como ferramenta pedagógica para o ensino das cônicas: elipse, hipérbole e parábola.
  • Orientador : CARLOS HUMBERTO SOARES JUNIOR
  • Data: 22/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância do software
    educacional Geogebra como suporte pedagógico para o ensino das Cônicas (elipse, hipérbole e
    parábola). Introduzimos os principais conceitos, definições e propriedades representadas pelos
    lugares geométricos e equações que representam esse tema da geometria analítica a nível de ensino
    médio. Ressaltamos a importância da utilização do Método Fedath, sempre focando no
    protagonismo do aluno no desenvolvimento dos temas propostos, tornando o ensino da matemática
    mais significativo, onde o aluno é motivado a construção do conhecimento matemático. Desse
    modo, desenvolvemos uma sequência didática pelo o método tradicional de ensino, e outra com o
    uso do Geogebra. Os resultados obtidos mostram que a turma que fizemos a intervenção com o uso
    do Geogebra foram satisfatório, quando comparados com a turma que desenvolvemos os conteúdos
    do modo tradicional de ensino. Concluímos que o uso do software Geogebra é um importante
    recurso tecnológico que pode auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem, permitindo
    ao estudante investigar, explorar conjecturar, despertando e estimulando o interesse pelo
    conhecimento matemático.

  • AMANDA SIQUEIRA ARAUJO
  • “Desafios do Ensino da Matemática para Estudantes Autistas no Contexto da Pandemia Durante o Ensino Remoto”
  • Orientador : ISAIAS PEREIRA DE JESUS
  • Data: 11/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • O principal objetivo deste trabalho é apresentarmos as dificuldades
    no processo de ensino-aprendizagem da Matemática para alunos com
    Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia da Covid-19, através
    do ensino remoto emergencial. O trabalho inclui uma abordagem histórica da
    educação inclusiva, que ainda é um desafio contemporâneo para proporcionar
    uma educação a todos. Além disso, é apresentada sugestões de recursos e
    atividades pedagógicas que podem ser aplicados em sala de aula para
    estudantes com TEA, contendo assuntos ministrados na Educação Básica
    pelos professores de Matemática. A metodologia aplicada foi a pesquisa
    bibliográfica e os dados foram coletados através de uma revisão de literatura
    disponível em bases como Scientific Electronic Library Online (SciELO), google
    acadêmico, internet, portais de artigos digitais e revistas

  • JOÃO PAULO MARTINS CAMPELO
  • Jogos Matemáticos para Desenvolvimento Cognitivo: Uma Visão Neuropsicopedagógica.
  • Orientador : MANOEL VIEIRA DE MATOS NETO
  • Data: 11/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação explora a relevância dos jogos matemáticos no desenvolvimento cognitivo dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, com ênfase na neuropsicopedagogia. O estudo aborda a resistência de alguns educadores ao uso de jogos em sala de aula e destaca a necessidade de formação adequada dos professores para implementar esses recursos didáticos efetivamente. Para responder à questão de pesquisa, o trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre o tema, identifica os jogos matemáticos mais utilizados por meio da metodologia iDEAl (CUNHA, 2017) e suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo, além de propor atividades envolvendo jogos matemáticos. Esta pesquisa contribui para a compreensão de como os jogos matemáticos podem ser uma ferramenta pedagógica eficaz para o desenvolvimento cognitivo, proporcionando uma aprendizagem lúdica e significativa.

  • CÁSSIO LIMA MACÊDO
  • Funções Polinomiais do Primeiro e Segundo Grau com o Lumibot-CoppeliaSim
  • Orientador : CLEIDINALDO AGUIAR SOUZA
  • Data: 24/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho utilizaremos o ambiente de simulação robótica, CoppeliaSim,
    para aplicarmos o método de aprendizagem STEM. Mais precisamente,
    apresentaremos uma abordagem para o conteúdo de funções polinomiais do
    primeiro e segundo grau através do robô Lumibot dentro do ambiente de
    simulação CoppeliaSim. Todo este processo faz parte do modo de
    aprendizagem STEM, onde problemas matemáticos são resolvidos através de
    interdisciplinaridade com outras áreas apresentadas aos estudantes, de um
    modo geral. Neste trabalho utilizaremos o modo de aprendizagem STEM como
    ferramenta educacional para estudantes da educação básica. O método
    utilizado neste trabalho evidência como as novas profissões necessitam cada
    vez mais de criatividade matemática. Consequentemente, este trabalho tem
    grande potencialidade de despertar esta criatividade matemática necessária os
    estudantes

2022
Descrição
  • ÍTALO ANDRÉ MEDEIROS LEITE
  • O uso das médias pitagóricas no mercado de ações: uma ferramenta para o ensino e aprendizagem da educação financeira na educação básica.
  • Orientador : ROGER PERES DE MOURA
  • Data: 14/03/2022
  • Mostrar Resumo
  • Este estudo busca compreender a importância do ensino da Educação Financeira (EF) como
    tema obrigatório na educação básica, uma vez que a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
    homologada pelo Ministério da Educação em 2017, estabeleceu a Educação Financeira como um dos
    temas transversais que deve ser inserido nos currículos de todo o País. Nesse sentido, foi delineado como
    problema de pesquisa: quais as contribuições da educação financeira para educação básica, considerando
    os conteúdos relacionados ao mercado de ações e a aplicação das médias pitagóricas na resolução de
    problemas de ordem financeira? Para responder à questão de pesquisa, foi definido como objetivo geral
    analisar a importância da educação financeira para educação básica, tendo como base a aplicação das
    médias pitagóricas no mercado de ações. A justifica deve-se à necessidade que emerge da própria
    sociedade que precisa aprender como administrar o dinheiro, como realizar investimentos, como lidar
    com o endividamento e frustrações econômicas, em um cenário de avanço da digitalização dos bancos e
    demais instrumentos econômicos virtuais. Quanto à metodologia, foi realizada a revisão integrativa,
    caracterizada como uma abordagem metodológica referente a revisões que permitem maior compreensão
    do fenômeno estudado. Tem-se como principais resultados que a função da Educação Financeira no
    sistema de ensino não se restringe apenas a uma unidade curricular, no caso a matemática, vai muito além
    disso, constitui-se como tema transversal e transdisciplinar, possibilitando construção de conhecimentos
    para tomadas de decisões assertivas e mais vantajosas do ponto de vista financeiro.

  • ERIMAR DA COSTA SILVA
  • ALGUNS SUBSTITUTOS PARA O QUINTO POSTULADO DE EUCLIDES
  • Orientador : NEWTON LUIS SANTOS
  • Data: 25/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • A história do quinto postulado de Euclides atravessa dois milênios de pesquisas
    que permitiram, não somente uma melhor compreensão do processo de construção
    axiomática em Matemática, como também a criação de outras geometrias, hoje chamadas
    não euclidianas. Em particular, devido aos inúmeros esforços na tentativa de demonstração
    deste postulado, nasceu a geometria hiperbólica a partir da negação do quinto postulado.
    Nesta dissertação discutimos alguns dos substitutos ao quinto postulado, isto é, teoremas
    que são demonstrados em curso de Geometria Euclidiana, mas que, se assumidos como
    axioma, implicam no axioma das paralelas (o quinto postulado).

  • FRANCISCO DAS CHAGAS DE SOUSA BEZERRA
  • Abordagem do pensamento estatístico no livro didático de Matemática da rede estadual do Maranhão sobre medidas de tendência central
  • Orientador : LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS
  • Data: 25/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho, tem o propósito de realizar uma análise do conteúdo de medidas de tendência central, da coleção de livros, escolhido no PNLD 2021 do Ensino Médio, no estado do Maranhão, sob uma perspectiva voltada ao pensamento estatístico a ser desenvolvido no ensino e aprendizagem da estatística descritiva no Ensino Médio. Dessa forma, foi analisado se a obra escolhida contempla todas as etapas, apresentadas pelo estudo de Wild e Pfannkuch (1999) necessárias, para o desenvolvimento do pensamento estatístico: reconhecimento da necessidade de dados, transnumeração, considerações a respeito da variação, conhecimento do contexto, conhecimento estatístico e síntese. A obra antes de aprovada passou pelo crivo da BNCC e a mesma prevê que para o desenvolvimento de habilidades relativas à Estatística, os estudantes tenham oportunidades não apenas de interpretar estatísticas divulgadas pela mídia, mas, sobretudo, de planejar e executar pesquisa amostral, interpretando as medidas de tendência central, além de comunicar os resultados obtidos por meio de relatórios, incluindo representações gráficas adequadas. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise documental e os resultados apontam que no conteúdo de medidas de tendência central a obra analisada, alcança parte das categorias do desenvolvimento do pensamento estatístico, ficando evidentes a transnumeração e o conjunto distinto de modelos. Foi identificado que a obra não contempla a primeira categoria em nenhuma de suas atividades ou exemplos propostos, ficando assim, necessário que o professor de matemática faça esse trabalho junto a seus alunos. Porém, ela oferece aos estudantes do ensino médio uma oportunidade de vivenciar a estatística não somente através de fórmulas, tabelas e gráficos, mas também de investigar, explicar e justificar as soluções apresentadas para os problemas, com ênfase nos processos de argumentação matemática, como prevê a BNCC. Além disso, foi proposta uma metodologia de ensino voltada à contemplação de todas as categorias de formação do pensamento estatístico usando uma atividade do livro didático.

  • GIOVANNA RODRIGUES CARVALHO
  • “Plataforma Worldwall: Uma Proposta de Ferramenta Pedagógica na Aprendizagem de Números Inteiros”
  • Orientador : ISAIAS PEREIRA DE JESUS
  • Data: 24/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • A utilização de jogos digitais na esfera educacional vem tornando-se a cada dia um recurso didático possível e com bons resultados. Como consequência disso, as aulas ficam mais atrativas, dinâmicas e criativas contribuindo para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica de ensino dos números inteiros utilizando a plataforma Wordwall, que cria atividades

    em formato de jogos, como instrumento de aprendizagem, correlacionando ao conteúdo de números inteiros que mostra-se ser um assunto com grandes obstáculos para compreensão perante os discentes. A pesquisa faz o levantamento dos benefícios e contribuições dos jogos digitais na área educacional e matemática na perspectiva de alguns autores, posteriormente

    há a apresentação da Plataforma Wordwall e propostas de uma sequência de

    atividades sobre números inteiros criadas com a ferramenta tendo como meta contribuir para a aprendizagem dos alunos.

  • GIORSAN WILKER CARDOSO RIOS
  • O Número de Ouro e a Sequência de Fibonacci: Potencialidades Didático-Pedagógicas na Educação Básica
  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 22/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho constitui-se de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica que teve como objetivo demonstrar as Potencialidades Didático-Pedagógicas do Número de Ouro e da Sequência de Fibonacci para o ensino de matemática na Educação Básica. Para isso, fizemos uma pequena sugestão a respeito do ensino com enfoque em competências e habilidades elencadas na BNCC.

  • DALTON FRANCISCO CARVALHO SOUSA
  • Resolução de Problemas de Otimização e Combinatória Utilizando o Método de George Pólya
  • Orientador : ITALO DOWELL LIRA MELO
  • Data: 10/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica que
    teve como objetivo demonstrar as contribuições do método de George Pólya para o ensino
    de matemática com a metodologia da resolução de problemas. Para isso, fizemos uma
    pequena reflexão a respeito do ensino através da resolução de problemas e aplicamos o
    método de George Pólya na resolução de problemas de otimização e de contagem.

2021
Descrição
  • RODRIGO MELO MATOS DA COSTA
  • A Matemática Financeira na Escola e na Vida
  • Orientador : KELTON SILVA BEZERRA
  • Data: 14/10/2021
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho versa sobre a Matemática Financeira (MF) e foi elaborado com o objetivo
    de aprimorar o seu ensino na Educação Básica. A partir de pesquisas bibliográficas e
    de décadas de experiência com a licenciatura do tema, organizamos uma sequência didática
    de conteúdos da MF, com foco no Ensino Médio. Buscamos variadas abordagens,
    conectadas à realidade cotidiana e visando contribuir para a construção da Cidadania
    Financeira. Iniciamos contextualizando a MF sob vários aspéctos e estabelecendo que a
    sua essência é o estudo do valor do dinheiro no tempo. A primeira consequência deste
    entendimento são os juros. Do seu conceito, são estabalecidos os demais. Entre eles,
    destacamos o fator de variação, pois dele, deriva a ideia de capitalização composta (regra
    geral do comércio e do mercado). Daí, decorre a maioria dos desdobramentos teóricos da
    MF apresentados neste trabalho. O alicerce para esta construção de conhecimentos reside
    nos conceitos de Progressão Geométrica e Função Exponencial. Os juros simples também
    são trabalhados, mas apenas nas situações que eles costumam ocorrer: imaginárias ou
    vinculadas à capitalização mista. Comparamos estas convenções de cálculo de juros de
    várias maneiras, inclusive por meio de gráficos. Em seguida, são exploradas as sequências
    de pagamentos, principalmente, em empréstimos e investimentos de longo prazo. Neste
    contexto analisamos a viabilidade de operações financeiras e alguns sistemas de amortizações.
    Toda apresentação de conteúdo é acompanhada de representações gráficas (ora
    no plano cartesiano, ora em diagramas como os de fluxo de caixa, ora em tabelas) e de
    exemplos que, a priori, são resolvidos de modo aritmético e algébrico. Posteriormente, os
    exemplos são retomados para soluções tecnológicas, com auxílio da HP12C e do Excel.
    Finalmente, apresentamos algumas sugestões de atividades a serem desenvolidas em sala
    de aula, acompanhadas de diferentes possibilidades resolutivas ou propostas em aberto.

  • LEONARDO DA VINCE DE ARAUJO CARVALHO
  • Teoremas de Pappus-Guldin para Áreas de Superfícies e Volumes de Sólidos de Revolução
  • Orientador : AURINEIDE CASTRO FONSECA
  • Data: 21/08/2021
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho trata do estudo dos Teoremas de Pappus-Guldin para cálculo da área desuperfícies de revolução e volumes de sólidos de revolução. Para isso, são apresentadas as definições de centro de gravidade de poligonais, superfícies de revolução e sólidos de revolução. Além disso, é feito um breve relato histórico sobre Pappus de Alexandria e Paul Guldin. Para finalizar, apresentamos uma proposta de minicurso na escola pública CEJA Artur Furtado.

  • JOSÉ AUGUSTO ALVES DE MOURA
  • O USO DO JOGO DE XADREZ COMO RECURSO AUXILIAR NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA C.E. “INÁCIO PASSARINHO” EM CAXIAS – MARANHÃO.
  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 16/07/2021
  • Mostrar Resumo
  • Um dos grandes desafios no processo de ensino de Matemática na Educação Básica, tem sido minimizar o alto déficit na aprendizagem dessa disciplina, principalmente nas escolas públicas. Alguns fatores como, a formação de professores, a prática pedagógica, as políticas públicas, condições físicas e estruturais da escola, entre outras, contribuem para a permanência desse quadro. Diante disso, o profissional da educação tem a missão, e o desafio, de procurar melhorar os índices de aprendizagem, através da aplicação de metodologias atrativas, que estimulem o interesse, e que tenham aplicabilidade no estudo a ser transmitido. Neste sentido, a utilização efetiva de jogos como recurso didático, em especial o jogo de xadrez, poderá facilitar o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos, no contexto escolar, de forma lúdica. Dessa forma, através de inquietações vivenciadas nas práxis pedagógicas, ao longo de anos de experiência, surgiu o intuito de fazer uma abordagem pontual sobre a temática. Para tanto, optou-se por um estudo de caso de natureza exploratório-descritivo, numa escola pública de Ensino Médio, na cidade de Caxias - MA, onde o pesquisador é professor. A pesquisa teve a participação voluntária de 60 alunos, pertencentes aos três turnos e turmas da referida escola. Esses alunos responderam a um questionário abrangendo questões, tanto socioeconômicas quanto problemáticas, a respeito do tema proposto. Espera-se que esse instrumento possa dar conta de apontar possíveis soluções atenuantes, no processo ensino-aprendizagem de Matemática. Pretende-se com o resultado deste estudo, mostrar a eficiência do uso do jogo de xadrez, como recurso didático e como potencializador na melhoraria da aprendizagem, e no rendimento dos alunos em Matemática, nessa escola.

  • RODOLFO SOARES TEIXEIRA
  • Preparação Olímpica: Uma intervenção através do Portal da Matemática.
  • Orientador : CARLOS HUMBERTO SOARES JUNIOR
  • Data: 11/05/2021
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho aborda o ambiente virtual Portal da Matemática (OBMEP) como subsídio de preparação olímpica, visando ascensão dos rendimentos educacionais e causando impacto positivo na vida estudantil. A intervenção dá-se por meio de uma sequência de aulas via plataforma Google Meet utilizando-se da Engenharia Didática, enquanto metodologia de pesquisa e da Sequência Fedathi, a qual baseia-se na linha de sequenciações de experiências para dar aprofundamento ao aluno e favorecimento as investigações matemáticas; tendo como sujeitos da pesquisa alunos de 1º ano do ensino médio da E.E.E.P. Antonio Tarcísio Aragão, situada em Ipu-Ce. Os resultados deste trabalho mostram que as metodologias aplicadas foram eficazes no auxílio da exposição dos assuntos escolhidos para trabalhar como sendo os principais e mais contemplados na primeira fase da OBMEP, além de possibilitarem o desenvolvimento de habilidades para trabalhar com questões olímpicas através do Portal da Matemática. 

  • ALINE DE CARVALHO SILVA
  • O programa OBMEP na Escola como instrumento de ensino aprendizagem da matemática na Unidade Escolar Padre Freitas, Piripiri - PI.
  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 30/03/2021
  • Mostrar Resumo
  •  

    No presente trabalho, apresentaremos o programa OBMEP na Escola como ferramenta de ensino e aprendizagem da matemática, mostrando desde a habilitação e seleção de professores até a aplicação do programa na Unidade Escolar Padre Freitas, Piripiri-Pi, nos anos de 2017 a 2019 para turmas de nível 1 e nível 2. Em seguida, apresentaremos algumas noções de estatística descritiva, falaremos sobre os tipos de variáveis, distribuição de frequencia, gráficos, medidas de posição e medidas de dispersão para melhor compreensão dos resultados e discussões feitas ao final do trabalho, sobre a análise dos desempenhos dos alunos nesse período de aplicação do programa, visando assim mostrar os impactos que a Unidade Escolar Padre Freitas obteve com o programa OBMEP na escola.

     


     

  • KELVIS MORAES DA SILVA
  • Criptografia RSA: matemática e suas aplicações
  • Orientador : CARLOS HUMBERTO SOARES JUNIOR
  • Data: 27/02/2021
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação tem como objetivo apresentar metodologias voltada para o ensino de alguns conteúdos comuns da Teoria dos Números na Educação Básica com a criptografia RSA, utilizando para este fim o uso das tecnologias atuais e a própria criptografia. Dessa forma, apresentamos neste trabalho, a definição e alguns fragmentos históricos da criptografia, bem como sua importância para a segurança nos dias atuais. Apresentamos também definições, teoremas e propriedades da Teoria dos Números e da Congruência Modular necessárias para entender e compreender a criptografia RSA, além de textos cifrados pelo método de Cézar, Vigenère e também pela criptografia RSA. Por fim incluímos uma proposta de aplicação da criptografia mediante de uma simulação prática de roubo de informação em uma plataforma de rede social ao qual deve ser criada e trabalhada em trabalhos futuros.

  • GERSON BRUNO PINTO DE AGUIAR
  • A CIRCUNFERÊNCIA ESCRITA COMO O PRODUTO E SOMA DE MATRIZES: UMA NOVA ABORDAGEM DO ENSINO DE MATRIZES NO ENSINO MÉDIO
  • Orientador : CLEIDINALDO AGUIAR SOUZA
  • Data: 26/02/2021
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho mostraremos que uma circunferência centrada em um ponto qualquer, pode ser escrita através de operações com matrizes. Isto fornece uma caracterização de uma circunferência, diferente da caracterização usual, apresentada para estudantes da educação básica. Desta forma, conseguimos uma interpretação geométrica para algumas operações com matrizes. Por meio desta interpretação geométrica, introduziremos a noção de trajetória, e consequentemente a idei de deslocamento de pontos sobre um plano através de matrizes Aplicaremos a ideia de deslocamento de pontos sobre um plano para estudarmos a trajetória descrita por um robô móvel autônomo.

2020
Descrição
  • JOÃO JOSÉ DE BARROS NETO
  • Desvendando o número e
  • Orientador : ROGER PERES DE MOURA
  • Data: 30/11/2020
  • Mostrar Resumo
  • Nosso trabalho tem como principal objetivo o estudo das caracterizações do número e e suas propriedades fundamentais. Exibimos três definições de e e mostramos as conexões entre elas. Com isso pudemos mostrar que e é irracional e também desenvolver um método de cálculo de suas casas decimais, sendo este último nosso principal resultado. A demonstração de que e é irracional tem como pré-requisito o estudo de potências de números irracionais, de aritmética básica e da função exponencial ex. Já o método de cálculo das casas decimais de e exige conhecimento das propriedades fundamentais do conjunto dos números reais (desigualdades, valor absoluto, completude e noções de limite), o estudo de sequências monótonas, progressões e séries geométricas e da teoria de representação decimal de um número real qualquer. Acreditamos que os tópicos abordados nessa dissertação são de grande relevância para a formação de um bom professor de Matemática do ensino básico.

  • FRANCISCO ARAÚJO DE ALMEIDA LEÃO
  • A metodologia contextualizada da OBMEP no processo de ensino-aprendizagem
  • Orientador : JOAO CARLOS DE OLIVEIRA SOUZA
  • Data: 26/10/2020
  • Mostrar Resumo
  • Nesta dissertação discutimos uma metodologia de ensino baseada na preparação dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Para isso, levamos em consideração, a influência da experiência na aquisição do conhecimento. Desse modo, a pesquisa realizada foi de cunho exploratório, com abordagem qualitativa do tipo, estudo de casos, analisando as metodologias usadas em algumas escolas com alto índice de sucesso, tanto na OBMEP como em outras Olimpíadas de Matemática nas cidades de Capitão de Campos e Cocal dos Alves no Piauí. Observa-se que, a metodologia adotada em suas aulas, mais precisamente na preparação para a OBMEP, promove grande aprendizado, compromisso e disciplina por parte dos alunos, pois as referidas escolas possuem duas realidades diferentes, por ser uma pública e outra privada, porém, tomam por
    base os mesmos processos de aquisição de conhecimento e preparação para a competição, obedecendo a um cronograma rígido e colaborativo, onde os próprios alunos seguem criteriosamente as orientações repassadas pelos professores, no intuito de conseguir sucesso na OBMEP. A contribuição desse trabalho é destacar pontos em comuns entre esses casos de sucessos.

  • ROBERTO DOS SANTOS
  • Indicadores de desempenho dos piauienses na OBMEP: Uma aplicação utilizando coeficientes e índices baseados na população
  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 20/10/2020
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho visa buscar uma visão do desempenho do estado Piauí na OBMEP cuja variável número de medalhas, isoladamente, não é capaz mostrar. Mais especificamente, a proposta do trabalho tem como objetivo, identificar os municípios cujo desempenho está sendo influenciado pela variável populacional e os municípios onde isso não acontece, além de realizar comparações do desempenho do estado do Piauí com outros estados brasileiros, analisando a influência populacional nos rankings regional e nacional, de maneira a obter informações mais consistentes para avaliar o desempenho temporal do Piauí na OBMEP baseado nos dados. A abordagem adotada é quanti-qualitativa, de natureza explicativa, realizada com objetivos descritivos e exploratórios e com procedimento em levantamento de dados; métodos: hipotético-dedutivo, indutivo e comparativo. Como resultado, verificou-se a possibilidade de identificar classificações para o desempenho do estado, segundo associação com dados populacionais, onde o mesmo foi classificado em 2ª posição no ranking regional da competição, já no ranking nacional sua classificação passou a figurar na 10ª posição. Por fim, constatou-se que a população está entre as variáveis que se relacionam com desempenho na OBMEP, além de políticas públicas e com isso, conclui-se que essas informações ressaltam o bom desempenho do Piauí na OBMEP.

  • LEANDRO BARBOSA DO AMARAL GUIMARAES
  • Aplicações dos Padrões de Fibonacci no Mercado de Ações: Uma Proposta para o Ensino de Educação Financeira no Ensino Médio
  • Orientador : JOAO CARLOS DE OLIVEIRA SOUZA
  • Data: 30/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho teve como objetivo investigar aplicações da sequência de Fibonacci e do número de ouro na análise técnica de ações, para tal, foram realizados complementarmente, estudos sobre a temática da educação financeira, recorrências e de tópicos da análise técnica de ações, tais como a Teoria de Dow e as ondas de Elliot. Tendo como questionamento inicial: Por ser um ambiente que envolve números, gráficos e padrões é possível aplicar a matemática para buscar padrões na análise de gráfico e ensinar a matemática para alunos do ensino básico nesse contexto ?

    A pesquisa foi do tipo aplicada, tendo como finalidade, desenvolver um produto educacional, no qual é explorado a matemática e temas transversais para serem tratados no ambiente escolar, sendo a mesma de natureza bibliográfica, pois buscou-se em livros, artigos, dissertações e teses, os meios necessários para o embasamento da temática. Para a coleta de dados, utilizou-se o site br.tradingview.com/ para explorar as ferramentas necessárias para a aplicação das retrações, projeções e extensões de Fibonacci.

    Por meio da pesquisa foi possível obter os seguintes resultados: A obtenção das relações entre a Sequência de Fibonacci e o número de ouro, tais como as potências de Fibonacci, Funções de Fibonacci, cálculos das retrações, projeções e extensões de Fibonacci e o estudo dos padrões harmônicos por meio dos níveis de Fibonacci.

    Como produto educacional, foi desenvolvido uma oficina, com carga horário de 30 horas, para ser aplicada com alunos do ensino médio envolvendo a temática Educação Financeira, recorrências, Sequência de Fibonacci, número de ouro e aplicações da Sequência de Fibonacci e do número de ouro na análise técnica de ações.

  • WERTON ALVARENGA BASTOS
  • A Utilização de Circunferências e Círculos na Resolução de Problemas
  • Orientador : GLEISON DO NASCIMENTO SANTOS
  • Data: 28/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho abordamos vários resultados envolvendo o tema círculo e circunferências e aplicamos à resolução de problemas. O objetivo deste trabalho é fornecer um material de apoio para professores de Matemática que atuem no ensino médio e que desejam preparar seus alunos para olimpíadas de Matemática, vestibulares e outros.

     

  • CLEBER PEREIRA DE SOUSA
  • OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Orientador : MANOEL VIEIRA DE MATOS NETO
  • Data: 25/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho trata da implementação de olimpíadas de matemática em escolas e da preparação de alunos para estas competições através de atividades de nivelamento, considerando desde a elaboração e execução do projeto e as sua contribuição para a aprendizagem do aluno, para a formação continuada do professor e para o enriquecimento pedagógico da escola, destacando ainda a importância da sua adequação às diretrizes da preconizadas pela BNCC.
    O trabalho se baseia em relatos, pesquisas bibliográficas e na experiência da implantação do projeto “CONCURSO CANGURU DE MATEMÁTICA BRASIL” realizado com alunos do ensino fundamental na escola São Benedito, do município de Timon, no Maranhão.

  • FRANCISCO BERGSON ARAÚJO GOMES
  • Números Primos, aplicações olímpicas.
  • Orientador : ANTONIO KELSON VIEIRA DA SILVA
  • Data: 22/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, foi explorado o estudo dos números primos e suas aplicações em algumas olimpíadas de matemática. Comparamos dois materiais didáticos que tratam de números primos de formas bem diferentes. Aplicamos, de forma virtual, uma aula sobre os números primos, afim de se verificar na turma, parâmetros fundamentais para um bom desenvolvimento do aprendizado, como: participação, resolução de problemas, entre outros. Enfim, o objetivo deste trabalho foi obter um parâmetro para nortear a abordagem do ensino dos números primos aplicados em provas olímpicas, tal como sua exploração no sistema regular de ensino. Tecer uma opinião de como se deve trabalhar o assunto, baseada em dados obtidos a partir do experimento.


  • MARCELO JOSÉ E SILVA
  • Uso de Jogos como Metodologia no Ensino de Matemática no Ciclo Fundamental: Uma Revisão Sistemática
  • Orientador : ISAIAS PEREIRA DE JESUS
  • Data: 20/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • Esse trabalho é dedicado a uma pesquisa de revisão sistemática que tem por objetivo realizar um estudo sobre a relação entre aprendizagem e o uso de jogos como recurso pedagógico no ensino da disciplina de matemática no ciclo fundamental. O presente estudo contém um protocolo de busca executado de forma a permitir que a revisão seja repetida por outros pesquisadores interessados no tema, configurado em três etapas, a saber, Planejamento, Execução ou Condução e Análise de Resultados, com a realização de um protocolo e formulário de extração de dados, onde foram incluídos estudos publicados a partir de 2017 até 2020. Utilizando a string de busca em bases eletrônicas (Scielo) e (Google Academic), constatou-se que a utilização de jogos no ensino da matemática tem relação com a aprendizagem. Verificou-se também que a forma tradicional de memorização de conteúdos não contribui para o ensino - aprendizagemda matemática, sendo necessária uma reavaliação sobre a forma de ensinarmatemática, assim como também preparar os docentes para utilização desses recursos em sala de aula.

  • SÉRGIO AUGUSTO DIAS CASTRO
  • Algoritmos e Pensamento Computacional como Ferramenta no Processo de Ensino-Aprendizagem
  • Orientador : ANTONIO KELSON VIEIRA DA SILVA
  • Data: 06/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho analisamos alguns dos principais conteúdos apresentados aos alunos do ensino médio no estudo de matemática, sob a perspectiva da construção de algoritmos que modelem passo a passo a resolução de problemas, evidenciando e estimulando o estudo da programação como ferramenta de aprendizagem matemática. Foi feita analogia a uma gama de situações em que pode ser aplicado o pensamento computacional na forma de uma sequência de passos na resolução de problemas cotidianos, correlacionando a matemática com nosso dia a dia. Estudamos também como contornar ou excluir restrições a determinados tipos de problemas, estabelecendo uma sequência de ações viável para a resolução dos mesmos, com uma heurística que busque solução ótima na maioria dos casos possíveis. O objetivo principal do trabalho foi buscar uma ferramenta que atraia o interesse dos alunos por meio de desafios e da utilização prática dos conhecimentos matemáticos. A implementação e compilação dos códigos apresentados foram desenvolvidas com o uso do software livre GNU Octave.

  • IVES LIMA PEREIRA
  • NORTEAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE EM RELACÃO AO CONTEÚDO DE FUNÇÕES PELA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM E PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
  • Orientador : MANOEL VIEIRA DE MATOS NETO
  • Data: 29/06/2020
  • Mostrar Resumo
  •  

  • MARCELO HOLANDA DE SOUZA
  • Análise estatística do IDEB no Piauí: Uma comparação entre as regiões do Estado
  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 27/06/2020
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho aqui descrito teve como dados de entrada os valores de IDEB, disponíveis desde a sua criação, relativos aos 224 municípios do estado de Piauí levando em consideração a rede pública de ensino no qual faz parte a rede municipal, estadual e federal de educação. Esta análise foi feita nos anos 2005, 2007, 2009, 2011,2013 , 2015 e 2017 para os anos iniciais ( 5° ano) e finais (9° ano) dos ensino fundamental. Para o ensino médio foi feita a análise do ano de 2017 em 221 municípios já que nos anos anteriores a análise era feita por amostragem. A metodologia executada consistiu da análise descritiva e inferencial dos dados. Os dados foram retiradas de planilhas eletrônicas disponibilizados no site do INEP onde foram calculados as médias , mediana e desvio padrão, e foram construídos gráficos Boxplot e gerados mapas, para compreender melhor comportamento dos dados ao longo dos anos de estudo, considerando os 224 municípios. A análise inferencial compreendeu a comparação das médias anuais de valores de IDEB. Foram comparadas notas, proficiência em língua portuguesa e em matemática, índices de rendimentos bem como o número de municípios que atingiram as suas metas nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental II . Esta análise também foi nas 6 regiões intermediárias bem como das 19 regiões imediatas para verificar as diferenças entre elas. Afim de verificar se o índice de desenvolvimento humano (IDH) é um fator determinante para os resultados obtidos pelos municípios foi feito uma análise de regressão linear das notas do IDEB 2009 e 2011 com o IDH do ano de 2010.

2019
Descrição
  • DANILO LEONARDO VIEIRA DA ROCHA
  • AS PERSPECTIVAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
  • Orientador : MANOEL VIEIRA DE MATOS NETO
  • Data: 30/08/2019
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como objeto de estudo o ensino da Análise Combinatória, e objetiva, em primeiro lugar, analisar as perspectivas do ensino desta frente ao que preconiza a Base Nacional Curricular Comum, documento que norteia o ensino brasileiro como um todo. Em segundo plano, também propomos uma correlação entre os objetivos alcançados e principalmente os não alcançados quanto à aprendizagem da Análise Combinatória e o domínio da Interpretação Textual, tema aí relacionado diretamente com a Língua Portuguesa. Ademais, também propomos uma breve análise dos instrumentos avaliativos utilizados por parte do Estado Brasileiro para se auferir o progresso discente quanto à Aprendizagem da Análise Combinatória. Finalmente, apresentamos um pequeno compêndio deste tema, com a demonstração dos Princípios Aditivo e Multiplicativo e mais alguns resultados básicos que são de fundamental importância para o Professor do Ensino Médio e que em geral, não são encontradas nos livros didáticos pelos mesmos ao ministrar tal conteúdo.

  • ERIVELTON DA SILVA MACHADO
  • As dificuldades em operações com números racionais: Um estudo para alunos de Coelho Neto - MA
  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 29/08/2019
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades dos alunos do 1o ano do ensino médio, turno matutino, ano 2019, do CE Prof. Antônio Nonato Sampaio, em relação às operações básicas com números racionais, intervindo para a melhoria dessa realidade. Este é um tema de bastante relevância, pois sem o domínio deste conteúdo o aluno não terá como progredir nos estudos, em especial no aprendizado de física e química, onde necessitam rotineiramente operar com números racionais, bem como em sua vida financeira. Além disso, é um tema muito abordado pelo ENEM e que serve de base para outros conteúdos da matemática, como por exemplo, análise combinatória, probabilidade, matemática financeira, logaritmos, entre outros. Neste trabalho mostraremos a importância dos números racionais e sua aplicabilidade em nosso dia a dia, motivo pelo qual é de suma importância que os alunos dominem este conteúdo para que possam progredir nos estudos e na vida. Ao final, fazemos uma análise estatística dos resultados, com gráficos estatísticos e através do teste Wilcoxon.

  • FRANCISCO ANDRELINO DA SILVA
  • A REPRESENTAÇÃO DE UM NÚMERO REAL NUMA BASE QUALQUER
  • Orientador : ROGER PERES DE MOURA
  • Data: 17/07/2019
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho aborda a teoria de representação de números reais numa base qualquer, evidenciando as diferentes bases e maneiras como a representação de um número real pode acontecer e como evoluiu ao longo das civilizações ate os dias atuais. Em nossas construções daremos ênfase na representação decimal, dando uma atenção especial à representação decimal de números inteiros e de números racionais, inclusive as dízimas periódicas. Finalizaremos com algumas observações e algumas questões sobre a teoria de representação de um número real numa base qualquer e suas aplicações.

  • JAKELINE DE OLIVEIRA MACHADO SOARES
  • ANÁLISE ESTATÍSTICA DO IDEB DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI
  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 05/07/2019
  • Mostrar Resumo
  • Atualmente, as informações sobre a educação básica tem sido divulgadas por meio do sistema de avaliação externa, que tem como eixo central o rendimento dos alunos e o desempenho dos sistemas de ensino. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise estatística dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município de Teresina, bem como verificar o desempenho de proficiência dos alunos no ciclo de 2017 com relação as categorias: tempo integral/parcial, zona urbana/rural , sexo masculino/feminino e turno matutino/vespertino. Inicialmente apresentou-se um breve histórico sobre a avaliação externa no Brasil. No segundo capítulo encontram-se os principais conceitos estatísticos que fundamentaram a elaboração desse estudo. O seguinte capítulo aborda o percurso metodológico realizado a fim de que os objetivos fossem alcançados. No quarto capítulo fez-se uma análise estatística e inferencial dos resultados obtidos . Finalmente, o estudo detectou que os alunos do 5°ano encontram-se no nível adequado em Português e Matemática, enquanto que os alunos do 9° ano em português encontram-se no nível adequado e em Matemática no nível básico. Constatou-se também que existem diferenças significativas na distribuição do 5°ano relacionadas a todas as categorias analisadas, com relação ao 9°ano existe diferenças significativas de proficiência quanto ao turno ( em Matemática), a zona (em Português e Matemática), o sexo (em Português e Matemática)

  • MARINA FRANÇA OLIVEIRA
  • A Circunferência de Centro na Origem Como Produto de Matrizes
  • Orientador : CLEIDINALDO AGUIAR SOUZA
  • Data: 25/06/2019
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo mostrar, através da igualdade de conjuntos, que o conjunto das circunferências de centro na origem pode ser escrito como o produto de um ponto, pertencente a circunferência, por uma matriz ortogonal pré-fixada. Para isso, nos primeiros capítulos serão apresentados conceitos básicos e propriedades usuais de plano cartesiano, circunferência e matrizes, através de uma linguagem acessivel e democrática. Por fim, apresentamos aplicacões do resultado obtido para resolver problemas de matemática financeira e ao definir ponto interno e externo a circunferência de centro na origem como produto de matrizes, mostrando que esta denicão concorda com a denicão clássica de ponto interno e externo a uma circunferência.

  • FERNANDO SARAIVA DO REGO JUNIOR
  • Cadeias de Markov no Estudo de Probabilidade no Ensino Médio
  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 19/06/2019
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho abordamos inicialmente um resumo de probabilidade com um contexto histórico dos principais matemáticos que contribuíram com o desenvolvimento da teoria das probabilidades, conceitos, exemplos e aplicações no nosso cotidiano. No capitulo que trata sobre Processos Estocásticos foram feitas definições e exemplos com ênfase em cadeias de Markov. Apesar de ser um conteúdo pouco abordado, até mesmo no ensino superior em cursos de licenciatura em matemática, cadeias de Markov são um conteúdo com vastas aplicações no nosso cotidiano e que podemos levar para sala de aula para ser trabalhado junto com os conteúdos de Estatística e Probabilidade. Nosso trabalho ainda conta com aplicações em jogos de futebol através de tabelas e gráficos que facilitam o entendimento, aprendizado e análises dos resultados obtidos.
  • ANDRÉ DAMASCENO DE SOUSA
  • A Estatística no Cotidiano de Professores do Ensino Médio
  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 13/06/2019
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho trata de como a Estatística é aplicada no cotidiano de professores do Ensino Médio, no contexto de suas aulas e, também, como auxílio na tomada de decisão em sua atividade extraclasse. Nesse trabalho é feita uma análise do levantamento de como os professores utilizam a Estatística em seu cotidiano, bem como sugestão de situações em que tal conhecimento pode ser utilizado. Foi realizada uma consulta, através de um questionário contendo 10 questões, junto a 34 professores das quatro áreas do conhecimento do Ensino Médio a respeito do que sabiam sobre Estatística, bem como se a utilizavam e com que frequência. Tal pesquisa apresenta como a Estatística é uma interessante ferramenta de ensino e que, muitas vezes, ela está sendo utilizada e não percebemos. Além disso, é feita uma análise descritiva dos dados e testes estatísticos para verificar o grau de associação entre as respostas dos entrevistados para saber se há relação entre as variáveis.

  • LUCAS PEREIRA VIANA
  • Matemática e Educação Financeira: Uma Análise no Contexto Escola e Família
  • Orientador : GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
  • Data: 30/01/2019
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho aborda os conceitos básicos sobre Matemática Financeira aplicado a Educação Financeira. Neste sentido, foi realizada uma vasta pesquisa utilizando a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), bem como as literaturas disponíveis que abordam o contexto escola e família para analisar a situação brasileira em relação a abordagem tanto na escola quanto no meio familiar. Esse tema é bastante apropriado, principalmente, a alunos, pais de alunos e professores que buscam uma visão mais adequada da Matemática Financeira, além de ser uma motivação para os estudo de Matemática e Atualidades mostrando na prática a resolução de problemas do cotidiano. Por fim, são usadas algumas aplicações com o auxílio de planilhas eletrônicas mostrando a previsão de rendimentos em aplicações financeiras.

2018
Descrição
  • FRANCISCO NELSON BELCHIOR FERNANDES DE CARVALHO
  • UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DO PROGRAMA CIDADE OLÍMPICA EDUCACIONAL
  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 31/10/2018
  • Mostrar Resumo
  • As olimpíadas de matemática foram criadas com o propósito de incentivar o estudo de matemática entre os alunos e de descobrir novos talentos para as ciências. Nesse sentido a Secretaria Municipal de Educação de Teresina criou, em 2012, o Programa Cidade Olímpica Educacional. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise estatística dos resultados do Programa Cidade Olímpica Educacional nas olimpíadas de matemática. Bem como, mostrar a relação entre o Cidade Olímpica e as olimpíadas de conhecimento e descrever os projetos desenvolvidos na área de matemática. Inicialmente apresentou-se as olimpíadas de matemática das quais o programa participa; em seguida descreveu-se a evolução histórica do Cidade Olímpica, com destaque para a inserção de oficinas profissionalizantes para atender aos pais. No capítulo seguinte, relatou-se os projetos matemáticos de construção do teodolito com isopor, campeonato de pipas, desenho geométrico, Geogebra e cubo mágico. Na sequência, apresentou-se a estatística descritiva como metodologia utilizada, descrevendo as medidas de posição central: moda, média e mediana e as medidas de dispersão: variância e desvio padrão. Finalmente, fez-se uma análise estatística dos resultados obtidos nas olimpíadas de matemática, tecendo um comparativo entre os resultados dos alunos do município de Teresina que fazem parte do Programa e dos que não fazem parte, separando os resultados por olimpíadas. E dessa forma, constatou-se um crescimento regular do ganho de medalhas por parte dos alunos participantes do Cidade Olímpica.

  • KIM CARLOS SANTOS
  • A Matemática na Cartografia e o Uso de Mapas no Ensino de Matemática na Educação Básica
  • Orientador : MANOEL VIEIRA DE MATOS NETO
  • Data: 31/10/2018
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho apresentamos, de forma sintética, os mais amplos conteúdos Matemáticos abordados na Cartografia, desde tópicos elementares aos mais sofisticados. Tais conteúdos são utilizados não só na elaboração de mapas, mas também na codificação de informações e na sua interpretação. Neste sentido, ressaltamos aqui a relevância do uso de mapas no ensino de matemática, destacando-o como um instrumento motivador da aprendizagem e de auxílio para assimilação de conceitos matemáticos, além de opção para abordagens interdisciplinares no Ensino Fundamental e Médio.

  • FRANCISCO RONNY CARVALHO BARBOSA
  • O MÉTODO CRIATIVO DE ARQUIMEDES
  • Orientador : NEWTON LUIS SANTOS
  • Data: 30/10/2018
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho visa mostrar a grandiosidade deste que é, por muitos, considerado o maior gênio da antiguidade. De uma vida voltada às descobertas, muito lhe é creditado, sejam inventos mecânicos ou seja sua grande paixão, a matemática pura. Do pioneirismo do cálculo de áreas de figuras curvilíneas até o cálculo de volumes de sólidos dessa natureza, traz-se aqui uma mostra de sua extensa obra, a nível de compreensão de um estudante de ensino básico. A simplicidade dos argumentos e as construções de profunda imaginação, mostram que muito pode ser feito com uma matemática que hoje é considerada nesse nível de ensino, mas com resultados que refletem problemas atualmente estudados no nível superior. Da capacidade mental para cálculos de grande ordem à imaginação de utilizar-se de comparar "pesos"de segmentos e figuras planas para o cálculo de áreas e volumes, traz-se aqui algumas aplicações suas dessas técnicas que, mesmo em sua simplicidade, de tão inovadoras e originais, tiveram que esperar mais de mil e seiscentos anos para que voltassem a serem aperfeiçoadas.

  • JOSÉ CLEDES BRAGA
  • Fractais e aplicações no ensino básico
  • Orientador : LIANE MENDES FEITOSA SOARES
  • Data: 26/10/2018
  • Mostrar Resumo
  • Procuramos por meio deste trabalho salientar a importância dos fractais no que se refere à sua definição, teoria e suas aplicações na educação básica. Neste trabalho procurar-se-á mostrar o que os fractais apresentam neste campo, sua utilização, seus principais autores e possíveis aplicações nessa etapa do ensino. Neste trabalho é também destacada a definição de fractal, sua transcorrência histórica e sua utilização na sala de aula como consolidador do conhecimento. Vários exemplos de fractais naturais e matemáticos são destacados mostrando uma propriedade particular dos fractais "a autossimilaridade". Também são destacadas suas consonâncias com sequências, contagem e outras aplicações em contexto com conteúdos da educação básica. A construção destas formas tão irregulares e impressionantes é colocado em ênfase o que nos leva a ter uma visão diferenciada dos objetos que nos rodeia, não mais vendo apenas como pontos, retas ou círculos. A dimensão dos fractais, assim como sua construção, é vista aqui com relevante importância, pois esta dimensão não inteiriça ultrapassa a topologia da geometria euclidiana, encontrando-se, por exemplo, entre zero e um, um e dois, dois e três. Dentre estas dimensões são destacadas a curva de Koch, o conjunto de cantor entre outras. Neste trabalho vamos nos deter a uma aplicação com maior direcionamento ao ensino básico, buscando assim um manuseio de cálculos que não necessite do uso direto de recursos computacionais.

  • JOSÉ DAISSY RIBEIRO NOBRE
  • Demonstrações Matemática: importância e contribuições para a aprendizagem no Ensino Médio
  • Orientador : LIANE MENDES FEITOSA SOARES
  • Data: 26/10/2018
  • Mostrar Resumo
  • Estetrabalho de pesquisa trata de mostrar que as Demonstrações estão incorporadas à prática da Matemática, que são ferramentas para provar as afirmações feitas nesta ciência e procura verificar a importância delas nas aulas de Matemática do Ensino Médio. Enfatiza-se a apresentação da definição formal de uma Demonstração Matemática e sua relação com os objetivos, conteúdos e processo de ensino. Esta dissertação objetiva também identificar e definir as Componentes do Ensino da Matemática, a Conceituação, a Manipulação e as Aplicações, procurando mostrar que são elementos importantes no processo de ensino da Matemática, reforçando que seu uso bem equilibrado pode contribuir significativamente para uma melhor aprendizagem dos conceitos acerca da Matemática. Para análise da influência das Demonstrações na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática e para a formação geral do educando do Ensino Médio, versa-se também, no âmbito desta pesquisa, sobre as diferentes Técnicas de Demonstrações em Matemática e as suas adequações de acordo com a necessidade para demonstrar resultados. Com foco nesse objetivo, apresenta-se uma lista de alguns resultados e fórmulas presentes no currículo do Ensino Médio, acompanhadas, é claro, de suas respectivas Demonstrações. Finalmente, conclui-se que asDemonstrações em Matemática têm papel fundamental para sua verificação como ciência e, desta forma, vislumbra-se uma maior popularidade das Demonstrações entre os professores de Matemática do Ensino Médio e também despertar nos alunos desta etapa de ensino o desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo visando uma aprendizagem mais completa.

  • DIEGO CAVALCANTE DE SOUSA
  • O Uso do Teodolito Caseiro como instrumento de Ensino da Trigonometria
  • Orientador : JOAO CARLOS DE OLIVEIRA SOUZA
  • Data: 18/10/2018
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem por objetivo geral apresentar e discutir uma proposta didática que explore o uso do teodolito caseiro no ensino da Trigonometria, especialmente no Ensino Médio, buscando evidenciar uma forma de abordar o assunto. Os objetivos específicos são: elaborar uma sequência didática com atividades de construção e utilização do teodolito para o ensino de medida de alturas, desenvolver a sequência didática em uma sala de aula do Ensino Médio, aplicar um instrumento de avaliação da proposta didática na turma em que a proposta foi desenvolvida. O desenvolvimento deste trabalho teve como base as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), onde se buscou orientações que norteassem o ensino da Matemática no Ensino Médio.

  • FRANCISCO QUEIROZ DOS SANTOS
  • Lógica Proposicional e Argumentativa aplicada ao ensino médio
  • Orientador : MARIO GOMES DOS SANTOS
  • Data: 21/09/2018
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo um estudo bem detalhado dos conteúdos da lógica proposicional e argumentativa que possam ser aplicados em assuntos do ensino médio, afim de desenvolver nos alunos a capacidade de raciocínio lógico analógico ou argumentativo, definido o resultado através de argumentos que possam ser dedutivos ou indutivos. Propõe-se a utilização dos conteúdos da lógica como estratégias de ensino aprendizagem voltada ao ensino médio, aplicada em especial aos alunos do 1º e 2º ano do ensino médio e aos alunos do 1º período dos campi da Universidade Estadual do Maranhão (Centro de Estudos Superiores de Caxias e Centro de Estudos Superiores de Coelho Neto): Nas turmas de Ensino Médio foi trabalhado como um conteúdo que possa ser acrescentado aos assuntos do ensino básico, tais como teoria de conjunto, funções, geometria e sequência. Nas turmas de 1º período mostramos na disciplina a importância de ser trabalhado o conteúdo da lógica e houve a aplicação dos jogos, causando no aluno a tomada de decisões em situações diversas. Inicialmente será feito um breve histórico, onde conhecemos o surgimento e desenvolvimento do estudo da lógica até os dias atuais, nos capítulos posteriores trabalhamos a lógica proposicional nos conectivos, circuitos lógico, lógica argumentativa e jogos interativos dando ênfase as regras de inferências, equivalências lógicas e desenvolvimento do argumento cognitivo. Para tanto foram feitos 5 capítulos específicos referentes a cada item, destacando suas aplicações, demonstrações e causando melhor entendimento como base de sustentação teórica nos conteúdos. No intuito de confirmar a aplicação e progressão deste trabalho temos o 6º capítulo onde está a metodologia que caracteriza como foi desenvolvido o direcionamento dos objetivos específicos e o 7º capítulo onde se destaca a pesquisa, firmando a ideia de que é possível e necessário o uso da lógica em sala de aula.

  • ANNA KARLA BARROS DA TRINDADE
  • Modelagem Matemática da População de Teresina e da Dengue
  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 14/09/2018
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo desenvolver a Modelagem Matemática no estudo do crescimento da população e dos números de casos diagnosticados da Dengue do município de Teresina. Para tanto, uniu-se Modelagem Matemática e suas etapas juntamente com alguns modelos. Em seguida, para o desenvolvimento da modelagem, fez-se um levantamento dos dados do nosso problema de estudo e desenvolveu-se então uma modelagem contínua e discreta. Observou-se que os modelos discretos se ajustam melhor aos dados e, por fim, fez-se a comparação dos modelos do crescimento da população e do número de casos notificados da Dengue no município de Teresina.

  • PAULO ROBERTO RODRIGUES DE ARAUJO JUNIOR
  • Desigualdades Elementares e suas Aplicaçõoes no Ensino Básico.
  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 26/04/2018
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta um estudo sobre algumas Desigualdades Elementares e suas aplicaçõoes no ensino básico, coletado de artigos, teses e livros acerca do tema. Inicialmente é dado o conceito de desigualdades apresentando suas demonstrações e posteriormente mostrando sua aplicabilidade por meio de um exemplo prático em detrimento de uma aprendizagem mais rigorosa. Para realizaçãao destas demonstrações foram necessários conhecimentos de álgebra elementar, geometria euclidiana, construções geométricas, indução matemática, além de vários outros conhecimentos. A apropriação e a assimilaçao da Teoria das Desigualdades por parte de professores e alunos do ensino médio servem como justificativa desse estudo.

2017
Descrição
  • ANTONIO MARCELO FERREIRA AGUIAR
  • O Uso de Grandezas Proporcionais no Ensino de Física
  • Orientador : MARIO GOMES DOS SANTOS
  • Data: 01/12/2017
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho buscamos estabelecer uma relação entre proporcionalidade e resolução de determinados problemas aplicados à Física nos quais, observamos que determinadas grandezas físicas se relacionam através de uma função da forma f(x) = ax, linear. Acreditamos que a compreensão de diversos fenômenos físicos deve ser modelada pela forma citada. Deste modo, procuramos subsidiar professores das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio com base em pesquisa bibliográfica nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), LIMA(2012; 2005), HALLIDAY(2009), ALVARENGA(1992), através da modelagem de determinados fenômenos físicos utilizando o conceito de proporcionalidade como recurso da compreensão de conceitos de Física ou Matemática por vezes, numa abordagem interdisciplinar. Finalizamos comentando diversas aplicações em provas de vestibulares tradicionais, Exame Nacional do Ensino Médio, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Exame de Acesso do Profmat.

  • MARQUIEL FELIPE DA SILVA
  • Grau de letramento estatístico: uma aplicação para alunos de uma escola pública em Teresina-PI
  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 20/09/2017
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo deste trabalho é avaliar o grau de letramento estatístico com alunos do ensino Fundamental II de uma escola municipal de Teresina do estado do Piauí, a partir de um instrumento elaborado e validado pelas pesquisadoras Watson e Callingham. Para a presente pesquisa foi aplicado dois questionários aos alunos do 7º ao 9º ano do turno manhã da escola: questionário perfil do aluno e questionário estatístico. Do questionário estatístico completo, foram selecionadas apenas 8 questões para serem analisadas nessa pesquisa, utilizando o critério de representatividade dos conceitos estatísticos/probabilísticos para o ensino fundamental II. As respostas dos 224 alunos foram classificadas de acordo com as categorias definidas pelas pesquisadoras Watson e Callighman com pequenas adaptações ao contexto em que se inserem os alunos teresinenses. Os resultados desse trabalho indicam uma deficiência no ensino matemático dos conteúdos referentes à estatística. Esse estudo também revela a importância de se trabalhar esta parte do conhecimento de forma mais didática com situações mais próximas do cotidiano do aluno para uma melhor absorção dos mesmos de forma a torná-la mais apreciada e reconhecida sua importância no dia-a-dia do aluno.

  • NERIVALDO VIRGINIO DA SILVA
  • Um estudo sobre o desempenho dos alunos do Estado do Piauí na OBMEP
  • Orientador : JOAO BENICIO DE MELO NETO
  • Data: 20/09/2017
  • Mostrar Resumo
  • Partindo do pressuposto da crescente e significativa expansão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), esta pesquisa tem como objeto de investigação sobre o desempenho dos alunos Piauí nesta competição, tendo como ponto de observação o número de medalhas e o envolvimento dos municípios piauienses entre os anos de 2005 a 2016. Neste trabalho foi feito um levantamento dos dados, cuja abordagem é quanti/qualitativa com objetivo descritivo. O principal objetivo deste trabalho é verificar a desempenho temporal do Piauí na OBMEP, desde seu surgimento até o ano de 2016, a partir do número de medalhas. Os objetivos específicos são: apresentar a definição da OBMEP, apontando seus objetivos, níveis, fases e premiações; descrever o quantitativo de medalhas em cada modalidade; apontar o grau de envolvimento dos munícipios frente às edições da OBMEP; e discutir a relação entre quantitativo de medalhas e a abrangência na participação dos municípios do Estado. Primeiramente foi feito um levantamento O estudo mostrou que o Piauí tem bons rendimentos e boa participação na competição, comparado com rendimentos médios dos outros estados do Brasil.

  • CARLOS ALBERTO JUNIOR TORRES
  • “Em Busca de Campeões”: Preparatório para a OBMEP no Município de Alto Longá.
  • Orientador : LIANE MENDES FEITOSA SOARES
  • Data: 30/08/2017
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho contamos a história de Alto Longá com ênfase no Ideb, Índice de Desenvolvimento na Educação Básica, fazendo um comparativo entre as escolas estaduais e municipais deste município. A ideia principal foi fazer um preparatório para esses alunos dessas escolas com o intuito de prepará-los para a participação da OBMEP, pois inicialmente esses alunos além de não conhecerem o programa eles não tinham incentivo e nem vontade de participar. Verificamos que todo esforço empregado deu resultados positivos: aumentaram o número de alunos participantes e também as premiações para estes. Ainda podemos ressaltar, que este trabalho possibilitou aos alunos o conhecimento das inter-relações entre os diversos campos da Matemática e com isso o desempenho na disciplina melhorou consideravelmente, aumentando até a nota do Ideb.

  • SÉRGIO ADRIANO MARQUES DA SILVA
  • Introdução aos Métodos de Detecção de Erros em Sequências Numéricas
  • Orientador : GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
  • Data: 14/08/2017
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta os principais métodos de detecção de erros de transmissão de sequências numéricas pelo cálculo do dígito verificador, incluindo na discussão os seguintes tópicos: tipos de erros, os métodos de detecção pela Aritmética Modular e pelo grupo diedral D5, a eficácia de cada um e algumas aplicações reais. Este trabalho também apresenta uma sugestão de abordagem desta temática no Ensino Médio.

  • GILMAR ALVES BRITO
  • A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE: UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E GEOGRAFIA
  • Orientador : GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
  • Data: 10/08/2017
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho buscamos desenvolver o estudo dos conceitos e resultados básicos da Geometria Esférica explorando sua associação com o globo terrestre, procurando instigar professores de Matemática e alunos da educação básica, em especial do ensino médio, a trabalharem em sala de aula com esta nova geometria. Conceitos geográficos como paralelos, meridianos, latitudes, longitudes e fusos horários estão baseados em ideias geométricas que, quando trabalhadas neste contexto, conduzem o aluno a uma melhor compreensão e aprendizagem do tema. Dito isto, no presente material elucidamos como a utilização do globo terrestre, com suas consequentes questões envolvendo, por exemplo, cálculo de distâncias, ângulos e áreas na esfera, abre caminho para um interessante trabalho interdisciplinar entre a Matemática e a Geografia. Apresentamos também um breve estudo dos triângulos esféricos e de suas relações métricas, que associam comprimentos dos lados e ângulos entre os mesmos, além de compará-los com os triângulos planos da Geometria Euclidiana. Outro ponto discutido neste trabalho foi a importante relação entre as coordenadas geográficas e as coordenadas cartesianas no espaço. Por fim, mostramos como o estudo da posição relativa de duas ou mais esferas e as relações entre coordenadas geográficas e cartesianas explicitam as ideias matemáticas envolvidas no funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

  • HILQUIAS SANTOS DE OLIVEIRA
  • da Dissertação: Algumas constantes reluzentes da Matemática: o número de ouro, a constante de Euler-Mascheronni e a dimensão de cobertura de Apolônio
  • Orientador : NEWTON LUIS SANTOS
  • Data: 04/08/2017
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho é feita uma exposição a respeito de algumas constantes notáveis da matemática e cujos elementos geradores fazem parte do contexto do ensino médio, mas que apresentam aplicações que vão além da matemática básica. Para tal, serão definidos os elementos chave, como surgem estas constantes e serão elencadas algumas de suas aplicações. Esperamos, com este trabalho, motivar e despertar a curiosidade do leitor neste tema.

  • JEOVAN LIRA DOS SANTOS
  • Extensões de Corpos e Três Problemas Clássicos de Construções Matemática
  • Orientador : JOAO BENICIO DE MELO NETO
  • Data: 29/03/2017
  • Mostrar Resumo
  • Durante o desenvolvimento da geometria plana na Grécia antiga, surgiram três problemas que se mostraram sem solução para matemática Grega da época. Esses problemas ficaram conhecidos na literatura com a duplicação do cubo, a quadratura do círculo e a trissecção do ângulo. Os três são problemas de construção geométrica, utilizando apenas régua não graduada e compasso. Apesar do enunciado dos mesmos serem bem simples, eles desafiaram o poder inventivo de inúmeros matemáticos e intelectuais, durante mais de dois mil anos. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a impossibilidade de resolução dos três problemas clássicos (também conhecidos como impossibilidade clássica), usando somente régua não graduada e compasso. Dessa forma, fizemos um apanhado sobre trigonometria, números complexos, anel, corpos, homomorfismo, polinômios, extensões algébricas e pontos construtíveis. Fazendo do conhecimento supracitado, foi possível enunciar e provar todos os teoremas necessários para alcançarmos o objetivo já mencionado.

  • WYLSON ALMEIDA CARVALHO DE ARAÚJO
  • Matemática Financeira no Ensino Médio: Análise de livros didáticos e uma nova abordagem
  • Orientador : MARIO GOMES DOS SANTOS
  • Data: 24/03/2017
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem da Matemática Financeira nos livros didáticos, apresentando uma reflexão sobre o seu ensino. Foram analisadas duas obras, que por questão de ética vamos chamá-las de obras A e obra B. Estes livros foram escolhidos por fazerem parte de obras mais adotadas e difundidas nas escolas do brasil. Ao adotarmos um livro, deve-se observar a sua concordância com as orientações nacionais. Portanto, será realizado uma análise técnica, sem qualquer desprestígio com os autores das obras, apenas reflexões sobre o ensino da matemática financeira e sua concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Guia Nacional do Livro Didático, além de sugerir uma proposta de ensino ressaltando uma grande questão da Matemática Financeira “A Tomada de Decisão”.

  • HUÉRLLEN VICENTE LEMOS E SILVA
  • O uso do cubo mágico para o ensino da geometria plana e espacial do ensino médio
  • Orientador : ISAIAS PEREIRA DE JESUS
  • Data: 20/02/2017
  • Mostrar Resumo
  •         O objetivo desse trabalho é apresentarmos a utilização de jogos enquanto instrumento pedagógico crítico e contextualizado, contribuindo para a formação integral do aluno. Além disso, apresentamos alguns conceitos matemáticos pertinentes à geometria plana e espacial do ensino médio dando ênfase ao jogo do cubo mágico, onde trabalhamos resoluções de questões abordadas em olímpiadas e vestibulares.

  • ADECIO DA SILVA SANTOS
  • Cônicas e Quádricas para o Ensino Médio
  • Orientador : NEWTON LUIS SANTOS
  • Data: 13/02/2017
  • Mostrar Resumo
  •         Neste trabalho são abordados os temas cônicas e quádricas de uma forma não tradicional. São desenvolvidos alguns aspectos de cônicas com pesos (definidas a partir da sua caracterização como lugar geométrico) dando origem a "Curvas quárticas", ou seja, curvas cuja equação cartesiana é polinomial de ordem quatro. São estudadas as superfícies quádricas como lugar geométrico que é uma abordagem natural, porém, não encontrada na literatura clássica. Como tecnologia de apoio é feito o uso recorrente do software GeoGebra. São descritas estratégias físicas para a construção das cônicas clássicas, a saber o "elipsógrafo", o "parabológrafo"e o "hiperbológrafo". Finalmente, é apresentado e descrito o recurso didático, criado e desenvolvido em parceria com os alunos "quizzes-cônicas e quádricas"para auxiliar e estimular o estudo do tema. O presente trabalho busca motivar o estudo e pesquisa envolvendo alunos e professores neste importante tema da geometria.

2016
Descrição
  • ANTÔNIO UCHÔA DE OLIVEIRA
  • Quadriláteros Cíclicos e o Teorema de Brahmagupta

     

  • Orientador : MARIO GOMES DOS SANTOS
  • Data: 28/09/2016
  • Mostrar Resumo
  •         Este trabalho tem como objetivo mostrar e fazer algumas aplicações de uma importante fórmula, mas pouco utilizada, da geometria plana, que é a fórmula de Brahmagupta, usada para calcular a área de quadrilátero definido como cíclico. Apresentamos também a fórmula de Heron, mostrando que há entre essas duas fórmulas uma estreita relação. Na verdade, aplicando a fórmula de Brahmagupta em um quadrilátero e fazendo com que um dos lados desse quadrilátero se anule, recaímos na fórmula de Heron. Estudos posteriores, atribuídos ao matemático alemão Carl Anton Bretschneider, generalizaram a fórmula de Brahmagupta, chegando-se a uma fórmula que se aplica ao cálculo da área de um quadrilátero convexo qualquer. Os dados históricos e biográficos de Heron e Brahmagupta também são mencionados neste trabalho, buscando compreender o contexto de sua época, de seus estudos e descobertas. Finalmente, apresentamos algumas aplicações da fórmula de Heron e da fórmula de Brahmagupta em algumas situações do cotidiano.

  • ANNA THECYA OLIVEIRA LIMA
  • Teorema de Menelaus e de Ceva: Apresentação, Demonstração e Aplicação.
  • Orientador : MARIO GOMES DOS SANTOS
  • Data: 09/09/2016
  • Mostrar Resumo
  •         O objetivo principal desse trabalho é a apresentação dos Teoremas de Menelaus e de Ceva, e como se relacionam. O primeiro trata da colinearidade de três pontos sobre as retas suportes dos lados de um triângulo. O segundo se refere à concorrência de três segmentos que unem cada vértice a qualquer ponto do lado oposto de um triângulo. Inicialmente faremos uma breve exposição das biografias e obras dos criadores desses teoremas, os matemáticos, Menelaus (100 d.c.) e Ceva (1648), que apesar de 15 séculos de diferença de seus nascimentos, tem seus nomes interligados a esses dois importantes teoremas. Destacaremos de forma pontual algumas definições básicas de geometria euclidiana, relacionadas aos triângulos, como: proporcionalidade de segmentos, congruência e semelhança de triângulos, cálculo de áreas e trigonometria. Depois será exposto, de forma detalhada para facilitar o entendimento dos alunos e professores do ensino médio, as diferentes apresentações e demonstrações do Teorema de Menelaus e de Ceva, mostrando que são elementares e de fácil assimilação pelos os alunos, motivando, assim, a abordagem desse tema em sala de aula. Ao final faremos outras considerações sobre os teoremas, com a finalidade de mostrar sua abrangência, e apresentaremos algumas aplicações de questões de concursos e de olimpíadas relacionadas com os Teoremas de Menelaus e de Ceva.

  • RAIMUNDO ALVES DE BRITO
  • Funções Convexas e Desigualdades

  • Orientador : JOAO XAVIER DA CRUZ NETO
  • Data: 31/08/2016
  • Mostrar Resumo
  •         Neste trabalho estudaremos o conceito, as principais propriedades e algumas aplicações das funções convexas de uma variável real, de modo que nosso principal objetivo é mostrar sua utilização em problemas que envolvem desigualdades, em especial àqueles que vemos na educação básica. Demonstraremos as desigualdades de Jensen, de Bernoulli, estudaremos as médias de potências que, culminam nas desigualdades entre médias e demonstraremos também as desigualdades de Young, de Hölder e de Minkowski. Finalmente, apresentaremos uma seção com problemas que envolvem máximos ou mínimos, nos quais aplicaremos as técnicas estudadas ao longo deste trabalho.

  • JELVES ARON PRESLEY DA COSTA LIMA
  • Concepções teóricas e metodologia de ensino para o tratamento da informação no ensino fundamental

  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 30/08/2016
  • Mostrar Resumo
  •         A globalização das informações leva a uma demanda social crescente na capacidade dos indivíduos em interpretar e analisar dados estatísticos apresentados em gráficos e tabelas. Os conteúdos do bloco tratamento da informação permitem ao aluno desenvolver habilidades de elaboração de hipóteses, capacidade de sintetizar informações, leitura e interpretação de dados numéricos. Dessa forma, a adoção de técnicas pedagógicas que promovam mudanças na forma de desenvolver o tema em sala de aula ganha importância. Assim, este estudo propõe uma abordagem do tratamento da informação no ensino da matemática, identificar aspectos conceituais da estatística e abordar práticas de ensino-aprendizagem para o tratamento da informação, no âmbito da sala de aula, com o objetivo de avaliar a aplicação de oficinas como ferramenta didática capaz de favorecer a construção do conhecimento. Foi aplicado na turma do 6º ano da Escola Municipal Ananias Murad e 7º ano da Escola Municipal Senador Archer, localizadas em Codó-MA, três pré-testes, duas oficinas e três pós-testes sobre os conteúdos do bloco tratamento da informação. Foi feito um relatório do desempenho dos alunos nas oficinas e compararam-se os resultados dos testes através de tabelas e gráficos para determinar se houve evolução no desempenho dos alunos ao longo da metodologia aplicada. Também foi feito o teste de hipótese de Student, para observações pareadas, a fim de determinar com mais precisão se houve evolução no desempenho dos alunos entre os testes.

  • BRUNO OLIVEIRA DE SOUSA
  • Matemática Financeira e os Sistemas Financeiros no Cotidiano

  • Orientador : JOAO BENICIO DE MELO NETO
  • Data: 30/08/2016
  • Mostrar Resumo
  •         O presente trabalho tem como objetivo proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos ligados à Matemática Financeira, tomando como base algumas situações reais de financiamento e utilizando como metodologia a identificação dos principais conceitos em aplicações no cotidiano. Para isso, fizemos uma breve revisão dos conteúdos que falam de razão, proporção, porcentagem, função afim e função exponencial, conteúdos estes, indispensáveis para o bom entendimento do tema em questão, em seguida, foram mostradas as principais definições relacionadas aos regimes de capitalização simples e composta, exemplificando cada tipo e verificando o comportamento destes sistemas graficamente, na sequência, trabalhamos com o cálculo de valores futuros e presentes em situações que envolvem aplicações periódicas de certos valores e mostramos os sistemas de amortizações PRICE e SAC identificando os principais conceitos relacionados ao presente tema em situações reais. Por fim, concluímos que trabalhando com situações do cotidiano, o aluno desperta uma maior curiosidade, facilitando assim, o seu entendimento no tema em questão.

  • JOSEMAR LOPES DE OLIVEIRA
  • Uso do princípio de Cavalieri no cálculo de áreas e de volumes

  • Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
  • Data: 26/08/2016
  • Mostrar Resumo
  • Comumente utilizamos o Princípio de Cavalieri para cálculo de áreas de figuras planas e de volumes de sólidos. Neste trabalho, apresenta-se um pouco sobre a história das áreas de algumas figuras planas, sobre o Princípio de Cavalieri e sobre as demonstrações dos sólidos estudados na Educação Básica, utilizando como base as ideias intuitivas do volume de um paralelepípedo reto e o Princípio de Cavalieri. Finalmente concluiremos com alguns problemas propostos para a aplicação do Princípio de Cavalieri com áreas e volumes de figuras geométricas, nas quais se deseja mostrar a importância deste Princípio no estudo de Matemática.

  • VIVIAN MARIA BARBOSA SARAIVA CIPRIANO
  • A Construção dos Números Inteiros e Racionais pelo método da simetrização e aplicações.
  • Orientador : ROGER PERES DE MOURA
  • Data: 26/08/2016
  • Mostrar Resumo
  •         Este trabalho apresenta a construção do conjunto dos números Inteiros e dos números Racionais pelo método da simetrização, popularizado pelo filósofo matemático Bertrand Russelll, tomando como base o conjunto dos números Naturais. Apresenta também algumas aplicações desses conjuntos numéricos. Sobre números naturais consideramos o método de demonstração por indução finita e a notação de somatório e produtório. Como aplicação dos Inteiros exibimos os seguintes tópicos básicos da teoria elementar dos números: divisibilidade, congruência, números primos e um estudo sobre a mudança de base de um sistema de numeração. Como complemento do estudo dos Racionais são apresentados os conceitos de valor absoluto e de mudança de base de um sistema de numeração para esse conjunto. O objetivo principal é disponibilizar a alunos e professores de Matemática um material simples de entender, sem abrir mão do rigor matemático, que possa levar a uma real compreensão do conceito de número.

  • RUBENS DE CARVALHO ALMONDES
  • Aplicação Matemática no Mecanismo de Pesquisa do Google

  • Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
  • Data: 18/08/2016
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho trataremos de forma simplificada os conceitos matemáticos envolvidos em um dos algoritmos utilizados no sistema de classificação das páginas pelo Google: o PageRank. Abordaremos de maneira informal, a ideia de se atribuir uma pontuação de importância para às páginas da internet e posteriormente formalizaremos matematicamente, com o auxílio da Álgebra Linear, bem como do ponto de vista probabilístico. Um dos objetivos do presente trabalho é estimular os estudantes ao aprendizado de temas como Matrizes, Determinantes e Sistemas de Equações Lineares tendo como plano de fundo a internet, a qual possui uma presença quase que constante na vida dos alunos e assim servir como fonte de inspiração para o aprendizado da matemática.

  • KELSON FERNANDES SILVA
  • Estatística do IFPI: uma Análise das Disciplinas e dos Docentes que atuam nos Cursos Técnicos e de Graduação.

  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 10/08/2016
  • Mostrar Resumo
  •         O Instituto Federal do Piauí, responsável por um ensino público, gratuito e orientado para qualificação profissional, é o objeto de estudo deste trabalho de pesquisa juntamente com a Estatística. O estudo da Estatística tornou-se um componente essencial para análise de informações nas diversas áreas do conhecimento, dada sua natureza de significado e o uso de dados. Essa ciência tem mostrado um rápido avanço tecnológico impulsionado por calculadoras e softwares cada vez mais modernos, facilitando seu uso e interpretação nos mais variados conjunto de dados. Entretanto, apesar de sua importância, existe no meio científico carência de estudos voltados para caracterização do perfil de cursos e docentes responsáveis pelo ensino dessa ciência no Brasil. Neste contexto, apresentamos um levantamento descritivo sobre a presença da Estatística nos Cursos Técnico Integrado e de Graduação no âmbito do IFPI, com ênfase em sua estrutura curricular, como também dos profissionais encarregados pelo seu ensino, focando na sua maior titulação acadêmica, além de outras variáveis direcionadas para suas atividades de ensino-pesquisa. O levamento deu-se com a consulta dos componentes curriculares dos cursos de cada campus e seguiu com a pesquisa do currículo lattes desses docentes. As demais informações foram obtidas através de um questionário específico respondido por 15,5% destes. De maneira geral, os dados revelam que a Estatística está presente em aproximadamente 85% dos cursos e seus docentes possuem em sua maioria Mestrado (64%), seguido de Especialização (22%). Em relação aos dados da Amostra, também foi possível destacar algumas características do perfil destes profissionais, como sua faixa etária, situada entre 25 e 45 anos, e ainda que quase 40% não possuem filhos e que a maior parte ingressou entre 2010 a 2014. Os demais quesitos foram detalhados no corpo deste trabalho.

  • GIDEÔNE BARROS MENDES
  • Um estudo rigoroso do conjunto dos números reais

  • Orientador : ROGER PERES DE MOURA
  • Data: 05/08/2016
  • Mostrar Resumo
  •         O presente trabalho tem por objetivo ser uma ferramenta para professores de nível básico e estudante de graduação para a compreensão e estudo mais rigoroso dos números reais. Para tanto efetuamos a construção dos números reais via Cortes de Dedekind, mas usando o conceito de ínfimo em vez de empregar o de supremo, como é de praxe. Inicialmente faremos um apanhado dos conteúdos indispensáveis para o desenvolvimento do tema principal da dissertação. No segundo capítulo abordamos a construção do conjunto dos números racionais e suas principais propriedades, por exemplo, sua enumerabilidade. No terceiro capítulo, para motivar a construção dos números reais, começamos falando sobre segmentos comensuráveis, segmentos incomensuráveis e a existência de grandezas que não são racionais. No mesmo capítulo fazemos a construção dos números reais empregando a ideia cortes de Dedekind. Finalizamos o trabalho com algumas aplicações, a saber, o estudo do valor absoluto e a representação decimal de um número real.

  • LEONARDO COIMBRA MESQUITA
  • Transformações ortogonais aplicada à cinemática de robôs

  • Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
  • Data: 28/07/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo o estudo da cinemática de robôs. Para isso iremos definir transformação linear e provar diversos resultados de álgebra linear, daremos importância as transformações ortogonais, mais precisamente as rotações. Provaremos que mover um sólido no espaço é equivalente a mover um robô. Ser a feito esquemas ilustrados dos robôs a serem estudados tais como seus referenciais. Dedicaremos uma secção para o estudo de mudança de base, que será de grande utilidade no c álculo dos referenciais de um robô. Iremos definir o que é um referencial e deduzir uma forma de localizar pontos em referenciais diversos. Ao final iremos descrever as rotações responsáveis pela movimentação dos robôs desse trabalho e calcular a posição final dos robôs em função do referencial base.

  • PEDRO SOARES DE BRITO NETO
  • Uso do Software R como complemento para o ensino de Estatística no Ensino Médio

  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 20/07/2016
  • Mostrar Resumo
  •                 Este trabalho apresenta como proposta o uso de uma ferramenta tecnológica, o Software R, como auxílio ao ensino de Estatística para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O uso desse programa em laboratório tem por objetivo complementar os conteúdos ministrados em sala de aula e assim ajudar no processo ensino-aprendizagem da Matemática, mais especificamente de Estatística. Neste trabalho encontra-se uma proposta de apostila para a utilização do R relacionando-o aos conteúdos propostos para Estatística no Ensino Médio, assim como um relatório com os resultados da aplicação do uso do software elaborado a partir de um questionário respondido pelos próprios alunos.

  • FRANCISCO EGILBERTO FAUSTINO
  • Análise dos resultados da preparação e da avaliação externa SPAECE utilizando modelo de regressão linear simples.

  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 24/06/2016
  • Mostrar Resumo
  • Lecionar Matemática no Ensino Médio, em escola pública principalmente, é um desafio, visto que os alunos ingressam com dificuldades básicas de aprendizagem. Para saber se a escola realizou um bom trabalho, o governo estadual do Ceará aplica uma avaliação denominada SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará). A preparação para essa prova é composta por um conjunto de projetos desenvolvidos na E.E.M. Wilebaldo Aguiar em Massapê-CE, tendo como base uma matriz de referência especifica dessa avaliação, através de métodos simples aplicados no dia a dia dos alunos e professores. Neste sentido, esse trabalho analisa os resultados da preparação para essa avaliação externa e os resultados da avaliação em si, utilizando um modelo de regressão linear simples.

  • JERSON LEITE ALVES
  •  

    Modelagem Matemática na Programação Linear: Método Simplex e Aplicações


  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 03/06/2016
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho aborda os conceitos básicos sobre Modelagem Matemática aplicado a Programação Linear. Neste sentido, faremos algumas modelagens e resoluções de Modelos de Programação Linear usando o Método Simplex e também através de recursos computacionais para mostrar resultados importantes a respeito de soluções de Modelos de Programação Linear. Esse tema é bastante apropriado, principalmente, a alunos e professores que buscam motivação para os estudo de matemática e resolução de problemas do cotidiano. Usaremos, algumas aplicações nas áreas de Gestão Hospitalar, Agricultura e Nutrição com análise teórica e prática dos resultados obtidos.

  • GILSON AMORIM CÉSAR FILHO
  • O Método de Ponto Proximal Para Otimização Quase Convexa

     

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 07/04/2016
  • Mostrar Resumo
  •         Neste trabalho propomos o Algoritmo do Ponto Proximal que tem como finalidade a resolução do Problema de Minimização Quase Convexa. Mostraremos que a sequência gerada pelo algoritmo converge para os pontos críticos de uma função f onde f é uma vez derivável, com derivada continua e limitada inferiormente. Além disso, sob a condição dos parâmetros de regularização convergirem a zero, obteremos que a sequência converge para a solução do problema.

  • SAMUEL CARDOSO OLIVEIRA SILVA
  • Aritmética Modular a Aplicações

  • Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
  • Data: 29/03/2016
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho trata de uma ferramenta da Teoria dos Números, denominado aritmética modular. Inicialmente fizemos um estudo da origem da Teoria dos Números mostrando os principais matemáticos que desenvolveram resultados importantes para a sua evolução, e logo após apresentamos alguns conceitos e resultados sobre a teoria de congruência. Em seguida, mostramos como a aritmética modular pode ser utilizada para diminuir parte das falhas relacionadas aos erros de digitações cadastrais. Por fim, estudamos alguns critérios de divisibilidade fazendo uso da aritmética modular e apresentamos algumas situações reais do nosso cotidiano que em a mesma está presente.

  • DELANO VIEIRA DE MOURA
  • Introdução à Geometria Fractal

  • Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
  • Data: 28/03/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo introduzir o estudo da geometria fractal, com suas principais características e propriedades. Nos primeiros capítulos falaremos sobre autossemelhança, complexidade infinita e dimensão fractal. No capítulo 3 mostraremos como calcular a dimensão de fractais naturais e suas diferenças com um fractal matemático. Em seguida, no capítulo 4, construiremos os principais fractais clássicos de forma recursiva, calcularemos comprimento, área e volume de alguns e suas respectivas dimenões. O conceito de transformações autossemelhantes, transformações afim e sistemas de funções iterativas também serão tratados mais a frente nessa dissertação, abrindo mão do aprofundamento de pesquisa científica que o tema requeria, pois este não é o objetivo deste trabalho, mas sim, dar um norte para o estudo da geometria fractal como ferramenta de análise do nosso mundo de uma forma mais ampla, algo que a geometria euclidiana tão estudada em todos os níveis de ensino não consegue passar de forma total com suas linhas retas, polígonos e círculos. Dessa forma procuramos no decorrer desta dissertação apresentar a geometria fractal e suas formas complexas como um complemento ao estudo da geometria euclidiana e procurar representações mais próximas das formas naturais encontradas a ` nossa volta.

  • FERNANDO ROCHA BARBOSA
  • O Uso de Material Concreto para o Ensino da Propriedade Reflexiva das Cônicas

  • Orientador : JOAO BENICIO DE MELO NETO
  • Data: 16/03/2016
  • Mostrar Resumo
  •         O presente trabalho tem por finalidade apresentar o material didático “Sinuca das Cônicas” como recurso didático para favorecer o ensino-aprendizagem de definições e propriedades das cônicas no ensino médio, em especial a propriedade refletora. Acredita-se que o uso de materiais concretos para ensinar matemática é um recurso facilitador para o desenvolvimento didático do professor e a aprendizagem do aluno. A priori, faz-se um levantamento histórico das cônicas e é apresentado o método de aplicação de áreas da geometria grega. Em seguida, justifica-se os nomes das cônicas dados por Apolônio de Perga e é apresenta a caracterização dessas curvas pelos teoremas de Dandelin-Quetelet e Pierce Morton. Dando continuidade, dar-se uma abordagem geométrica e analítica das cônicas no plano, onde se verifica: a definição do lugar geométrico, a construção com régua e compasso, os elementos e algumas propriedades. Por fim, propõem-se a confecção dos materiais concretos “Sinucas das Cônicas” e se discute a utilização de materiais concretos para o ensino de matemática.

  • RENEÉ RODRIGUES LIMA
  • Modelagem Matemática da População Teresinense e a Sindrome da Imunodeficiencia Adquirida (AIDS)

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 18/01/2016
  • Mostrar Resumo
  •         Este trabalho tem como objetivo desenvolver a Modelagem Matemática no estudo do crescimento da População e dos números de casos de diagnóstico da AIDS de município de Teresina. Para tanto, primeiro definiu-se Modelagem Matemática, suas etapas e alguns modelos.  Em seguida, para desenvolvimento da modelagem matemática, fez-se levantamento dos dados do nosso problema e desenvolveu-se a modelagem contínua e discreta. Observou-se que os modelos contínuos representaram melhor os dados. Por fim, fez-se a comparação dos modelos do crescimento da população e do número de casos da AIDS do município de Teresina.

2015
Descrição
  • MARCIO LUIZ DUARTE DA SILVA
  • Uma interferência matemática: proposta para o ensino de m.d.c. e m.m.c.

  • Orientador : LIANE MENDES FEITOSA SOARES
  • Data: 23/09/2015
  • Mostrar Resumo
  •         O presente trabalho tem como objetivo a apresentação de uma intervenção para o ensino de Máximo Divisor Comum (M.D.C) e Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C). A proposta de ensino desenvolveu-se em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental e consiste em utilizar jogos, modelos geométricos e materiais manipulativos em forma de oficinas para desenvolver os conceitos de M.M.D e M.M.C, procurando despertar a capacidade dos alunos, analisar, interpretar e construir soluções para problemas fazendo uso de M.M.D e M.M.C. A análise da eficiência da metodologia aplicada se deu através do pré-teste e pós-teste, onde os resultados mostraram-se satisfatório para a aprendizagem. Concluiu-se que a abordagem através de resolução de problemas com a utilização de jogos, modelos geométricos e materiais manipulativos em forma de oficinas pode contribuir para o ensino e aprendizagem de M.M.D e M.M.C.

  • RENILSON RODRIGUES ARAUJO
  • PERFIL DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA UNIDADE INTEGRADA HENRIQUE ROCHA, TUTÓIA-MA FRENTE A PRIMEIRA ETAPA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS.

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 31/08/2015
  • Mostrar Resumo
  •         Uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes é a Matemática, o alto índice de rejeição e o grande desafio de estimular o aprendizado e desenvolver alternativas para tal questão sempre foi o gargalo para o educador. Uma das ferramentas para ajudar nesse desafio foi a utilização de competições escolares que destaquem o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, além da maneira de como os professores utilizam a Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP para estimular o interesse do aluno pela Matemática. O presente trabalho mostra e avalia o desempenho dos alunos de ensino médio da Unidade Integrada Henrique Rocha, povoado de Barro Duro – MA, que realizaram pela primeira vez as provas da OBMEP, a fim de avaliar o interesse pelo desafio, uma vez que a inscrição da escola e a realização das mesmas são feitas à vontade destes. Mostramos que a pontuação atingida pelos alunos do primeiro ano ficou com média de 4,136, sendo melhor que as médias de pontuações do segundo e terceiro ano, 4,105 e 3,8, respectivamente. Servindo de base para futuros acompanhamento de desempenho e de interesse pela Matemática. FAzemos também uma análise crítica dos resultados.

  • MARCELO ALESSANDRO AMORIM FRANCO DE SÁ
  • Análise e Resolução de Problemas Clássicos de Probabilidade para o Ensino Médio

  • Orientador : JOAO BENICIO DE MELO NETO
  • Data: 31/08/2015
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem por escopo apresentar um material consistente e motivador a professores e estudiosos em geral, acerca da Probabilidade, um dos mais interessantes e relevantes ramos da Matemática. A escolha desse tema se justifica pela constatação da pouca exposição nas salas de aula do Ensino Médio do nosso país, de problemas clássicos importantes para uma melhor compreensão dos conceitos, propriedades e teoremas ínsitos à Teoria das Probabilidades. Assim, após breve contextualização histórica, em que se evidenciarão as contribuições de eminentes matemáticos para o desenvolvimento da compreensão dos experimentos aleatórios, e da fundamentação teórica do tema em tela, serão apresentadas e analisadas resoluções surpreendentes e fascinantes de problemas desafiadores, distintos dos normalmente exibidos no Ensino Básico, tais como o Problema de Monty Hall e os problemas de Probabilidade Geométrica. Tenciona-se que este trabalho propicie uma maior consistência e aprimoramento da aprendizagem da Probabilidade, despertando e ampliando o interesse pelos fenômenos aleatórios, encontrados nas mais diversas áreas do conhecimento e, portanto, de grande relevância para a humanidade.

  • EDIVALDO OLIVEIRA DA CRUZ
  • Geometria do Táxi: a Táxi-Elipse

  • Orientador : NEWTON LUIS SANTOS
  • Data: 31/08/2015
  • Mostrar Resumo
  •         Neste trabalho é discutida a construção da cônica elipse quando se considera no plano a distância da soma, também conhecida como distância do táxi. São apresentadas algumas propriedades geométricas das cônicas e condições de simetria.

  • LUCAS SILVA DE CARVALHO
  • Parábolas: Análise, Abordagens e Propostas no Ensino Básico

  • Orientador : NEWTON LUIS SANTOS
  • Data: 31/08/2015
  • Mostrar Resumo
  •         Neste trabalho é discutido o ensino da cônica parábola no Ensino Básico. São apresentadas propriedades gerais desta cônica, condições de simetria e são discutidas técnicas de construções utilizando-se materiais concretos e algumas aplicações.

  • FABIANO AMSTRONG PINTO COSTA
  • Demonstrações Matemáticas

  • Orientador : MARIO GOMES DOS SANTOS
  • Data: 27/08/2015
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho propomos aos nossos estudantes de matemática o incentivo de demonstrações como ferramenta que auxiliam na descrição e compreensão de conhecimentos matemáticos. Tal ferramenta traduz o prazer em estudar matemática e desmistificar o titulo de vilã, além de conceber o seu verdadeiro papel desempenhado no progresso da humanidade.

    No inicio fazemos uma abordagem teórica sobre Lógica matemática, Teoremas, Definições, Teoria matemática, Modelos axiomáticos, Técnicas de demonstrações e suas respectivas explanações. Assim entendemos que tais abordagens são fundamentais na construção de uma boa redação, manipulação e compreensão de qualquer teorema matemático a ser demonstrado.

    Durante as descrições teóricas de nosso trabalho ressaltamos dois grandes legados gregos: Geometria Euclidiana e método axiomático, que tanto alavancaram esta ciência até os nossos dias.

    Em seguida fazemos um breve comentário sobre uma antiga técnica de demonstração denominada indução vulgar e de suas consequências.

    No final escolhemos a congruência de triângulos, tema da geometria Euclidiana, onde a utilizamos para demonstrações de diversos teoremas geométricos bastante aplicados e conhecidos no ensino de matemática.

  • FRANCISCO TEIXEIRA ESTEVES
  • Teodolito: Uma análise do Ensino de Matemática na Educação Básica e Aplicações

  • Orientador : LIANE MENDES FEITOSA SOARES
  • Data: 27/08/2015
  • Mostrar Resumo
  •         O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas formas mais eficazes do ensino de matemática para alunos do ensino básico. Para isso, o trabalho apresenta uma pesquisa que busca comparar didáticas de ensino de matemática e apresentar alternativas que visam melhor aprendizado. A pesquisa foi baseado em livros que tratam de tal fim, de observações feita em sala de aula em três escolas diferentes, como também conversas com professores que estão há tempos em sala de aula e convivem diariamente com problemas de aprendizado. As observações foram realizados no interstício 2013 e 2015, enquanto a pesquisa usando livros dedicados ao ensino foram realizados no ano de 2015.

            Consta no trabalho, ainda uma aplicação didática com alunos do 9 o ano do ensino fundamental da Unidade Escola Desembargador Odilo Costa Filho, situada na cidade de Timon, Maranhão; onde é usado metodologias alternativas para transmitir conhecimento didático. Também é apresentado no presente trabalho uma aplicação com alunos do 9 o ano do ensino médio da Unidade Integrada Municipal "Luís Falcão", localizada em Caxias - Maranhão; onde é usado o conhecimento adquirido em sala de aula na medição de objetos inalcançáveis. Por fim, é apresentado as conclusões, levando em consideração tudo que foi apresentado. O trabalho visa servir como base futuras aplicações em sala de aula para todo e qualquer educador.

  • DANIEL RIBEIRO DA FONSECA
  • Noções de Cálculo Diferencial e Algumas Aplicações Básicas

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 18/08/2015
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho busca mostrar de forma bem acessível a teoria inicial do estudo de Cálculo Diferencial, ciência iniciada por Newton e Leibniz no século XVIII, bem como algumas de suas inúmeras aplicações no nosso cotidiano. Vale salientar que a matemática é utilizada desde os primórdios da humanidade para buscar resolver situações enfrentadas no dia a dia e ganhou essa ferramenta facilitadora há cerca de 300 anos que torna capaz a resolução de problemas nas mais diversas áreas, otimizando tempo, espaço e dinheiro.  Iremos iniciar com a parte teórica onde abordaremos a base da cálculo como sequências, limites e derivadas, explanando e demonstrando alguns dos principais teoremas que norteiam o estudo. Em seguida, buscaremos mostrar o quanto essa ferramenta é importante no cotidiano, elencando aplicações em situações-problemas antes bem complexas e de complicada resolução e que agora são possíveis e diretas através do uso do Cálculo.

  • NILMAR ALMEIDA DA FONSÊCA FILHO
  • Laboratório de Ensino de Matemática: algumas atividades para o ensino de Geometria

  • Orientador : NEWTON LUIS SANTOS
  • Data: 24/03/2015
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo principal discutir o uso do Laboratório de Ensino de Matemática como metodologia no ensino da Matemática, assim como apresentar algumas atividades alternativas. São feitas as caracterizações de materiais didáticos manipuláveis, Laboratório de Ensino de Matemática, o percurso histórico do Ensino de Matemática e também são apresentadas algumas propostas para o ensino de Geometria.

  • GABRIELLY NUNES SARAIVA
  • O Ensino de Estatística para a Educação de Jovens e Adultos com o Auxílio da Planilha Eletrônica

  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 16/03/2015
  • Mostrar Resumo
  • A utilização de planilhas eletrônicas como recurso pedagógico para o ensino de Estatística auxilia no desenvolvimento dos educandos, aperfeiçoando seus conhecimentos. Esse trabalho tem como objetivo analisar a concepção de alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o ensino de Estatística com o auxílio de uma planilha eletrônica. Para isso, realizou-se uma pesquisa em busca de posicionamentos desses discentes para obter esclarecimentos em torno do tema. Foi possível perceber através das observações e dos questionários com os aprendizes um maior interesse e participação dos mesmos no decorrer das aulas. Com esse trabalho, buscou-se evidenciar através das respostas dos escolares como eles percebem a importância do uso de planilhas como uma contribuição para a aprendizagem de Estatística. O referencial teórico foi constituído por reflexões acerca das bases legais da EJA e da importância das planilhas para o ensino de Estatística.

  • WILLAMS DA SILVA LIMA
  • Estatística para todos: Uma aplicacão no Ensino Medio

  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 13/03/2015
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de propor uma abordagem mais significativa para o ensino de Estatística e Probabilidade, através de uma sequencia de três oficinas, baseado no material de Lisbeth K. Cordani, “ Estatística para Todos”. A primeira oficina é de Probabilidade, a segunda de Estimação e a terceira de Análise Descritiva, além de uma complementação de estatística no Microsoft Excel. Nas oficinas os alunos são agentes participativos e com isso apreendem de maneira lúdica os conteúdos de: probabilidade, tabelas de frequência, análise e construção de gráficos, medidas de tendência central, medidas de variabilidade e estimação. O estudo foi feito em uma turma de segundo ano do Curso Técnico em Logística Integrado ao Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus São João dos Patos. Os resultados deste trabalho mostram que quando o aluno é um ser participativo no processo de construção dos conhecimentos o mesmo desenvolve espírito crítico em relação a cada uma das áreas estudadas e que dessa forma o ensino através de oficinas é uma excelente estratégia pedagógica para o docente.

  • EVA MARIA SILVA COSTA
  • Uma análise estatística dos resultados de um projeto de aprendizagem matemática no Ensino Médio

  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 13/03/2015
  • Mostrar Resumo
  • Lecionar Matemática no Ensino Médio atualmente é um desafio, visto que os alunos ingressam com dificuldades básicas de aprendizagem. Neste sentido esse trabalho relata um projeto desenvolvido na E.E.M. Wilebaldo Aguiar em Massapê-CE, através de métodos simples aplicados no dia a dia de alunos e professores. O projeto foi baseado na matriz curricular do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) com apoio do Projeto Jovem de Futuro. Utilizando Estatística Descritiva e Inferência, constatou-se a evolução das notas dos alunos comparando duas avaliações: uma aplicada no início do ano letivo e outra de monitoramento aplicada próximo do encerramento do ano

  • FRANCISCO ADRIANO GOMES BEZERRA
  • Um convite aos grafos: Uma possibilidade de estudo no Ensino Médio

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 12/03/2015
  • Mostrar Resumo
  • Um convite ao grafos tem como objeto apresentar um estudo da Teoria dos Grafos a professores do Ensino Médio. Por meio de cinco problemas modelados por grafos, o m professor encontrará a metodologia necessária para motivar seus alunos ao estudo sobre árvores, emparelhamentos, ciclo, planaridade e coloração. Com o uso de processos algorítmicos de Kruskal e Húngaro e de teoremas como Euler, Hall, Broks e Kuratowski, o professor incentivará o aluno a elaborar soluções para os problemas.

  • KLEYDIANE SILVA DE SOUSA
  • Uma proposta de ensino-aprendizagem com jogos matemáticos no Ensino Médio

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 10/03/2015
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho teve como objetivo verificar se a utilizaçãoo de jogos como estratégia de ensino da Matemática facilitou o processo de aprendizagem  de alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi feita com alunos do 4° ano do Ensino Médio Integrado com o Técnico em Saúde Bucal do Centro Estadual de Educação Profissional da cidade de Floriano-PI. O jogo, denominado Trilha Matemática'' , foi desenvolvido para exercitar e aprofundar os conhecimentos dos alunos referente ao conteúdo abordado, Combinatória e Probabilidade, de uma forma atraente e divertida para tentar diminuir os bloqueios entre os alunos e a Matemática. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois buscou  além de observar os fatos, descrevê-los e analisá-los com base no referencial teórico e nos dados alcançados da pesquisa. Quanto a sua modalidade a pesquisa foi de campo, pois a coleta dos dados foi feita através de observarções e anotações dos fatos dos sujeitos da pesquisa durante a aplicação do jogo em questão. Obtemos como resultado que a utilizaão do jogo como estratégia de ensino nas aulas de Matemática, tornam-as mais dinâmicas e atraentes, contribuindo de forma significativa para melhor compreenssão e desempenho dos alunos nos conteúdos matemáticos.

  • PATRICIA MAIA VERAS FREITAS
  • Modelagem matemática da população teresinense e sua frota de carros

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 05/03/2015
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta de utilização de Modelagem Matemática para estudar o crescimento populacional. Foram adotados como tema a população de Teresina-PI e sua frota de carros, buscando um modelo que represente os mesmos. Para tanto, foi necessário primeiramente definir Modelagem Matemática, suas características e alguns modelos. Os modelos utilizados neste trabalho foram os de Malthus e o exponencial assintótico, assim como os logísticos discreto e contínuo.

  • REINALDO BARROS SALES
  • As contribuições da escola pitagórica para a Matemática

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 05/03/2015
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo deste trabalho é apresentar algumas das importantes contribuições matemáticas atribuídas a Pitágoras e aos pitagóricos. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, levando em consideração aspectos da história do grego Pitágoras. Para isto, foram utilizadas referências de vários autores que escrevem sobre a História da Matemática. A princípio falaremos sobre a figura mítica de Pitágoras de Samos, as fontes históricas que o mencionam e a fundação da escola criada por ele; em seguida, abordaremos as principais descobertas matemáticas que lhes foram atribuídas como, por exemplo, um famoso teorema da Geometria plana que leva seu nome, o Teorema de Pitágoras, principal resultado atribuído aos pitagóricos, que tem suas aplicações em várias áreas do conhecimento e cuja inspiração levou ao famoso ``Último Teorema de Fermat''. Discorremos também sobre propostas de ensino, em sala de aula do ensino básico, referente aos temas: Teorema de Pitágoras e Números irracionais, visando contribuir para a melhoria do ensino da Matemática.

  • IVAN DA SILVA SOUSA
  • Cálculo nas alturas: Trigonometria e o uso do teodolito caseiro.

     

  • Orientador : CARLOS HUMBERTO SOARES JUNIOR
  • Data: 27/02/2015
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de propor uma abordagem mais significativa para o ensino da trigonometria, da construção dos conceitos e propriedades trigonométricas através de uma sequencia de atividades fundamentadas na Sequencia Fedathi. Retrabalhando-se os conceitos de razões dentro do ciclo trigonométrico, exercitando o aluno em experimentos práticos de medida de comprimento com um teodolito caseiro, confeccionado pelo próprios alunos, busca-se sanar dificuldades de aprendizagem, uma vez que o trabalho com o Teodolito Caseiro traz uma prática significativa para cálculo envolvendo razões trigonométricas, uso de tabelas trigonométricas, de instrumentos de medida e etc. O estudo foi feito em uma turma de segundo ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI, Campus Piripiri. Os resultados deste trabalho confirmam que a Sequência Fedathi mostra-se coma uma ferramenta decisiva na processo de ensino e aprendizagem da matemática, concluímos também que vivenciar na prática, os conceitos trabalhados no quadro em sala de aula, matem-se como uma importante prática metodológica, que envolve e cativa os discentes, à medida que passe a ser vista, como forma de construção de propriedades a partir de conceitos e não apenas de verificação, pelo o aluno e como estratégia pedagógica pelo docente.

  • ANTONIO FRANCISCO CANUTO DO NASCIMENTO RODRIGUES
  • O uso de Materiais Manipulativos e Jogos através de oficinas: Uma proposta para o ensino de Geometria

  • Orientador : MARIO GOMES DOS SANTOS
  • Data: 25/02/2015
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho teve como objetivo verificar se o uso dos materiais manipuláveis e dos jogos utilizados como estratégia de ensino, são mais eficientes para o aprendizado dos alunos nas aulas de Geometria do que as aulas apresentadas no formato tradicional. Esta pesquisa foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do ensino médio da Unidade Escolar Estadual Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, no município de Tianguá - Ce, no 2º semestre de 2014. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizados os seguintes procedimentos: Pesquisa de campo, onde procuramos colher informações sobre o tema, utilizando para isso livros, revistas, artigos, documentos e sites que abordam o assunto em questão; análise documental e pesquisa bibliográfica, onde neste momento, nosso objetivo foi verificar o histórico da escola onde se realizou a investigação e as notas dos boletins dos alunos que fizeram parte da pesquisa e por fim, realizamos duas oficinas de geometria e uma de trigonometria utilizando materiais concretos e jogos onde o objetivo nesta fase foi verificar e comparar o rendimento com o dos outros alunos que permaneceram no formato tradicional para podermos avaliar a eficiência do método. O referido trabalho está estruturado em seis capítulos. O primeiro faz um estudo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. No segundo capítulo, tratamos do ensino de Geometria e seus entraves. No terceiro capítulo, destacamos a importância da utilização dos jogos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática/Geometria. O quarto capítulo ressalta a importância em se trabalhar com o material concreto e suas vantagens. O quinto capítulo trata da pesquisa de campo, onde são apresentados os resultados da pesquisa. No sexto e último capítulo sugerimos algumas oficinas utilizando jogos ou material manipulativo. Ao final, são apresentadas as considerações finais, onde percebemos uma significativa diferença de aprendizagem e melhoria nos rendimentos dos alunos quando trabalhamos os conteúdos de maneira lúdica.

  • ALVARO PEREIRA DE CARVALHO
  • Caracterização dos números primos e aplicações

  • Orientador : JOAO BENICIO DE MELO NETO
  • Data: 24/02/2015
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho é feito um estudo sobre os números primos, reproduzindo um breve relato histórico, alguns teoremas, caracterização e resultados importantes a eles relacionados. Também apresentaremos algumas aplicações dos números primos na criptografiaa e na área de computação. Temos então na área de computação uma importante e valiosa aplicação dos números primos. Primeiramente faremos um breve relato histórico, tratando, desde o surgimento, até o tempo atual e, em seguida, mostraremos a definição, algumas propriedades e apresentaremos teoremas que usaremos para caracterizar alguns números primos. O estudo sobre estes números mostra algumas fórmulas para gerar números primos, mas, pelo fato dos mesmos não apresentarem certo padrão, torna a identificação deles não ser algo trivial, ou seja, dado um número qualquer ele é primo ou composto? O trabalho apresenta, ainda, algumas curiosidades relacionadas aos números primos e uma atividade para o tema em questão.

  • ABÍAS RODRIGUES DA CRUZ
  •  

    UM NOVO OLHAR SOBRE O CÁLCULO DE DISTÂNCIA


  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 10/02/2015
  • Mostrar Resumo
  •      O homem, ao longo do tempo, tem se deparado com muitos problemas no seu dia-a-dia. Dentre eles, destacamos o cálculo de distâncias. O problema do cálculo de distância esta presente na demarcação de terras , na construção civil, no dia-a-dia dos taxistas, no planejamento de viagens, no cálculo de distâncias inacessíveis entre outros. Neste trabalho, recorremos ao estudo dos Espaços Métricos com o intuíto de respondermos aos seguintes questionamentos: É sempre possível calcular distâncias? Como este conteúdo é abordado no Ensino Básico? Será que a maneira como este assunto é desenvolvido nos livros didáticos do Ensino Básico é capaz responder de forma eficiente os problemas enfrentados no nosso cotidiano, envolvendo o cálculo de distancia?, Desse modo, buscamos aprofundar nossos conhecimentos sobre este tema mostrando outras formas para se cálcular distâncias em mátemática nas séries do Ensino Básico.

2014
Descrição
  • NILSON DE SOUSA SANTOS
  • Atividades de Matemática Financeira na Planilha Eletrônica: uma aplicação para alunos do ensino médio

  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 30/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • Procura-se com este trabalho mostrar como algumas atividades e exercícios de matemática financeira, comuns no ensino fundamental e médio, podem ser desenvolvidas nos laboratórios de informática das escolas. A aprendizagem através dessas atividades, tornam-se mais prazerosas para o aluno, além de mostrar que sem auxílio de um aplicativo, algumas atividades seriam inviáveis na forma tradicional como eram feitas utilizando a lousa. Tem ainda este trabalho o objetivo de incentivar o gosto pela disciplina matemática.

  • LUZIANO BARBOSA DE MIRANDA
  • Aplicações e resolução de problemas como metodologia para o ensino de Sistemas Lineares

  • Orientador : LIANE MENDES FEITOSA SOARES
  • Data: 29/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo apresentar os conteúdos de sistemas lineares aos professores de Matemática do Ensino Médio, dando ênfase às situações problemas e aplicações que relacionam os conteúdos com as situações práticas do dia a dia ou despertar a curiosidade dos alunos possibilitando aos mesmos uma oportunidade para discussão e exploração dos conteúdos a partir da resolução de problemas. Para tanto, apresentaremos exemplos de aplicações do método para resolução de problemas desenvolvido por George Polya.

  • MILTON FLORIANO SIQUEIRA FILHO
  • Problemas de Otimização Pertinentes a Matemática do Ensino Médio

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 29/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem por objetivo evidenciar os problemas de otimização, com aplicação imediata nos conteúdos do ensino médio, desenvolvendo no aluno a capacidade de resolver situações práticas do cotidiano, caracterizando e mostrando a função a ser otimizada, fazendo com que o aluno ponha em evidência conhecimentos prévios e a habilidade de resolver situações/problema, pois geralmente a questão não evidencia a função a ser otimizada. Nos cursos superiores de Matemática, problemas de otimização costumam ser resolvidos com o uso do cálculo diferencial. No contexto de ensino médio, a maioria dos problemas de otimização conduz a uma função polinomial do segundo grau, mas é claro que há uma ampla gama de problemas elementares que não se enquadram nessa simplificação. No entanto, mesmo no ensino médio podem ser tratadas situações relativas a otimização que normalmente só seriam abordadas no ensino superior, pois a desigualdade entre as médias aritmética e geométrica mostrasse eficiente na resolução de tais problemas.

  • ANTONIO CARDOSO DO AMARAL
  • GRANDEZAS PROPORCIONAIS: Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da fórmula f(x) = ax como modelo matemático para os problemas de proporcionalidade.

  • Orientador : JOAO XAVIER DA CRUZ NETO
  • Data: 26/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho apresentamos um conjunto de definições, proposições e propriedades que serviram para a demonstração do Teorema Fundamental da Proporcionalidade. Usamos o livro “Meu Professor de Matemática e outras histórias” do professor Elon Lages Lima, especialmente o tópico intitulado “Grandezas Proporcionais”, como principal fonte esclarecedora do assunto. Fizemos uma pesquisa sobre como os principais livros didáticos abordam a relação entre duas grandezas proporcionais e procuramos fazer uma conexão direta com o professor de Matemática da educação básica no que diz respeito à maneira como este assunto é apresentado para os alunos e buscamos através de situações novas tornar mais interessante e significativo o ensino de um dos temas mais importantes para a construção do conhecimento humano, que é a verdadeira compreensão da relação entre duas grandezas proporcionais.

  • EDSON DA SILVA LIRA
  • Uma Aplicação dos Números Complexos no Ensino Médio Técnico da Educação Profissional

  • Orientador : GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
  • Data: 25/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem por objetivo apresentar uma aplicação dos números complexos na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em particular aos cursos Técnicos em Eletroeletrônica, Eletrônica e Eletrotécnica, basicamente dando ênfase ao estudo da análise de circuitos elétricos com corrente alternada com enfoque na utilização de fasores para resolução de circuitos lineares de corrente alternada. O referido trabalho é de caráter bibliográfico e foi produzido a partir de uma pesquisa literária sobre o tema baseado em uma literatura já consolidada. Durante o desenvolvimento deste trabalho, foi feito um resgate dos principais pontos sobre o corpo ordenado dos números reais, servindo de base para o estudo do corpo dos números complexos. Foi utilizada a estrutura do corpo dos números complexos como ferramenta para análise de circuitos de corrente alternada mostrando as grandezas, propriedades e características dos sinais alternados, bem como a aplicação de um método que utiliza um vetor girante denominado de fasor, na resolução dos referidos circuitos lineares. O fasor gira em sentido anti-horário em torno da origem do plano complexo e plota sua amplitude no sistema de coordenadas com o objetivo de representar sinais senoidais de forma simples e compacta, facilitando assim, a análise de tais sinais. No contexto das aplicações, abordaremos algumas situações práticas existentes na literatura para ilustrar a aplicação dos fasores na determinação dos sinais senoidais e suas propriedades. Por fim, é feita uma descrição das vantagens da aplicação desta sistemática com a utilização dos fasores na análise de circuitos elétricos de corrente alternada.

  • GABRIEL DOS SANTOS PINTO
  • A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Orientador : CARLOS HUMBERTO SOARES JUNIOR
  • Data: 04/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • Após uma inspeção do conhecimento prático de geometria e Trigonometria, por meio da aplicação de um questionário, ficou claro que em algumas escolas da rede pública a maioria dos alunos, ao fim do ensino médio, possui dificuldade em usar conceitos e relações de geométrica e trigonometria para solucionar questionamentos simples encontrados em seu cotidiano. Visando apontar uma ferramenta forte para colaborar na eliminação do problema, apresenta-se nessa dissertação, a construção de maquetes como um campo de aplicação de muitos desses conceitos e formulas, dando assim gás de motivação e significado para o aluno, Contribuindo desse modo para um aprendizado mais duradouro, levando assim o educando a utilizar o conhecimento cientifico quando lhe for cobrado em circunstâncias reais de sua vida.

  • DEUSVALDO DE SALES FRANCO JÚNIOR
  • Etnomatemática: Uma Maneira de Melhorar a Aprendizagem da Matemática Entre os Jovens

     

  • Orientador : MARIO GOMES DOS SANTOS
  • Data: 02/09/2014
  • Mostrar Resumo
  • Com a globalização do mundo onde o aluno está inserido, com o desenvolvimento da internet, dos meios de comunicação e com a facilidade a informação, os alunos passam a ver que o professor não é mais o único detentor do conhecimento e assim sendo a postura autoritária do professor em sala de aula deve ser substituída por uma postura de respeito e interesse pelo aluno e seu mundo, trazendo este mundo para suas aulas de matemática. Durante os últimos anos temos visto muitos estudiosos da educação matemática, voltando seus esforços em pesquisas de como fazer o nosso aluno apreender e acima disto de como utilizar os conhecimentos matemáticos adquiridos no ensino médio para resolver problemas de seu cotidiano. É sabido que o pensamento atual em educação quer levar o ser humano ao desenvolvimento de habilidade e competências. Este trabalho tem como finalidade apresentar, as possibilidades do uso harmonioso entre o ensino da matemática na escola secular e da etnomatemática. Buscaremos ainda mostrar as relações existentes entre ambiente sócio - cultural do educando no ensino médio, com o currículo da disciplina de matemática inserida no contexto da etnomatemática, para uma melhor compreensão e aprendizagem do discente. Teremos como base de apoio a definição da etnomatemática, nas dimensões sociais, políticas e pedagógicas defendidas por Ubiratan D’Ambrosio, Vera Lucia, Terezinha Nunes e Cláudia Zaslavsky. Mostrando que a etnomatemática é uma proposta viável e atual a ser aplicada para contribuir com a aprendizagem da matemática pelo educando de forma geral e mais especificamente pelo nosso aluno de ensino médio, na medida em que este é levado a desenvolver habilidades e competências no uso da matemática como ferramenta na resolução de problemas do meio em que se encontra inserido, pois o jovem desde cedo já possui meios para lidar com problemas quantitativos, com a matemática apreendida durante todo seu ensino fundamental, porém estes meios muitas vezes são ineficazes ou elementares, visto que muitas definições e abstrações somente serão atingidas com uma melhor maturidade e trazendo a matemática para seu dia à dia (etnomatemática). Assim, quando a escolarização formal do ensino médio se inicia, o jovem já possui uma etnomatemática que dá uma espécie de armação, permitindo a ele fazer frente e interpretar a matemática com certa firmeza e segurança. E se este encontrar um professor capaz de mostra que a matemática é viva e esta em tudo que ele faz, nosso educando torna – se capaz de utilizar a matemática como uma ferramenta relevante, para dar - lhe autonomia na resolução de problemas e na intervenção do meio em que está inserido. É preciso que todo o professorado participe de modelos de educação alternativos. Uma das maneiras de começar pode ser através de materiais curriculares capazes de contribuir para um questionamento das injustiças atuais e das relações de desigualdade e submissão (Vera Lúcia p.16). O presente estudo foi também fundamentado na pesquisa bibliográfica e reflexões teóricas de D’AMBROSIO (1993), NUNES (2011), HALMENSCHLAGER (2001), POWELL (2006), GERDES (2010) e KNIJNIK (2013)

  • LUIS CARLOS VIEIRA DA SILVA
  • USO DO SOFTWARE GeoGebra NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

  • Orientador : CARLOS HUMBERTO SOARES JUNIOR
  • Data: 25/08/2014
  • Mostrar Resumo
  • Ao utilizar o software GeoGebra para estudar geometria, geometria analítica e álgebra e também como recurso nas minhas aulas de geometria observei que ele era poderia servir como apoio para o ensino aprendizagem dos alunos no que refere-se a Matemática. Visando uma melhorar aprendizagem do aluno no ensino da geometria, pensei em uma proposta de intervenção que fizesse o aluno trabalhar, de uma forma mais prazerosa, esse conteúdo. Com o uso do software GeoGebra, tentei elaborar aulas práticas, para que eles pudessem visualizar, abstrair, conjecturar, a interpretar situações criadas, e, por fim, a generalizar os conceitos e aprofundar os principais conceitos da geometria plana. Este trabalho foi planejado com atividades de modo a que o aluno em sala de aula, possibilite a construção de conceitos, de forma significativa, através de resolução de problemas previamente escolhidos e onde suas produções das observações obtidas, descrevesse, de forma clara e sucinta, as relações e condições para explicar os conceitos e propriedades estudadas, tendo o professor neste processo, de mediação.

  • HOSEANO COSTA DA SILVA
  • A chuva e o para-brisa

  • Orientador : MARIO GOMES DOS SANTOS
  • Data: 18/08/2014
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho mostra como determinar o lugar geométrico das gotas de chuva, que caem em um para-brisa de um automóvel, formando um ângulo α, com α variando no intervalo (0 ≤ α ≤ 90º) com a vertical. Após determinar esse lugar, será calculado seu volume. Para isso, serão apresentados alguns tópicos, que servirão de ferramentas para resolução do problema; tais como: definição e exemplos de lugar geométricos, como calcular o volume de um prisma, componentes de um vetor e velocidade relativa.

  • PAULO CARDOSO JALES
  • A importância do Ensino de Regressão Linear Simples no Ensino Médio: um estudo com alunos do 3º Ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFMA Campus Imperatriz

  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 13/08/2014
  • Mostrar Resumo
  • O ensino da estatística nas escolas auxilia a formação de um cidadão integral, com a capacidade de relacionar o saber escolar com a prática social. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem geral acerca dos conceitos de Correlação e regressão linear simples e sua aplicabilidade no cotidiano dos educandos e avaliar a compreensão dos conteúdos abordados e a capacidade de aplicar tais assuntos em situações problemas como também de interrelacionar com as diversas áreas do saber. Para o mesmo foi realizado um minicurso com ministração de aulas expositivas e práticas no laboratório de informática. Participaram desta pesquisa 19 alunos do 3º ano do ensino médio integrado do Instituto Federal do Maranhão campus Imperatriz (IFMA) no período de 17 a 21 de março de 2014. Com base no neste estudo, conclui-se que os alunos tiveram um bom aproveitamento do conteúdo ministrado, não apresentaram dificuldades na utilização dos softwares e na aplicação do conteúdo no cotidiano.

  • AMSTERDÃ LOPES DE OLIVEIRA
  • Ensino de Estatística no Ensino Médio: uma aplicação no 3º ano para os aluno

  • Orientador : VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
  • Data: 13/08/2014
  • Mostrar Resumo
  •  

    Esta dissertação trata de uma aplicação de Estatística través de um projeto no Ensino Médio da escola pública CE. Dr. Carlos Magno Duque Bacelar, na cidade de Coelho Neto - MA. Este projeto apresenta duas metodologias de ensino aplicadas para dois grupos: a primeira é feita de forma bem tradicional, usando somente os recursos básicos (livro didático, quadro e pincel) e a outra é realizada através de seminário, consulta em revistas matemáticas, internet, outros livros didáticos, pesquisa de campo, slides, etc. Fizemos a seleção destes dois grupos atavés de um pré-teste com 10 questões objetivas do ENEM. Em seguida foi descrita todas as etapas do projeto, sendo que posteriormente os dois grupos foram submetidos a um pós-teste para avaliar o quanto evoluíram durante o projeto. Por fim, foi feita uma análise detalhada das notas e do desempenho obtidos pelos alunos de ambos os grupos nos testes. Para tal análise, foram utilizados além dos gráficos e tabelas, os testes de hipóteses.

     

  • VERISSIMO DOCARMO NETO
  • Teorema de Pitágoras e Áreas: sua aplicabilidade no banco de questões da OBMEP.

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 12/08/2014
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho enfoca o Teorema de Pitágoras e Áreas como conteudos da Geometria tomando por base a apostila da OBMEP de Eduardo Wagner, intitulado “Teorema de Pitágoras e Áreas". No desenvolvimento deste utilizou-se pesquisa bibliográfica sobre a abordagem histoorica do tema e alguns conceitos matemáticos pertinentes ao conteudo trabalhado. Foram realizadas resolução de alguns problemas, nos quais esses foram organizados iniciando-se com os que tinham uma aplicação direta, e passando-se aos que haviam conteudos correlatos. Com o trabalho espera-se contribuir para que professores e alunos vislumbrem as possibilidades de trabalhar de maneira integrada o tema Teorema de Pitágoras, Áreas e suas aplicações no banco de questões das olimpíadas de matemática.

  • FRANCISMAR HOLANDA
  •  

    Oficina de Geometria em 3D: uma ferramenta para estimular a aprendizagem da geometria nas etapas do ensino médio.

     

    Oficina de Geometria em 3D: uma ferramenta para estimular a aprendizagem da geometria nas etapas do ensino médio.

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 31/07/2014
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho analisaremos as equações de diferenças de primeira e segunda ordem e alguns modelos matemáticos que descrevem situações cotidianas como o crescimento populacional, o orçamento familiar, o financiamento de veículos e a criação de escargot. Com isso, faremos uma analogia a recorrências de primeira e segunda ordem, onde nesta, aprenderemos a identificar uma recorrência, distinguir recorrências lineares das não lineares, diferenciar recorrências de primeira e segunda ordem e analisar, identificar e resolver equações recursivas. Estudaremos também, a ideia de recorrência caracterizando algumas brincadeiras e jogos lúdicos, como a pizza e o queijo de Steiner, a torre de Hanói e os coelhos de Fibonacci. Buscaremos trazer ao leitor uma grande quantidade de exemplos diretos e contextualizados para a maior fixação de como caracterizar recursivamente uma situação problema e como resolvê-las usando alguns teoremas e resultados.

  • GILDENE FORTES DE MENESES MACHADO
  • Jornais e Revistas como estratégias para o ensino da Matemática

  • Orientador : GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
  • Data: 11/07/2014
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho surgiu a partir da observação acerca dos diferentes tipos de textos nos quais a Matemática está presente. Tendo como objetivo geral investigar a utilização de jornais e revistas como estratégias no ensino desta disciplina e buscando analisar gráficos, tabelas, charges, tirinhas e outros textos veiculados na mídia impressa, o estudo pretende ainda reconhecer que a Matemática está presente em todos os lugares e a todo tempo. Assim, procurei resposta para o seguinte problema: De que forma as informações extraídas de jornais e revistas podem ser utilizadas como estratégias de ensino da Matemática para estudantes do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental? Nesta pesquisa baseei-me em Minayo (1995), Bicudo (1986), Nogueira e Andrade (2004), Marconi e Lakatos (1996), Faria (2003), Smole e Diniz (2001), Bardin (1977), Verganini (1993), Sarmento (2011), Citelli (1999), Toschi (1993), Fiorentini e Lorenzato (2006) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais/ Matemática. A presente pesquisa segue a abordagem qualitativa, classificada como descritiva e analítica por tratar-se da compreensão de uma investigação e uma reflexão minuciosa do que se está ensinando, para que, para quem e como. Na parte empírica, como sujeitos desta pesquisa, têm-se professores de Matemática de escolas públicas de Piripiri-PI e estudantes do 9o ano “A” de uma escola pertencente `a rede pública municipal da mesma cidade, bem como a coleta de análise de materiais: revistas, jornais, noticiários impressos de sites, folhetos e outros tipos de texto ao alcance dos professores e alunos envolvidos. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado com seis professores sobre o uso desses materiais nas aulas de Matemática e através da observação participante das atividades desenvolvidas por alunos do Ensino Fundamental. Dessa forma, a pesquisa visa ainda despertar o interesse de professores e alunos pela Matemática, tornando-os mais perceptivos e conscientes de que o estudo desta disciplina é indispensável e dotado de significação.

  • FRANCISCO JONES DOS REIS CHAVES
  • O Método de Ponto Proximal para Otimização Convexa

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 24/06/2014
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho apresentaremos a resolução do Problema de Minimização através do Método do Ponto Proximal. Mostraremos que o algoritmo desse método gera uma sequência de pontos denominadas de iteradas que converge para o ponto de mínimo ou ínfimo (quando não houver o mínimo) de uma função convexa e limitada inferiormente. Aplicaremos o algoritmo do Ponto Proximal em alguns exemplos.

  • DIEGO FERREIRA GOMES
  • Equações de Diferenças e Alguns Modelos

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 04/06/2014
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho analisaremos as equações de diferenças de primeira e segunda ordem e alguns modelos matemáticos que descrevem situações cotidianas como o crescimento populacional, o orçamento familiar, o financiamento de veículos e a criação de escargot. Com isso, faremos uma analogia a recorrências de primeira e segunda ordem, onde nesta, aprenderemos a identificar uma recorrência, distinguir recorrências lineares das não lineares, diferenciar recorrências de primeira e segunda ordem e analisar, identificar e resolver equações recursivas. Estudaremos também, a ideia de recorrência caracterizando algumas brincadeiras e jogos lúdicos, como a pizza e o queijo de Steiner, a torre de Hanói e os coelhos de Fibonacci. Buscaremos trazer ao leitor uma grande quantidade de exemplos diretos e contextualizados para a maior fixação de como caracterizar recursivamente uma situação problema e como resolvê-las usando alguns teoremas e resultados.

  • FRANCISCO DE ASSIS PARENTES DA SILVA DO AMARAL FERREIRA
  •  

    O Uso do Planímetro Polar em Sala de Aula

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 04/06/2014
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, abordamos o funcionamento do Planímetro Polar de Compensação e sua utilização como meio facilitador da aprendizagem de Geometria na Matemática do Ensino Médio. Visamos analisar o tema, elaborar estratégias para tornar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática mais dinâmico propondo o uso do Planímetro Polar em sala de aula, o que pode ajudar o docente a ensinar Matem´atica para os estudantes.

    Apresentamos, também, uma revisão bibliográfica sobre pesquisas a respeito da história, do funcionamento e utilização do instrumento. Dessa forma, o tema é bastante desafiador e importante para o ensino da Matemática. E uma necessidade que deve ser trabalhada o quanto antes para que o processo ensino-aprendizagem da disciplina seja melhorado cada vez mais.

  • RICARDO RIBEIRO ALCÂNTARA
  • Probabilidade Geométrica em Lançamentos Aleatórios

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 03/06/2014
  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação de mestrado apresentou alguns conceitos matemáticos pertinente a probabilidade geométrica, dando ênfase ao jogo dos discos, onde se concentra a grande maioria dos problemas contextualizados. Este trabalho teve o objetivo de explicitar algumas de suas aplicações com suas soluções bem elaboradas sobre probabilidade geométrica, visando uma fácil compreensão para os alunos de ensino médio, como também para os alunos de graduação e pós-graduação. Foram apresentadas algumas estratégias para a resolução do problema do jogo dos discos deixando bem claro os casos dos pisos com rejunte e sem rejunte. Foram trabalhadas as fórmulas referente as soluções, deixando-as mais objetivas na montagem das soluções dos problemas sobre o jogo dos discos.

  • FÁBIO PINHEIRO LUZ
  • O uso de Equações Diofantinas Lineares na resolução de problemas de preparação Olímpica

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 29/04/2014
  • Mostrar Resumo
  • É inegável que várias situações do dia a dia recaem em problemas que podem ser modelados através das equações diofantinas lineares. Diante disso, o trabalho em questão visou investigar a importância do uso de equações difantinas lineares na resolucão de problemas utilizados em preparação olímpica para alunos recém ingressos no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Piauí, Campus Floriano. Para isso, foi identicado o perfil destes alunos ingressos, sendo feito um pré-teste, que avaliou os seus conhecimentos a respeito do tema, depois uma abordagem do conteudo através de uma ofcina e ao final, aplicados dois testes para avaliar o desempenho final dos alunos, utilizando para isso a Engenharia Didatica. Os resultados da pesquisa confirmaram uma melhoria signicativa dos alunos nas resoluções das questões e na aprendizagem do tema proposto.

  • EXPEDITO HENRIQUE ULISSES PEREIRA
  • A Matemática do GPS

  • Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
  • Data: 25/04/2014
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo evidenciar a matemática envolvida no Sistema de Posicionamento Global (GPS). Foi feita uma abordagem histórica que explica a evolução dos meios de localização até chegarmos a essa tecnologia. Além disso, fazendo uso de resultados de geometria Plana, Espacial, Analítica e Álgebra Linear, entenderemos como foi desenvolvida a Matemática utilizada nesse sistema de localização.

  • EDEM ASSUNÇÃO BAIMA NETO
  • Projeção de Mercator

  • Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
  • Data: 25/04/2014
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a matemática por trás das Projeções Cartográficas, com destaque para a Projeção de Mercator. Iniciamos o trabalho com uma pequena abordagem sobre a história de Mercator e o desenvolvimento das projeções estudadas, em seguida, com o uso de alguns resultados da geometria plana, da geometria espacial e do cálculo de integrais de superfícies, chega-se a algumas fórmulas matemáticas que facilitam a abordagem do tema na educação básica. Por fim, sugerimos atividades interdisciplinares, a serem desenvolvidas em nível de educação básica, que estimulem a curiosidade dos alunos pelos conhecimentos científicos nelas contidos.

  • ROBSON DE ABREU FONSECA
  • Interpolacão polinomial com uso de softwares, uma atividade para laboratório de Matemática

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 25/03/2014
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho monta uma atividade para resolução de problemas de interpolação polinomial com pontos pré-determinados com o auxlio de dois softwares, uma planilha eletrônica e um software de plotagem livre, o GeoGebra. Montou-se uma sequência que utiliza matrizes e sistemas lineares, com a preocupação de validar uma técnica de solução de sistemas por meio matricial, pautado nas denições de interpolacão polinomial. Uma atividade para ser utilizada no laboratorio de informatica, que traz ao alunado e professor, meios para facilitar o calculo com polinômios, matrizes, sistemas, e suas curvas, em exemplos aplicados ao cotidiano dos discentes, utilizando estas ferramentas.

  • WALTER ARAUJO ROCHA JUNIOR
  • Recorrências Lineares e Algumas Aplicacões

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 27/02/2014
  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertacão de mestrado  apresenta alguns conceitos matemáticos pertinentes as equacões de recorrências, dando ênfase nas recorrências lineares, onde se concentram a grande maioria dos problemas contextualizados.  Explicitaremos algumas de suas aplicacões com suas solucões bem elaboradas sobre recorrências lineares, visando uma fácil compreensão para os alunos de ensino médio, como tambem para os alunos das graduacões e ps-graduacões. Foram apresentadas algumas estrategias para a resolucão dos problemas das recorrências lineares de primeira e segunda ordem, deixando bem claro os casos homogêneos e não-homog~eneos, contendo varios exemplos resolvidos e aplicações.

2013
Descrição
  • FRANJOSSAN GOMES DOS SANTOS
  • Cálculo de distâncias com a Balestilha

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 30/09/2013
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho esta tratando da construção de um instrumento náutico, a Balhestilha, e que sua utilização antigamente servia para a orientação dos navegantes, principalmente os portugueses em meados do século XV e XVI, na determinação da latitude no qual o navio se encontrava, ou altura de um astro ou a distância angular de dois astros. O objetivo principal desse instrumento está em sua utilização como ferramenta didática em atividade do ensino de trigonometria ou semelhança de triângulos do ensino fundamental (do 7º ao 9º ano) e ensino médio (2º ano). Nesse, processo de aprendizagem são apresentados e elaborados situações problemas ao aluno, estimulando-ona realização da construção, quanto ao uso do instrumento para que o mesmo seja capaz de visualizar as relações entre os conceitos da Trigonometria e Astronomia.

  • FABIANO MACÊDO DE OLIVEIRA
  • Uma abordagem da Matemática Financeira no Ensino Médio

  • Orientador : GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
  • Data: 22/08/2013
  • Mostrar Resumo
  •     A idealização do presente trabalho visa propor aos professores algumas sugestões e ferramentas para se trabalhar alguns tópicos de Matemática Financeira a nível médio. Trata-se de uma aplicação dos conteúdos referentes às Funções Afim e Exponencial, bem como de suas caracterizações, passando pelas Progressões Aritméticas e Geométricas. O presente trabalho mostra nosso ponto de vista diante das dificuldades oriundas do manejo no ensino da Matemática Financeira por parte de alguns professores.

  • JANILSON CLAYDSON SILVA BRITO
  • O Cálculo Diferencial e Integral como Ferramenta Interdisciplinar no Ensino Médio

     

  • Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
  • Data: 20/08/2013
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho aborda os principais conceitos do Cálculo Diferencial e Integral, partindo de uma breve apresentação dos seus principais desenvolvedores ao longo da história, elaborando uma fundamentação teórica de tópicos do cálculo diferencial e do cálculo integral, visando mostrar a importância de seu estudo no ensino médio. Para tanto, apresentamos exemplos simples e aplicações mais elaboradas do cálculo em outras Ciências.

     

  • JOMILDO CAVALCANTE SOUSA
  • Cálculo da área entre os gráficos de dois polinômios de coeficientes reais que possuem apenas dois pontos em comum - fórmula prática

  • Orientador : JUSCELINO PEREIRA SILVA
  • Data: 19/08/2013
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho discorre da determinação de uma fórmula prática para o cálculo da área entre os gráficos de dois polinômios de coeficientes reais que possuem apenas dois pontos em comum. Para isso, serão utilizados conceitos de limites, derivadas e integrais. O diferencial dessa fórmula está no fato de ela possibilitar o cálculo de tal área sem o uso de integrais. Com isso, qualquer pessoa que tenha um conhecimento básico de polinômios e funções quadráticas poderá determinar a área entre esses dois gráficos

  • PAULO AIRTON CORDEIRO DE SOUZA
  • TRIÂNGULOS ESFÉRICOS

  • Orientador : JUSCELINO PEREIRA SILVA
  • Data: 19/08/2013
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação trata do estudo de uma geometria não euclidiana, onde definimos e classificamos triângulos esféricos. Demonstramos teoremas e fizemos aplicações na Geometria Espacial com a demonstração do Teorema de Euler nos poliedros convexos, assim como, na Navegação Marítima, onde mostramos que os conhecimentos sobre triângulos esféricos podem auxiliar o comandante de um navio na tomada de decisões para a escolha entre o caminho ideal a ser realizado através dos círculos máximos (geodésicas da Terra) e outros caminhos. Este trabalho objetiva levar aos professores de matemática do ensino médio o conhecimento de uma geometria nova, a saber, a geometria esférica, factível e essencial para o nosso mundo real e cujos resultados análogos como por exemplo o teorema dos cossenos, o teorema dos senos e a soma dos ângulos internos de um triângulo apresentam resultados novos impressionantes e distintos do caso plano.

  • ACENILSO LIMA DE ARAUJO
  • Aplicações da Astronomia no ensino de Matemática na Eduação Básica.

  • Orientador : ROGER PERES DE MOURA
  • Data: 15/08/2013
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem o propósito de usar conceitos clássicos de Astronomia como elemento motivador e de contextualização no ensino de Matemática na educação básica, em especial para alunos do Ensino Médio. O caráter utilitário desta proposta encontra-se na forma como as aplicações da  geometria plana e da trigonometria básicas são apresentadas. Buscou-se fundamentação metodológica nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s e nos Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio – PCNEM, no que tange a apresentação das aplicações na forma de situações problemas visando introduzir o conteúdo, para só após formalizar os conceitos e teoremas de maneira mais sistematizada. Procurou-se assim atender a um dos objetivos do Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT, que é o de elaboração de uma proposta de atividade educacional, cumprindo um dos requisitos do programa e ao mesmo tempo desenvolvendo uma atividade não convencional na aplicação de conteúdos matemáticos. As aplicações enfatizam a integração da teoria com a prática durante todo o desenvolvimento da proposta por considerar-se que tal procedimento tende a facilitar o processo de ensino e aprendizagem. 

  • FERNANDO GOMES MACHADO
  • Aplicações da derivada de uma função real sobre uma perspectiva histórica.

  • Orientador : JUSCELINO PEREIRA SILVA
  • Data: 15/08/2013
  • Mostrar Resumo
  • Nas últimas décadas, alguns programas nacionais têm demonstrado algumas preocupações quanto ao ensino da matemática. Tais programas defendem a ideia que os objetivos educacionais podem ser intensificados, a fim de obter um maior envolvimento do aluno, tanto no que diz respeito às informações, procedimentos e atitudes abordados, como em competências, habilidades e valores desenvolvidos. Como a história da matemática é um elemento facilitador e motivador no processo de ensino-aprendizagem de derivadas, o presente estudo tem como objetivo aplicar derivadas sobre uma perspectiva histórica, mostrando a importância do estudo do cálculo no Ensino Médio. Foram realizadas aplicações de definições, propriedades e teoremas de máximos e mínimos em problemas de otimização, mostrando como o conteúdo de derivadas está presente no cotidiano das pessoas. Pode-se observar que derivadas e suas aplicações em diferentes exemplos de atividades realizadas no dia-a-dia, podem ser apresentados ao aluno de uma maneira mais prazerosa e eficiente, contribuindo favoravelmente para o processo de construção do conhecimento.

  • JANIEL MARTINS NEVES
  • Uso de modelagem Matemática no cálculo da área da superfície e do volume de uma maçã.

  • Orientador : MANOEL VIEIRA DE MATOS NETO
  • Data: 14/08/2013
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho tratamos do cálculo do volume e da área da superfície de uma maçã, para isso usamos a Modelagem Matemática e suas etapas. Apresentaremos como estratégias para a realização de tais cálculos: o Princípio de Cavalieri, o Teorema de Pappus, o Cálculo Diferencial e Integral. Sendo que estas obedecem a uma sequência gradual em termos de complexidade conceitual e devem proporcionar aos alunos do Ensino Médio aumentar a sua capacidade de resolução de problemas.

  • ALDENOR LOPES LEMOS FILHO
  • Aplicações do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio.

  • Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
  • Data: 13/08/2013
  • Mostrar Resumo
  • O domínio do Cálculo Diferencial, em qualquer modalidade de ensino, sem dúvida nenhuma é muito importante. Esta ferramenta matemática que viabiliza a resolução de muitos problemas é o tema desse trabalho. Partindo da premissa que a Matemática é uma linguagem, o Cálculo, é um dos pilares fundamentais desta linguagem e como todo ramo da matemática foi  construído ao longo dos séculos, tendo um maior avanço com os trabalhos de Newton e Leibniz. Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do estudo do Cálculo no Ensino Médio, trazendo algumas sugestões de problemas que podem ser abordados nas três séries dessa modalidade de ensino e um outro objetivo também é o de mostrar que alguns tópicos de Cálculo Diferencial e Integral são totalmente acessíveis a alunos que estejam cursando o Ensino Médio.

  • FRANJOSSAN GOMES DOS SANTOS
  • O uso da Balhestilha com auxilio da trigonometria.

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 13/08/2013
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho esta tratando da construção de um instrumento náutico, a Balhestilha, e que sua utilização antigamente servia para a orientação dos navegantes, principalmente os portugueses em meados do século XV e XVI, na determinação da latitude no qual o navio se encontrava, ou altura de um astro ou a distância angular de dois astros. O objetivo principal desse instrumento está em sua utilização como ferramenta didática em atividade do ensino de trigonometria ou semelhança de triângulos do ensino fundamental (do 7º ao 9º ano) e ensino médio (2º ano). Nesse, processo de aprendizagem são apresentados e elaborados situações problemas ao aluno, estimulando-ona realização da construção, quanto ao uso do instrumento para que o mesmo seja capaz de visualizar as relações entre os conceitos da Trigonometria e Astronomia.

  • JONATHAN LAVOR DA COSTA
  • O uso de exponencias e logaritmos no setor de finanças.

  • Orientador : ROGER PERES DE MOURA
  • Data: 12/08/2013
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho inicia-se com um breve histórico acerca da origem dos logaritmos. Em seguida, apresentamos alguns resultados sobre exponenciais e logaritmos que se aplicam ao regime de capitalização composta, os quais compreendem os juros compostos, taxas de juros, descontos compostos e rendas uniformes postecipadas e antecipadas. Para tanto utilizamos proposições, teoremas, corolários junto com exemplos ilustrativos de como o uso destas ferramentas matemáticas simplifica e é imprescindível para a execução de cálculos no setor financeiro.  

  • CLAUDIO DE SOUSA GALVÃO
  • O Ensino de trigonometria por meio de Situaçõs-Problemas subsidiado pela teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud.

  • Orientador : LIANE MENDES FEITOSA SOARES
  • Data: 09/08/2013
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho de pesquisa está fundamentado teoricamente pela Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, e tem como principal objetivo propor uma metodologia para o ensino de trigonometria que pode contribuir para uma construção significativa dos conceitos envolvidos no campo conceitual da trigonometria, tal metodologia poderá ser utilizada principalmente em escolas técnicas onde a disciplina de Topografia faz parte da grade curricular dos cursos técnicos, para que a mesma seja utilizada como estimulo, como o caso dos alunos do segundo ano do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Tocantins campus Araguatins. Esta pesquisa surgiu devido uma a dificuldade para o ensino de trigonometria associado a dificuldade que os alunos enfrentam na disciplina de topografia, devido o fato de não terem domínio sobre os campos conceituais da trigonometria e pelo fato do PCN afirmar que: “...especialmente para o indivíduo que não prosseguir seus estudos nas carreiras ditas exatas, o que deve ser assegurado são as aplicações da Trigonometria na resolução de problemas que envolvem medições, em especial o cálculo de distâncias inacessíveis e na construção de modelos que correspondem a fenômenos periódicos...”, portanto este trabalho tem o objetivo de apresentar uma metodologia para que o aluno ao final consiga realizar o cálculo de distâncias inacess íveis e entendimentos de fenômenos periódicos. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud salienta que a situação- problema que dá sentido aos conceitos, e o professor como mediador deve construir situações problemas, que estejam dentro da zona de desenvolvimento proximal dos alunos, para isto é importante que o mesmo realize uma verificação de conhecimentos prévios para que consiga obter êxito no processo ensino aprendizagem. E através dela que o aluno tem condições de explicitar os seus conceitos-em-ação e transformá-los em conceitos científicos. Sendo assim, para que o processo de pesquisa ocorresse, foi planejada e executada a verificação dos conceitos prévios dos alunos por meio de um questionário, que serviu de base para a construção e elaboração de situações problemas, nas quais os alunos, de forma individual poderiam explicitar os invariantes operatórios e invariantes do conceito e construir novos conhecimentos. Com esta pesquisa pode ser observado ao final, a importância da verificação dos conhecimentos prévios que os alunos carregam em sua estrutura cognitiva para que o professor saiba como desenvolver situações problemas dentro da zona de desenvolvimento proximal dos alunos e também pode ser verificada a importância do papel do professor como mediador dos processos de ensino e de aprendizagem, promovendo o aluno por meio de situações problemas, as mais variadas possíveis, que simulem a realidade para que ganhem sentido estes conteúdos por fim pode ser verificada uma considerável aprendizagem significativa e ampliação dos conhecimentos relacionados ao campo conceituais da trigonometria por parte dos alunos, em especial ao cálculo de distâncias inacessíveis e ao entendimento de fenômenos periódicos.

  • MARCOS WILDSON ALVES NERY
  • Um olhar sobre a Educação Inclusiva de Deficientes Visuais – Estratégias de Ensino de Trigonometria e Geometria Espacial.

  • Orientador : NEWTON LUIS SANTOS
  • Data: 06/08/2013
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho visa mostrar aspectos da educação Matemática no Brasil sob um perfil histórico bem como a situação da inclusão de jovens cegos no Ensino Básico no Brasil, mais especificamente na cidade de Teresina, capital do estado do Piauí, bem como propor estratégias de apresentação de conteúdos de Matemática para crianças e jovens cegos do Ensino Básico incluídos em turmas não especiais. Os conteúdos abordados são tópicos de Trigonometria e de Geometria Espacial em virtude de exigirem abstração e representações formais por meio de desenhos que são, por natureza, incompatíveis com a condição de um aluno cego.

  • RAIMUNDO PIO MENDES VIEIRA JÚNIOR
  • Recorrências Lineares Aplicadas ao Ensino da Matemática na Educação Básica.

  • Orientador : GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
  • Data: 06/08/2013
  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo sobre Recorrência Aplicada ao Ensino Médio, busca produzir um texto que possa fornecer ferramentas para utilização na educação básica bem como, estimular o leitor aprofundar-se e prosseguir com o estudo do tema. As recorrências lineares de primeira e segunda ordens, e método geral de resolução de recorrência linear homogênea foram trabalhados visando uma fundamentação teórica, para facilitar a aplicação em problemas da educação básica como combinatória, probabilidade e progressões. Abordamos também problemas clássicos, com objetivos de situar historicamente o processo de evolução dessa teoria, contextualizar e demonstrar as motivações que levaram ao estudo de recorrência, pois é um tema que aparece com muita frequência durante o desenvolvimento histórico da matemática. Concluímos que a recorrência é um tema fundamental para consolidação de algumas habilidades necessárias, por isso deve ser usado de forma sistematizada, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem de alguns conteúdos da grade curricular da educação básica.

  • ETHIAMARA DA SILVA SOUSA VÊNUS
  • Uma abordagem geométrica para o estudo de funções racionais no Ensino Médio.

  • Orientador : NEWTON LUIS SANTOS
  • Data: 31/07/2013
  • Mostrar Resumo
  • Nesta dissertação são estudadas transformações fracionais lineares sobre o corpo dos números reais e dos números complexos sob um ponto de vista geométrico, dando ênfase à dependência geométrica nos coeficientes que as definem. São estudados os efeitos no traço do gráfico de tais funções quando são alterados seus coeficientes evidenciando assim a influência de cada um deles. São apresentadas também algumas aplicações.

  • VALESSA ZAIGLA FAUSTINO SOUSA CARVALHO
  • FUNÇÕES CONVEXAS COM APLICAÇÕES EM PROBLEMAS DE OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA.

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 29/07/2013
  • Mostrar Resumo
  • O estudo central dessa dissertação abordará os conceitos básicos sobre funções convexas em uma variável real. Usaremos os conceitos de funções convexas para mostrar resultados importantes de desigualdades, médias e normas, como por exemplo: Desigualdade de Jensen, Generalização da Desigualdade das Médias, Desigualdade de Minkowski, Desigualdade de Young e Desigualdade de Hölder. Esse tema é muito interessante principalmente para alunos que buscam ferramentas para a resolução de questões de Olimpíadas de Matemática, portanto, usaremos alguns resultados abordados nesta dissertação como ferramenta essencial em resolução de problemas olímpicos de vários níveis e diversas olimpíadas. Os resultados contidos neste trabalho foram extraídos dos artigos [2], [7], [8], [9] e [11].

  • VALTERCIO DE ALMEIDA CARVALHO
  • UMA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM E MÁXIMO DIVISOR COMUM: DOS NATURAIS AOS COMENSURÁVEIS.

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 19/07/2013
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta uma abordagem dos conceitos de mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, partindo de como esses conceitos são apresentados na Educação Básica, por sua fundamentação teórica à nível superior, até uma proposta de ensino das definições de mínimo múltiplo comum generalizado e máximo divisor comum generalizado para pares de números comensuráveis. Definições estas que não são vistas em nenhum dos níveis de ensino, e que poderiam ser de grande valia para os alunos, em especial os de Ensino Médio, pois através da aprendizagem destes conceitos mais amplos (mínimo múltiplo comum generalizado e máximo divisor comum generalizado) pelos alunos, eles poderão resolver problemas que antes não eram abordados nos ensinos fundamental e médio. Para ilustrar bem as relevância de tais conceitos, dedico o último capítulo deste trabalho apenas a exemplos de aplicações dos mesmos. 

  • DAYONNE SOARES DOS SANTOS
  • O Desenvolvimento de um Aplicativo para o Estudo de Funções Quadráticas.

  • Orientador : LIANE MENDES FEITOSA SOARES
  • Data: 15/04/2013
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma nova forma de estudar as funções quadráticas, desenvolvendo um software específico para essas aplicações. Para atingir tal propósito foi criado um aplicativo, intitulado Nicolas, sobre a plataforma Borland Delphi 7 contendo funcionalidades que nos leva a compreender de forma diferente os conceitos da função polinomial do segundo grau, além de ajudar a resolver problemas com a aplicação de quadráticas. Antes do desenvolvimento do software, foi feito um estudo sobre o conceito de funções e especialmente sobre quadráticas, bem como uma analise sobre o uso da ferramenta ’informática’ como recurso didático. A partir daí foi realizado um trabalho de engenharia de software no intuito da construção de uma ferramenta voltada especificamente para o estudo das funções quadráticas, visando um aplicativo bem interativo e que desse um feedback do resultado das atividades realizadas com os alunos. Ao final foi elaborada uma sequência de atividades que pode ser feita com o software para a assimilação dos conceitos relativos às funções estudadas e resolução de problemas.

  • FÁBIO BARBOSA DE OLIVEIRA
  • Modelagem e Sequências Numéricas

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 12/04/2013
  • Mostrar Resumo
  • A modelagem em matemática tem alcançado novos rumos devido aos novos campos de pesquisa e trabalho. Muitos pesquisadores-professores tem desempenhado um importante papel para sua divulgação e expansão, principalmente com a criação de centros de pesquisa. Devido a sua importância, faz necessário conhecer um pouco de sua história no Brasil e como de seus precursores, como também como se do seu planejamento e aplicação. O conhecimentos prévio de alguns conteúdos como progressão aritmética e progressão geométrica e recorrências são importantes para o desenvolvimento de uma pesquisa em modelagem matemática, a qual poder ser aplicada na visualização de problemas como financiamento de carros, da casa própria ou simples planejamento familiar.

  • FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA
  • A Importância do Ensino da Metrologia no Ensino da Trigonometria

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 12/04/2013
  • Mostrar Resumo
  • A necessidade de medir e de quantificar é inerente à natureza humana e confunde-se com a própria história das civilizações. A constituição da metrologia enquanto ciência deu-se da necessidade de se organizar os sistemas de medições para atender aos avanços tecnológicos que demandavam medições cada vez mais precisas. Porém, mesmo com toda relevância da Metrologia, ciência que auxilia vários campos da atividade humana, como a saúde, a ciência, a tecnologia, dentre outras áreas, o que se percebe é que o ensino da Metrologia não tem o espaço merecido nos conteúdos programáticos do Ensino Médio, em especial no ensino da Matemática, disciplina que requer informações metrológicas para o seu pleno desenvolvimento. Assim, este trabalho objetiva ressaltar a importância da metrologia para a promoção de um ensino-aprendizado mais significativo para o aluno, apresentando de que forma o seu conhecimento pode contribuir para o ensino da Matemática, mais especificamente no âmbito da trigonometria. Para tanto, será apresentado um percurso teórico que contempla um histórico das medições, a definição e divisões da metrologia e concepções acerca do ensino-aprendizado da Matemática. Será discutida, ainda, a história da trigonometria e as implicações do ensino da metrologia no ensino da trigonometria que facilitam o entendimento por parte dos alunos das unidades que essa utiliza.

  • SALVINO COIMBRA FILHO
  • Resolução de Problemas do Ensino Médio usando Métodos de Otimização

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 12/04/2013
  • Mostrar Resumo
  • No presente trabalho buscaremos apresentar uma proposta metodológica que fomente a curiosidade e o espírito investigativo dos alunos do ensino médio, ao tempo que promova uma maior motivação dos mesmos nas aulas de matemática através da resolução sistêmica de problemas práticos, dando ênfase aos problemas de otimização que se relacionam com os mais diversos conteúdos do currículo do ensino médio. Para tanto faremos uma justificativa do trabalho do ponto de vista pedagógico, conceituaremos otimização, apresentaremos um método de resolução sistêmica de problemas e por fim resolveremos alguns problemas práticos do ensino médio relacionados a otimização seguindo o método apresentado.

  • ALIPRECIDIO JOSÉ DE SIQUEIRA FILHO
  • Aplicações e resoluções de problemas como metodologia para o ensino de matrizes, sistemas lineares e determinantes.

  • Orientador : JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
  • Data: 12/04/2013
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho são apresentados os conteúdos de matrizes, sistemas lineares e determinantes aos professores de Matemática do Ensino Médio, dando ênfase às situações problemas e aplicações que relacionam os conteúdos com situações práticas do dia a dia ou com aplicações, como uma opção de metodologia de ensino. Dessa forma pode-se despertar a curiosidades dos alunos possibilitando aos mesmos uma oportunidade para discussão e exploração dos conteúdos a partir da resolução de problemas. Para tanto apresentaremos exemplos de aplicações do método para resolução de problemas desenvolvido por George Polya.

  • FERNANDO FRANCISCO DE SOUSA FILHO
  • O Soroban e sua Aritmética Concreta

  • Orientador : CARLOS HUMBERTO SOARES JUNIOR
  • Data: 11/04/2013
  • Mostrar Resumo
  • O uso de materiais concretos no ensino de Matemática está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e o ábaco japonês (ou Soroban) é um destes materiais cujo uso contínuo pode conduzir seus praticantes a um alto nível das habilidades aritméticas básicas, essenciais ao estudo da Matemática e que, em certos casos, ainda representam um obstáculo não superado pelos alunos. Este trabalho descreve o funcionamento do Soroban, além de fazer referência a sua história. Apresenta, por meio de exemplos comentados, as técnicas de sua utilização para adição, subtração, multiplicação, divisão e o uso de números negativos. Apresenta, também um capítulo sobre cálculo mental (ou Anzan). Descreve os níveis de dificuldade que o autor pôde identificar quanto às operações de adição e subtração, e faz um breve paralelo entre as estratégias de uso do ábaco com as estratégias normalmente ensinadas nas escolas ocidentais. Fornece ainda referências para se obter Sorobans e folhas de exercício para a prática do Soroban. Coloca à disposição dos educadores o conhecimento básico a respeito do ábaco japonês como uma nova estratégia para o ensino da aritmética. Traz, por fim, um relato de uma breve aplicação do Soroban em sala de aula e uma relação de folhas de exercício elaboradas pelo autor.

  • ALBERTO CUNHA ALVES
  • O Geogebra como ferramenta didática no ensino de Geometria Euclidiana

  • Orientador : CARLOS HUMBERTO SOARES JUNIOR
  • Data: 11/04/2013
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho aborda o uso de um software educacional de geometria dinâmica, o Geogebra, para introduzir conceitos referentes ao ensino de Geometria Euclidiana na educação básica, por meio de uma sequência de atividades utilizando a metodologia da Sequência Fedathi, de modo a contemplar o aprendizado de conceitos e propriedades, tornando assim o ensino de geometria mais significativo através da experimentação onde o aluno poder viver a construção do conhecimento matemático. Por tal motivo, essa metodologia desenvolvida com o auxílio do computador, torna-se fundamental para o desenvolvimento de um bom aprendizado, pois o aluno pode construir e movimentar seus componentes afim de elaborar conjecturas. Durante a pesquisa investigamos os efeitos de uma sequência de atividades utilizando o Geogebra, aplicadas em aulas realizadas no Laboratório Escolar de Informática (LEI 2) da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, situada em Groaíras-Ce, contando com a colaboração de doze alunos das turmas de 1º ano. Os resultados deste trabalho mostraram que o uso do computador como ferramenta nas escolas permanece como um recurso importante e como um grande desafio para professores, à medida que passem a ser utilizados como fonte de estudo e de criação de estratégias pedagógicas, para as quais diversas tecnologias podem ser empregadas. A experimentação nos levou a comprovar que A utilização do software possibilitou ao professor ensinar o conteúdo com clareza, e ao aluno a aprendizagem por investigação. As conclusões aqui apresentadas resultaram da análise dados quantitativos coletados no pré-teste e pós-teste, das atividades desenvolvidas pelos estudantes, bem como de suas reflexões durante a resolução destas.

  • ANDRÉ LUIZ FERREIRA DE CARVALHO MELO
  • A importância do Ensino de Cálculo Diferencial no Ensino Médio: um estudo com alunos do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletromecânica do IFPI, Campus de Floriano

  • Orientador : LIANE MENDES FEITOSA SOARES
  • Data: 10/04/2013
  • Mostrar Resumo
  • E inegável a importância da Matemática para a vida moderna, pois esta é uma criação humana que culmina em um misto de ciência, ferramenta e mecanismo de transformação social. Nessa perspectiva o seu ensino deve ser objeto de estudo da ciência, tomando como base a necessidade de se construir, reconstruir e perpetuar os conhecimentos produzidos por ela, que tem como principal função, enquanto mecanismo de transformação social, capacitar as pessoas para resolverem problemas, usando como recursos seus conhecimentos adquiridos [Torres]. Nesse sentido, este trabalho delimitou o ensino do Cálculo Diferencial na Educação Básica como objeto de estudo, tendo por base sua importância e aplicabilidade tanto no conhecimento matemático quanto nas ciências naturais [Ávila]. Pretende-se mostrar neste trabalho, através de um estudo de caso com alunos do 4o Ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletromecânica do Instituto Federal do Piauí- IFPI, Campus Floriano, como é ́ possível lograr êxito no ensino de tópicos de matemática, relacionados a Otimização e Geometria, e sobretudo tópicos de física arrolados a Mecânica e em particular cinemática e ao Movimento Harmônico Simples, tendo como alicerce os conhecimentos oriundos do Cálculo Diferencial, de forma prática e dinâmica. Defendendo a integração deste tópico de matemática no Currículo do Ensino Médio.

  • PABLO ROBERTO DE SOUSA NETO
  • A aplicação do número de ouro como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem.

  • Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
  • Data: 04/04/2013
  • Mostrar Resumo
  • No processo de ensino aprendizagem, uma questão relevante se faz levantar é a relação entre a teoria e a prática dos conteúdos dados nas diferentes disciplinas exigidas pelo currículo. A matemática, em especial, nota-se, pela sua complexidade e exatidão. Verifica-se que, no decorrer do percurso escolar, muitos alunos têm dificuldade não somente no aprendizado, mas também, muitas vezes não assimilam o seu conteúdo teórico e a sua função no dia-a-dia das pessoas. Dentro desse contexto, como se pode destacar a importância da utilização de novos recursos através da aplicação do Número de Ouro, tendo como recurso metodológico oficinas práticas como sendo um fator essencial para a agilidade da prática docente? Para responder essa questão esse trabalho teve como objetivo geral confrontar qual a melhor prática para apresentar aos educandos através de aulas tradicionais e oficinas/prática utilizando o “Número de Ouro”. Para os objetivos específicos buscou-se apresentar o contexto histórico da Razão Áurea e a utilização da Sequência de Fibonacci; Apresentar conteúdo relacionado ao processo de ensino aprendizagem e, contextualizar as dificuldades dos alunos na apreensão com relação à disciplina Matemática.

  • RAIMUNDO SILVA NASCIMENTO
  • Frações Contínuas – uma forma de representar e de aproximar os números irracionais

  • Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
  • Data: 03/04/2013
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, fizemos um estudo sobre a teoria das frações contínuas, demonstrando algumas de suas propriedades e relatando também um pouco de sua história. Além disso, apresentamos Frações Contínuas como uma boa ferramenta para os professores do ensino básico justificar de forma mais conveniente a formação dos números reais. Um assunto presente em diversas áreas da matemática, as frações contínuas são muito utilizadas porque fornecem as melhores aproximações racionais para números irracionais. O que hoje conhecemos, sobre frações contínuas, foi estudado por grandes matemáticos durante séculos.

  • RUBENS OLIVEIRA DE SOUSA
  • Alguns métodos interessantes da extração e aproximação da raiz quadrada

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 26/03/2013
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem por objetivo mostrar a professores e alunos da Educação Básica algumas maneiras de extração da raiz quadrada ou de aproximação por racionais no caso de raízes não-exatas, que representam números irracionais. Tentaremos mostrar que um tema, normalmente tido como desinteressante e mecânico, pode ser abordado de uma maneira construtiva e motivadora. Fazendo uma conexão com outros tópicos da Matemática. Faremos um resgate do uso do algoritmo tradicional de extração da raiz quadrada e depois mostraremos outros métodos alternativos e interessantes de serem trabalhados em sala de aula, tais como: Método Chinês, Método dos Babilônios e Aproximações por Frações Contínuas.

  • WILBERTT JOSE DE OLIVEIRA MOURA
  • O problema da Basileia

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 26/03/2013
  • Mostrar Resumo
  • Um dos problemas mais famosos do século XVII foi o Problema da Basileia, que consiste em determinar a soma infinita dos inversos dos quadrados de números naturais. Neste trabalho buscamos mostrar um método didático para apresentar uma demonstração atual do mesmo. Iniciamos o documento com uma pequena abordagem histórica e apresentamos a demonstração de Euler para a série estudada, logo após faremos uma pequena verificação computacional para observar sua convergência e em seguida apresentamos uma prova atual para se chegar ao seu resultado.

  • EDIVAN ALANO LUZ
  • Geometria das Abelhas

  • Orientador : JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
  • Data: 26/03/2013
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho tratamos da geometria das abelhas, mais especificamente da forma em que armazenam o mel. A construção dos alvéolos (prisma de base hexagonal, fechado por três losangos congruentes, formando um ápice triédrico) se dá de forma inteligente em que é armazenada uma maior quantidade de mel para uma menor quantidade de material. Provamos que para este tipo de armazenamento os ângulos dos losangos não variam e o ângulo que o eixo vertical a partir do vértice forma com as faces dos losangos também é constante.

  • HÉLDER BORGES VIEIRA LARANJEIRA DA ROCHA
  • As leis de Kepler

  • Orientador : JUSCELINO PEREIRA SILVA
  • Data: 25/03/2013
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação inicia-se com o contexto histórico acerca do encontro entre dois astrônomos, Tycho Brahe e Johannes Kepler, numa época de conflitos entre católicos e protestantes, do qual surgiu a descoberta das três Leis de Kepler que regem os movimentos dos planetas ao redor do Sol. Em seguida, apresentamos alguns resultados úteis neste trabalho sobre álgebra vetorial, cálculo e geometria analítica que culminam nas Leis de Kepler quando partimos de duas leis de Sir Isaac Newton, a saber, Lei da Gravitação Universal e da Segunda Lei do Movimento. Tal processo é feito estabelecendo-se um sistema de equações diferenciais, também evidenciadas neste trabalho, que rege o movimento dos planetas.



Dissertações/Teses Antigas
2022
Descrição
  • DALTON FRANCISCO CARVALHO SOUSA
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO E COMBINATÓRIA UTILIZANDO O MÉTODO DE GEORGE PÓLYA
  • Orientador : ÍTALO DOWELL LIRA MELO
  • Ano: 2022
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica que teve como objetivo demonstrar as contribuições do método de George Pólya para o ensino de matemática com a metodologia da resolução de problemas. Para isso, fizemos uma pequena reflexão a respeito do ensino através da resolução de problemas e aplicamos o método de George Pólya na resolução de problemas de otimização e de contagem.
  • GIOVANNA RODRIGUES CARVALHO
  • PLATAFORMA WORDWALL: UMA PROPOSTA DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS
  • Orientador : ISAÍAS PEREIRA DE JESUS
  • Ano: 2022
  • Mostrar Resumo
  • A utilização de jogos digitais na esfera educacional vem tornando-se a cada dia um recurso didático possível e com bons resultados. Como consequência disso, as aulas ficam mais atrativas, dinâmicas e criativas contribuindo para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Um desses jogos é o Wordwall. Logo surge o questionamento: Como utilizar a plataforma Wordwall para facilitar e estimular a aprendizagem de matemática tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas para os alunos? O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica de ensino dos números inteiros utilizando a plataforma Wordwall, que cria atividades em formato de jogos, como instrumento de aprendizagem, correlacionando ao conteúdo de números inteiros que mostra-se ser um assunto com grandes obstáculos para compreensão perante os discentes. A pesquisa faz o levantamento dos benefícios e contribuições dos jogos digitais na área educacional e matemática na perspectiva de alguns autores, posteriormente há a apresentação da Plataforma Wordwall e propostas de uma sequência de atividades sobre números inteiros criadas com a ferramenta tendo como meta contribuir para a aprendizagem dos alunos.
2017
Descrição
  • DIOGENES ROCHA DE SOUZA
  • SOFTWARE GEOGEBRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
  • Orientador : PAULO SERGIO MARQUES DOS SANTOS
  • Ano: 2017
  • Mostrar Resumo
  • Notadamente a educação vem passando por grandes transformações para que assim possa atender de forma holística todas as necessidades dos educandos do século XXI. Dentre essas inúmeras mudanças está a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) no ensino, pois através da mesma é possível manipular diferentes ferramentas que ajudam de forma significativa a dinamização do processo de ensino e de aprendizagem. No que concerne ao ensino de Matemática é possível percebemos os inúmeros recursos tecnológicos que podem ser utilizados para o favorecimento da aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos, dentre eles, o GeoGebra que é um software de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino que reúne Geometria, Álgebra, Planilha de Cálculo, Gráficos, Probabilidade, Estatística e Cálculos Simbólicos em um único pacote fácil de se usar. Para tanto faz-se se necessário que o professor de matemática possa utilizar no seu fazer docente essa ferramenta que o ajudará a desenvolver um ensino de Matemática eficiente e eficaz e que atenda as reais necessidades dos educandos e da sociedade. Partindo dessa assertiva julgamos imprescindível que os cursos de formação de professores de Matemática possam inserir na ementa de algumas disciplinas elencadas em seus currículos o estudo e a utilização do GeoGebra como uma ferramenta que contribui de forma significativa na formação e atuação do professor de Matemática. Diante dessa premissa a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância do GeoGebra como ferramenta essencial para a formação dos professores de matemática. A pesquisa é delineada como uma pesquisa ação com abordagem qualitativa e teve como lócus o Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), especificamente o Curso de Matemática. Os interlocutores da pesquisa foram vinte e quatro acadêmicos do referido curso que estão cursando a disciplina Metodologia do Ensino de Matemática. Para a produção dos dados foi realizado durante três dias no laboratório de informática do campus uma oficina pedagógica evidenciando o conceito, importância e aplicabilidade do software GeoGebra no ensino de Matemática por meio de atividade teóricas e práticas, além da utilização de um questionário aberto composto por quatro questões aplicado aos acadêmicos participantes da oficina. Tendo por base os dados produzidos durante todo o processo de execução da pesquisa afirmamos que de forma indubitável a utilização do GeoGebra no processo de formação de professores de Matemática contribui para o desenvolvimento de uma prática docente que vise uma formação integral dos alunos e atenda aos seus anseios como cidadãos.
  • JOSÉ CLAUDIO TERTO
  • GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA, UMA OPÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO
  • Orientador : SISSY DA SILVA SOUZA
  • Ano: 2017
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho trás um histórico sobre a primeira catalogação dos conhecimentos sobre a geometria que reinou de forma absoluta, de 300 a.C. até o século XIX, influenciando não somente no campo da matemática, mas observa-se traços de sua influência na própria filosofia, tais conhecimentos foram compilados em uma obra intitulada "Os elementos", cuja autoria é atribuída a Euclides de Alexandria. Posteriormente, vem os matemáticos que deram os primeiros passos para a descoberta de uma ’nova geometria’, Saccheri e Lambert, até chegar aos matemáticos que desenvolveram uma geometria denominada de geometria hiperbólica, Gauss, János Bolyai e Lobachevsky, e mais adianta a outra face da nova geometria desenvolvida a geometria elíptica, criada por um discípulo de Gauss chamado de Georg Friedrich Bernhard Riemann. Vale salientar que este trabalho vem em uma linguagem onde o estudante possa lê e compreender de forma clara e precisa.
  • DEODATO PEREIRA DA SILVA FILHO
  • VETORES GEOMETRICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMATICOS NO ENSINO MÉDIO
  • Orientador : SISSY DA SILVA SOUZA
  • Ano: 2017
  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa aborda o objeto matem´atico: vetor geom´etrico, ou simplesmente vetor, como ferramenta para contribuir na constru¸c˜ao dos conte´udos matem´aticos do ensino m´edio. O conte´udo de vetores ´e de f´acil compreens˜ao e de extrema importˆancia para auxiliar para resolu¸c˜ao de problemas matem´aticos na geometria plana, na f´ısica, na geometria anal´ıtica, etc. Buscamos viabilizar o uso de vetores nas aulas de matem´atica no ensino m´edio, melhorando a visualiza¸c˜ao de certos conte´udos matem´aticos. Tentaremos enfatizar o uso de vetores como sendo, ao mesmo tempo, alternativo e complementar aos m´etodos sint´etico e cartesiano, facilitando alguns resultados como: Condi¸c˜ao de alinhamento de trˆes pontos, equa¸c˜ao da reta, ´area de paralelogramo, entre outras aplicabilidades que os vetores podem auxiliar. Contribuimos assim, com uma proposta de introdu¸c˜ao deste conte´udo no ensino m´edio a partir do 1o ano com o proposito de ser construido assim, um trabalho que possa orientar os profissionais da ´area da matem´atica a trabalhar este objeto matem´atico utilizando-o em sala de aula, no qual facilitar´a ao aluno a compreens˜ao , dos problemas e conte´udos da matem´atica.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 10:27