Este estudo analisa de que modo o empreendedorismo influencia a gestão escolar em duas escolas públicas de Parnaíba-PI, na Planície Litorânea do Piauí. A pesquisa se justifica pela escassez de investigações que tratem da aplicação de práticas empreendedoras na administração de instituições públicas de ensino em contextos periféricos, nos quais a rigidez burocrática, a limitação de recursos e o baixo engajamento comunitário restringem a autonomia e a inovação institucional. Adota-se abordagem qualitativa, com estratégia de estudo de caso, combinando entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e gravações em vídeo; os dados serão tratados por análise de conteúdo. As escolas foram selecionadas intencionalmente, considerando localização urbana, desempenho satisfatório no IDEB, estabilidade institucional e experiência dos gestores, de modo a garantir maturidade administrativa e representatividade do campo empírico. Espera-se mapear manifestações de práticas empreendedoras na gestão escolar, identificar potencialidades e limites para o enfrentamento de desafios estruturais e propor estratégias de consolidação. Como produto técnico-tecnológico, será desenvolvido um Guia Organizacional para Implantação de Práticas Empreendedoras na Gestão Escolar Pública, com orientações, ferramentas e exemplos aplicáveis à realidade das escolas, visando fortalecer a gestão democrática, ampliar a autonomia institucional e estreitar vínculos com a comunidade, contribuindo para a qualidade educacional.