A Comunicação Oficial ocorre quando o serviço público comunica à sociedade algo sempre relativo às suas atribuições. Com isso, destaca-se a produção de atos e expedientes oficiais que exige da Administração Pública o uso adequado da linguagem à situação comunicativa em que se deve considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, dado o caráter público daqueles. Nesse contexto, a redação oficial impõe parâmetros para o poder público redigir os atos normativos e as comunicações oficiais como forma de atender à sua finalidade básica de comunicar com máxima clareza e objetividade. Diante disso, este estudo tem como objetivo propor a padronização como ferramenta administrativa na elaboração de documentos oficiais no âmbito da UFDPar, conforme a legislação vigente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos, é exploratória e descritiva, e em relação aos seus procedimentos técnicos, caracteriza-se como bibliográfica, documental e estudo de caso. A coleta de dados será feita a partir de consultas aos documentos oficiais emitidos pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e aos manuais e guias práticos de redação oficial disponibilizados nas páginas institucionais de diferentes universidades federais. Haverá, também, aplicação de questionários semiabertos com colaboradores desta instituição. A análise de conteúdo será a técnica para analisar os dados obtidos nesta pesquisa. Como resultado, espera-se elaborar um manual de redação para fins de contribuir com a eficiência administrativa no âmbito da Comunicação Oficial desta instituição de ensino.