A partir do anseio evidenciado no Texto de Divulgação Científica (TDC) “Quando toda a química será verde?” projetamos um ambiente de discussão para contribuir com o ensino de Química Verde (QV) no nível superior. Considerando a leitura como uma ação central nesse processo, acreditamos que as marcas registradas pelos discentes revelem, para além das formas e variações, percepções e compreensões de como significam a Química no caminho da sustentabilidade. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as anotações produzidas por graduandos em Química no TDC em questão. O texto foi utilizado em uma disciplina de Química e Educação Ambiental, como leitura prévia a um estudo dirigido que serviu como atividade de introdução às discussões sobre QV. Nesta leitura, os discentes foram orientados a registrar anotações, conforme desejassem. Os dados foram analisados por meio do Modelo Analítico de Anotações Adaptado. As marcas observadas variaram entre formas implícitas e explícitas, a partir de diferentes recursos e estratégias. A partir disso, os trechos do TDC que apresentaram registros mais expressivos foram analisados à luz das ênfases curriculares da Visão III (Sjöström, 2024), alinhadas à alfabetização científica crítica. As anotações conduziram a sentidos em torno das oito dimensões dessa visão, com destaque para as abordagens relacionadas às Perspectivas éticas e sociopolíticas, Ciência e decisões e Perspectivas culturais e existenciais. Tais abordagens perpassam temas como a formulação do Relatório de Brundtland, os avanços da prática química após a Revolução Industrial e a evidência de uma sociedade mais informada e educada ambientalmente, configurando-se como exemplos respectivos das abordagens. Além disso, as ênfases relativas ao “Eu” como explicador e ao Conhecimento adquirido, evidenciadas nas notas textuais, revelaram-se como registros de caráter sintético, interpretativo e informativo. Isso nos possibilita inferir que os estudantes movimentaram concepções sobre a QV entrelaçando aspectos considerados importantes na alfabetização científica crítica e assumindo posicionamentos reflexivos. Nesse sentido, o nosso estudo, além de revelar perspectivas emergidas da interação leitura-anotação, fornece contributos capazes de orientar a formação de profissionais alinhados aos preceitos da QV, cuja habilidade é imperativa para uma atuação responsável na sociedade contemporânea.