O trabalho objetivou analisar as reformas e os ajustes curriculares do curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ocorridos entre os anos de 1985 e 1994, destacando a década de 1980 como período de intensos debates acerca do Ensino de História. O recorte temporal analisado abarca o período em que o Brasil está inserido no processo de redemocratização, o qual é marcado por transformações na sociedade como um todo, sobretudo na educação e, por consequência, no ensino de História. Para tanto, foram utilizados os Leis e Decretos com determinações acerca da educação, Fluxos Curriculares universitários, alguns textos produzidos por fóruns e que no Piauí foram utilizados como suporte para as discussões curriculares, volumes da Revista Brasileira de História publicados entre 1980 e 1995 para apresentar o que estava sendo elaborado e discutido entre os professores de História em todo o Brasil, além de dois manuais acadêmicos produzidos e distribuídos pela Coordenação do Curso de História da UFPI. A pesquisa utiliza as categorias de Ensino de História, Currículo, Revista Brasileira de História. Destarte, destacaram-se como referências bibliográficas Neto (2009) acerca da criação da UFPI e do curso de História, Fonseca (1993) como suporte para estudo e produção acerca do Ensino de História. Além de Goodson (2008) para trabalhar os conceitos de currículo.