Grupos de Pesquisa

Grupos de pesquisa liderados por docentes do programa:


Cidade, Tempo e Espaço

Existe na Universidade Federal do Piauí/Centro de Ciências Humanas e Letras profissionais de História, Geografia, Serviço Social que voltaram os seus olhares para a cidade, cada qual tomando perspectivas e referenciais teóricos distintos. Mas todos buscando entende-la como uma "construção dos homens e, portanto nunca como algo estritamente racional. Ela é memória organizada e construção convencional, natureza e cultura, público e privado, passado e futuro". Todos os pesquisadores envolvidos neste grupo de trabalho entendem que a mudança é uma característica das cidades, entretanto avaliam que tais mudanças têm "história, personagens e uma trama de desejos individuais e de projetos". A partir dessa constatação, pode-se defender que a cidade deve ser encarada como lugar da "pluralidade e da diferença" e, por esta razão, não simplesmente um espaço de manipulação do poder. Os estudos desenvolvidos têm tido boa repercussão no meio acadêmico e fora dele ,uma vez que o objeto de estudo tem sido quase sempre a cidade de Teresina. Os geógrafos têm estudado as suas transformações tanto do ponto de vista físico quanto humano; Os historiadores escrevem e reescrevem a história da cidade, valorizando a sua memória; Os assistentes sociais têm se debruçado sobre os graves problemas sociais enfrentados pela população mais pobre, principalmente em relação a sociabilidade de grupos excluídos. Todos têm ressaltado a importância de valorizar a memória, que não está apenas nas lembranças das pessoas, mas também em seus monumentos, ruas, avenidas, espaços de convivências outros. A participação de pesquisadores em seminários, mesas redondas promovidos pelo poder público; a realização de cursos de extensão, cursos de pós-graduação lato sensu, a publicação de artigos em revistas e jornais podem ser tomados como indicadores da importância das pesquisas.

 

Líderes: Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento

 

História, Cultura e Gênero

 

O grupo de pesquisa: História, Cultura e Gênero pretende discutir as articulações entre as categorias gênero, classe, gerações, religião e família no âmbito da produção do conhecimento historiográfico. Através do diálogo com a literatura sobre a História das mulheres e das relações de gênero, pretende-se adensar as reflexões em torno das múltiplas práticas e representações que constituem feminilidades e masculinidades.

 

Líderes: Profª. Drª. Elizangela Barbosa Cardoso e Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco

 

História, Cultura e Subjetividade


O Grupo reúne professores e alunos da graduação e da pós-graduação em História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí (IFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O principal pretexto para a reunião dos pesquisadores no grupo é o fato dos interesses temáticos e teóricos dos mesmos fazerem a articulação entre História, subjetividade, cultura, literatura e arte. As pesquisas do grupo abarcam desde reflexões sobre a escrita da História a temáticas menos recorrentes na pesquisa histórica, tais como o cinema experimental, os fanzines, a geração mimeógrafo, bem como as articulações entre história e literatura. Do trabalho do grupo já resultaram várias publicações, com destaque para as seguintes: CASTELO BRANCO, Edwar de A. (Org.) História, Cinema e outras imagens juvenis. Teresina: EDUFPI, 2009. QUEIROZ, Teresinha. Do singular ao plural. Recife: Edições Bagaço, 2006. CASTELO BRANCO, Edwar de A. Todos os dias de paupéria: Torquato Neto e a invenção da tropicália. São Paulo: Annablume, 2005. CASTELO BRANCO, Edwar de A. et.ali. (orgs). História: Cultura, Sociedade, Cidades. Recife: Edições Bagaço, 2005.

 

Líder: Prof. Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco e Prof. Dr. Fábio Leonardo Castelo Branco Brito

 

História, Música, Teatro e Estética

 

O grupo desenvolve pesquisas sobre a temática da relação entre História e Estética e/ou sobre a História, Música e Teatro, Ditadura Militar no Brasil. Teatro Engajado. Grupos e Companhias teatrais que atuaram na segunda metade do século XX no Brasil. História e Política Partidária no Brasil Republicano. Censura. Representações literárias, visuais e musicais. 

 

Líder:  Prof. Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento e Profª Dra. Marylu Alves de Oliveira

 

História, Memória, Sociedade e Política

Os trabalhos de pesquisa realizados pelo grupo já estão em andamento. O grupo tem se beneficiado de inúmeros contatos, nacionais e internacionais, com outros grupos de pesquisa no abrangente campo de estudos históricos a que se propõem. A demais os pesquisadores do grupo, publicam regularmente livros e artigos em órgãos de divulgação científica, nacionais e internacionais.

 

Líder: Prof. Dr. Johny Santana de Araújo

 

Núcleo de Pesquisa em História e Educação - NUPEHED

 

O Núcleo de Pesquisa em História e Educação - NUPEHED - surgiu em 2006, fruto da necessidade de uma maior articulação de pesquisa entre professores e alunos da Universidade Estadual do Piauí, valorizando a relação entre pesquisa e ensino de história, suas linguagens e a formação dos professores(as) de história. O NUPEHED congrega pesquisadores - professores e estudantes - que vêm trabalhando com história, memória e ensino, desenvolvendo pesquisas que contemplem aspectos regionais, em interlocução com as esferas nacional e internacional, por meio de pesquisas de iniciação científica, custeadas pela referida instituição de ensino superior e outras agências de fomento, e de pesquisas monográficas de conclusão de curso, divulgando seus resultados em publicações e eventos locais e nacionais.

 

Líder: Profª. Drª. Cláudia Cristina da Silva Fontineles e Prof. Dr. Marcelo de Sousa Neto

 

 

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 19/03/2024 06:21