Banca de DEFESA: VINÍCIUS DUARTE PIMENTEL

DISCENTE: VINÍCIUS DUARTE PIMENTEL
DATA: 30/11/2023
LOCAL: Auditório Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais
TÍTULO: EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO DE Anadenanthera colubrina var. cebil (Griseb.) Altschul NO ENFISEMA PULMONAR EXPERIMENTAL INDUZIDO POR ELASTASE EM RATOS
PALAVRAS-CHAVES: Enfisema pulmonar, Inflamação, Anadenanthera colubrina
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

Enfisema é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela destruição de paredes alveolares, aumento dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal e perda do recuo elástico do pulmão associado ou não ao acumulo de colágeno. As causas dessa enfermidade são associadas ao tabagismo e exposição a poluentes ambientais. A terapia disponível atualmente para enfisema baseia-se no uso de broncodilatadores inalatórios de longa duração, associado a um corticoide a depender da gravidade. Apesar do tratamento melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não impede a progressão da doença, sendo necessário buscar por fármacos mais eficazes. Uma alternativa em potencial para o tratamento de enfisema pulmonar baseia-se no uso de plantas medicinais. Anadenanthera colubrina, uma espécie do bioma Caatinga no nordeste brasileiro, é amplamente reconhecida e utilizadas tradicionalmente para o
tratamento de doenças pulmonares e destaca-se por sus propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O objetivo deste estudo foi investigar o potencial anti-inflamatório do extrato etanólico bruto de A. colubrina var. cebil (Griseb.) Altschul nas alterações causadas por enfisema pulmonar experimental induzido em ratos. As cascas do caule do vegetal foram coletadas em Pimenteiras-PI e extraídas por remaceração utilizando etanol 70%, o extrato bruto obtido foi concentrado em evaporador rotativo. Parte do extrato foi submetida à analises fitoquímicas com CCD e HPLC. Para o protocolo de enfisema pulmonar foram utilizados ratos Wistar machos de 8 semanas e pesando ± 200 g obtidos mediante aprovação do comitê de ética no uso de animais (nº 718/2022). O enfisema pulmonar foi induzido através da instilação de elastase por via orotraqueal e o tratamento com extrato de A. colubrina ou dexametasona ocorreu concomitante à indução. Vinte e oito dias após o início do protocolo os animais foram eutanasiados para a obtenção das amostras biológicas, o sangue foi coletado e o plasma utilizado para dosagem de citocinas, o lavado broncoalveolar (LBA) usado para contagem total e diferencial de leucócitos e dos pulmões confeccionaram-se as lâminas para analise histológica e também dosaram-se marcadores de estresse oxidativo tecidual. Todos os dados foram submetidos analise de normalidade e em seguida tratados por analise de variância e pós-teste de Tukey, o valor de p < 0,05 foi considerado significativo. Observamos redução significativa (p < 0,05) da inflamação neutrofílica nos pulmões de ratos tratados com extrato, evidenciada pela contagem de células no tecido e no LBA. O extrato também exibiu atividade antioxidante pulmonar, com a diminuição significativa (p < 0,05) na atividade de mieloperoxidase, malondialdeído e nitrito. A dosagem de TNFα, IL-1β e IL-6 e o dano alveolar, foi significativamente reduzida em tratados com o extrato de A. colubrina. As analises fitoquímicas identificaram a presença de compostos fenólicos e taninos hidrolisáveis no extrato de A. colubrina. Essas substâncias possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que pode explicar os efeitos benéficos do extrato que foram observados. Em conclusão, os resultados deste estudo destacam o potencial do extrato etanólico das cascas de Anadenanthera colubrina como uma abordagem terapêutica complementar para o tratamento de enfisema. Suas propriedades observadas oferecem uma perspectiva otimista para a utilização desta planta medicinal no desenvolvimento de terapias para o manejo de enfisema pulmonar.

Presidente - 2246074 - FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2714919 - DANIEL DIAS RUFINO ARCANJO
Externo à Instituição - WELLINGTON DOS SANTOS ALVES - UESPI
Notícia cadastrada em: 21/11/2023 13:54