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Banca de QUALIFICAÇÃO: MACELA MARTA DA COSTA TENÓRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MACELA MARTA DA COSTA TENÓRIO
DATA: 26/09/2025
HORA: 15:00
LOCAL: HÍBRIDO - SALA 323G (sala de aula do PPGS)
TÍTULO: NEOLIBERALISMO E PRODUTIVISMO: IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DA UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Neoliberalismo. Produtivismo. Trabalho docente. Pós-graduação.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

Esta dissertação investiga os efeitos da racionalidade neoliberal sobre o trabalho docente nos programas de pós-graduação stricto sensu do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL/UFPI). Parte-se da compreensão do neoliberalismo não apenas como modelo econômico, mas como racionalidade normativa que reconfigura instituições, práticas e subjetividades, instaurando a lógica produtivista no espaço acadêmico. Nesse contexto, o produtivismo se manifesta na pressão por publicações constantes, na intensificação das jornadas e na naturalização da autoexploração docente, comprometendo a qualidade da produção intelectual e a saúde dos professores. O objetivo geral consiste em analisar como o neoliberalismo e o produtivismo afetam a vida dos docentes da pós-graduação do CCHL/UFPI. Especificamente, busca-se: identificar os impactos do neoliberalismo no trabalho acadêmico; compreender a percepção dos docentes quanto ao esforço, recompensa e reconhecimento institucional; examinar a existência de forças de resistência às lógicas produtivistas; e avaliar as condições oferecidas pelos programas de pós-graduação em relação às exigências de desempenho. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter analítico, fundamentada em levantamento bibliográfico e documental, aplicação de questionários sociodemográficos e realização de entrevistas semiestruturadas com 32 docentes vinculados aos programas de História, Letras, Filosofia e Políticas Públicas. Os dados obtidos serão tratados por meio de análise interpretativa, buscando articular a dimensão empírica às contribuições teóricas contemporâneas. Espera-se que os resultados evidenciem as implicações da racionalidade neoliberal na precarização do trabalho docente e nos processos de subjetivação, revelando os impactos na qualidade de vida e no equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos professores. Pretende-se, ainda, apontar possibilidades de resistência e ressignificação do trabalho docente frente às pressões avaliativas e produtivistas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1030608 - ARILDA FORTUNATA ARBOLEYA
Presidente - 1628577 - FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - 078.***.***-44 - WELLINGTON DA SILVA CONCEIÇÃO - UFMA
Notícia cadastrada em: 10/09/2025 11:27
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