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Banca de QUALIFICAÇÃO: ISADORA MARIA CARVALHO DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISADORA MARIA CARVALHO DE ARAÚJO
DATA: 30/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ENTRE AS SEMÂNTICAS LEGISLATIVAS E AS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação indígena; Interculturalidade; Políticas públicas; Saberes tradicionais; Bem Viver
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

O estudo analisa como políticas públicas de educação indígena, historicamente marcadas pelo paradigma da integração forçada e pela imposição de valores eurocêntricos, se confrontam com saberes tradicionais, cosmologias próprias dos povos indígenas e formas de conhecimento localmente construídas, a partir das realidades práticas do Estado do Piauí. A pesquisa enfatiza o papel das práticas interculturais como espaços de mediação entre diferentes formas de conhecimento, evidenciando tanto os desafios quanto às potencialidades desses processos para promover uma educação que respeite a diversidade cultural e cognitiva. Ao longo do trabalho, são discutidas as limitações das abordagens legalistas e centralizadas, que muitas vezes desconsideram a autonomia e as demandas específicas das comunidades, e se propõe a necessidade de uma perspectiva crítica e reflexiva, capaz de articular os princípios do Bem Viver com a construção de experiências educativas significativas. A dissertação contribui para o debate sobre a valorização do conhecimento indígena, destacando a importância de políticas públicas sensíveis às realidades locais e capaz de sustentar práticas pedagógicas que promovam a inclusão, o respeito à diversidade e a preservação das culturas indígenas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1030608 - ARILDA FORTUNATA ARBOLEYA
Interno - 1628577 - FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - 773.***.***-20 - SIMONE MUCCI - UFPR
Notícia cadastrada em: 11/09/2025 11:39
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