A implementação da Inteligência Artificial (IA) na educação pública do Piauí representa um
marco inovador, mas enfrenta desafios estruturais e desigualdades regionais. Este estudo tem
como objetivo analisar a implementação da Inteligência Artificial na educação pública do
Piauí, com foco no ensino médio, por meio da análise dos critérios de investimento, políticas
públicas e impactos dessa implementação, com base em pesquisa qualitativa e análise
documental. Os resultados preliminares da análise documental revelam que o Piauí se
destacou como pioneiro ao incluir a IA como disciplina obrigatória na educação básica, com
avanços significativos em gestão escolar e personalização da aprendizagem, especialmente em
escolas urbanas. Contudo, persistem lacunas críticas: infraestrutura inadequada em zonas
rurais (apenas 23% das escolas com conectividade satisfatória), formação docente insuficiente
(32% dos professores capacitados) e dependência de financiamentos temporários. A pesquisa
identifica ainda disparidades geográficas, com 87% dos recursos concentrados em áreas
urbanas, e desafios pedagógicos, como o uso limitado da IA para desenvolver habilidades
cognitivas complexas. O estudo propõe mapear os desafios enfrentados por gestores e
professores a fim de sugerir melhorias no processo de adoção da IA.