News

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA NAIRA BARBOSA REGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA NAIRA BARBOSA REGO
DATA: 10/08/2015
HORA: 10:00
LOCAL: SALA 458 CCE/UFPI MESTRADO EM COMUNICAÇÃO
TÍTULO:

IDENTIDADES CULTURAIS TERESINENSES PRODUZIDAS NA AUDIÊNCIA DO PROGRAMA “PAINEL DA CIDADE” DA RÁDIO PIONEIRA DE TERESINA.


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação. Recepção. Radiouvintes. Identidades culturais. Teresina.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO:

O rádio é um meio de comunicação que se destaca por sua popularidade, em virtude do baixo custo e por permitir ao ouvinte executar outras ações concomitantes. Diante da evolução tecnológica e do surgimento de novos meios de comunicação, o rádio foi se adequando às inovações e hoje está presente na Internet e nos aparelhos celulares. De fato, a lógica da companhia de outrora do radinho de pilha parece permanecer entre os amantes do rádio que resolveram adotar novos modos de escuta do meio radiofônico, que permanece vivo no cotidiano dos ouvintes. Tendo em vista a ambiência e a vinculação social geradas por este veículo, empreendemos essa pesquisa com o intuito de refletir sobre a interface rádio/ouvinte/cidade. Pois, entendemos que esses elementos distintos se apresentam, ao mesmo tempo, imbricados numa configuração social em que a comunicação deve ser vista sob o viés da midiatização e das mediações. Nesse contexto, nos apropriamos das estratégias teórico-metodológicas dos estudos de recepção para responder a seguinte questão: como o programa “Painel da Cidade” (PPC) da Rádio Pioneira de Teresina participa no processo de construção de sentidos de identidades culturais teresinenses junto aos seus ouvintes, considerando as marcas de identidades apresentadas em seus produtos midiáticos, bem como as narrativas de seus ouvintes acerca dessa programação radiofônica? Desse modo, a investigação utilizará metodologicamente a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), a Teoria das Mediações (Martín-Barbero, 2013) e o Modelo das Multimediações (Orozco Gómez, 2000) para analisar os conteúdos referentes à Teresina apresentados no PPC e suas negociações na recepção, bem como averiguar, por meio da técnica de grupos focais, as mediações intervenientes no processo de recepção midiática e produção de sentidos de identidades culturais teresinenses junto a radiouvintes do PPC que moram na cidade de Teresina-PI. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1354316 - ANA REGINA BARROS REGO LEAL
Interno - 423514 - FRANCISCO LAERTE JUVENCIO MAGALHAES
Presidente - 1167743 - JANETE DE PASCOA RODRIGUES
Interno - 1751868 - MONALISA PONTES XAVIER
Notícia cadastrada em: 27/07/2015 17:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 11:10