Banca de DEFESA: EUGÊNIO CARLOS DO REGO ARAÚJO

DATA: 14/03/2016
LOCAL: SALA 458 DCS- CCE UFPI
TÍTULO:

É violento, mas é legal! Esporte contemporâneo e os sentidos construidos por adolescentes sobre a midiatização do MMA (Mixed Martial Arts)

PALAVRAS-CHAVES:

Mídia, Televisão, Esporte, MMA, Adolescência

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação

O esporte de combate MMA (Artes Marciais Mistas) popularizou-se como programa de entretenimento na televisão brasileira de sinal aberto e fechado a partir de 2010. A exibição das lutas, cuja agressividade é um atrativo explorado pelo veículo de comunicação, consegue alcançar estratos variados da população e introduzir no imaginário dos telespectadores a figura do atleta lutador como novo ídolo. Entre o público receptor dos combates do esporte estão os adolescentes que buscam na televisão o entretenimento como forma de lazer midiatizado e para preencher seu tempo livre. Esta pesquisa busca compreender quais sentidos os adolescentes constroem a partir do MMA como produto de entretenimento midiatizado. Busca-se ainda estudar tais sentidos, analisando-os e refletindo sobre eles. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, cujos procedimentos metodológicos se deram por meio da realização de grupos focais para a produção e registro de dados que depois foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. A amostra foi formada por dezoito adolescentes com idades entre 12 e 14 anos, de ambos os sexos, divididos em três grupos de seis sujeitos. Os participantes foram submetidos à entrevista e à exibição do corpus editado de três lutas de MMA, totalizando 15 minutos de exibição, que serviram como exemplo de combates de MMA cujos resultados deram-se por nocaute, por decisão dos juízes e pelo impedimento de um dos atletas devido à lesão grave. Os resultados mostram que os sentidos construídos pelos sujeitos participantes desta pesquisa sobre o MMA midiatizado é que ele é legal, e esta concepção tem duplo sentido: é legal porque tem regras a serem seguidas e a violência pode ser contida, e é legal porque diverte, desperta emoções, prazer.

Presidente - 423531 - ANA MARIA DA SILVA RODRIGUES
Externo à Instituição - LUCIANO DE MELO SOUSA - UESPI
Interno - 4173995 - MARTA MARIA AZEVEDO QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 29/02/2016 17:21