Banca de QUALIFICAÇÃO: URZIANA DAMASCENO VIANA DE MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: URZIANA DAMASCENO VIANA DE MORAES
DATA: 22/08/2019
LOCAL: Sala 459 - CCE
TÍTULO: ANÁLISE DO CONTEÚDO DO RADIOJORNAL 1ª EDIÇÃO DA FM UNIVERSITÁRIA DA UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Radiojornalismo. Análise de Conteúdo. História. FM Universitária.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

O presente trabalho tem por interesse fazer uma análise do conteúdo noticioso do radiojornal 1ª edição da FM Universitária da UFPI a partir preceitos legais para rádios deste segmento. As rádios universitárias estão presentes na radiodifusão brasileira há muito tempo. Porém, até o momento não existe um aparato legal que, de forma explícita e direta, se refira a essas emissoras. Ou seja, não há uma definição do que sejam ou mesmo um modelo de atuação dessas rádios. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa com metodologia da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (1977). Pretende-se compreender o surgimento e o desenvolvimento da radiodifusão educativa, pública, universitária e os normativos legais que a esta se aplicam; descrever o radiojornal 1ª edição da FM da UFPI e os critérios de noticiabilidade para a produção/construção da notícia no rádio; analisar o conteúdo noticioso do radiojornal 1ª edição da FM Universitária e sua consonância (ou não) com preceitos legais para rádios deste segmento a partir das seguintes categorias: editorias; formatos radiofônicos; temas; fontes e abrangência dos conteúdos. O corpus da pesquisa é formado pelas edições do radiojornal 1ª edição que foram levadas ao ar na semana de 21 até 25 de maio de 2018, nos quais serão analisados à luz do referencial teórico proposto sobre radiojornalismo.

Interno - 2573386 - CRISTIANE PORTELA DE CARVALHO
Externo à Instituição - LIVIA MOREIRA BARROSO - UNIFESSPA
Presidente - 2575484 - NILSANGELA CARDOSO LIMA
Notícia cadastrada em: 04/07/2019 15:38