News

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA THAÍS ALENCAR COSME

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTA THAÍS ALENCAR COSME
DATA: 14/10/2020
HORA: 16:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: Reinvenção da verificação: estratégias mercadológicas das empresas de jornalismo
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo. Fact-checking. Economia Política da Comunicação. Estratégias mercadológicas. Verificação.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

As últimas décadas foram de grandes transformações para a indústria da mídia devido às várias fases da crise do capitalismo. Neste cenário, as empresas jornalísticas vêm transformando processos de produção de notícias e suas fontes de financiamento e investindo em várias alternativas de atividades econômicas rentáveis, dentre elas, o fact-checking. Isso vem se revelando como uma estratégia de monetização incluindo novas formas de rentabilização, seja por meio de doações do público, promoção de eventos, parcerias com plataformas digitais, além da captação de assinaturas. Este trabalho realiza um estudo comparativo das seções de fact-checking dos sites de notícias Estadão e Folha de S. Paulo. E também apresenta uma análise de como essas empresas vêm remodelando seus negócios e angariando mais financiamentos ao mesmo tempo que aborda o conceito de desinformação na desordem informacional. Além disso, esta pesquisa que tem como aporte teórico a Economia Política da Comunicação (EPC) e a Economia Política do Jornalismo (EPJ) evidencia os resultados das análises quantitativa e qualitativa das informações obtidas, relacionando-as ao problema, aos objetivos, às hipóteses e ao referencial teórico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO FRANCISCATO - UFS
Interno - 2573386 - CRISTIANE PORTELA DE CARVALHO
Presidente - 1167672 - JACQUELINE LIMA DOURADO
Notícia cadastrada em: 24/09/2020 11:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 05:31