Notícias

Banca de DEFESA: THAIS MAYARA PAES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS MAYARA PAES DE LIMA
DATA: 29/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 340-B / CCHL
TÍTULO: Nas entranhas do sertão, nossa riqueza é nosso chão: um estudo sobre a mineração no Território Quilombola Lagoas.
PALAVRAS-CHAVES: Mineração; Território Quilombola Lagoas; Conflito.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

O presente estudo se propõe a refletir sobre o conflito socioambiental no Território Quilombola Lagoas ante a instalação da SRN Mineração, tendo em vista que, nos últimos dez anos, têm sido registradas atividades de mineração em São Raimundo Nonato, sobretudo na área que abrange para ações de empresas mineradoras, pois o Piauí é rico em minério de ferro em grande parte da sua extensão territorial, e tais empresas tem feito grandes investimentos com a finalidade de explorar esses recursos. Desta forma, o estudo versa, fundamentalmente, sobre a percepção da população do Quilombo Lagoas diante das ameaças advindas da atividade mineradora. A construção desse trabalho foi realizada a interlocutores que me permitiram conhecer os mineração, suas percepções sobre como desencadeou e de que forma eles foram ou serão impactados. Assim, o foco etnográfico desta pesquisa está nos impactos socioambientais das comunidades quilombolas atingidos diretamente pela mineração, sobretudo da Comunidade Xique-Xique - lócus desta pesquisa - e no processo de mobilização e enfrentamento desses atores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2129289 - MARCIA LEILA DE CASTRO PEREIRA
Interno - 1326826 - CELSO DE BRITO
Interno - 1519136 - RAIMUNDO NONATO FERREIRA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - NATACHA SIMEI LEAL - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 26/08/2019 13:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 04/12/2022 04:48