Notícias

Banca de DEFESA: GEYSA VICTORIA COSTA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEYSA VICTORIA COSTA SILVA
DATA: 26/09/2015
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE VIDEO 1 - CCHL/UFPI
TÍTULO:

"QUANDO MORAR É UM PRIVILÉGIO, OCUPAR É DUM DIREITO": A LUTA DOS MORADORES E MORADORAS DO PARQUE DA VITORIA PELO DIREITO À MORADIA".


PALAVRAS-CHAVES:

ocupações. direito à moradia.lutas urbanas. poder público.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

A experiência de luta por moradia da ocupação urbana Parque da Vitória se insere no contexto de inflexão dos movimentos sociais gestado na década de 90 e que se estende ao momento atual. Em Teresina a existência de muitas ocupações revela a negligência do poder público no provimento do direito à moradia da população de baixa renda e, embora não seja algo novo na cidade, os processos de ocupações empreendidos por sem-teto em Teresina na atualidade - entre os quais se encontra o Parque da Vitória -, apresentam significativas mudanças em relação às ocupações da década de 80 e início de 90. Assim, o presente estudo busca compreender como se deu a ocupação do Parque da Vitória em um novo cenário de inflexão das lutas sociais, onde mesmo os atores tradicionalmente ligados à temática da moradia popular modificaram suas formas e espaços de atuação. Assim, tomamos como ponto de partida o entendimento de que eventualmente novos atores institucionais e políticos se colocaram como interlocutores das ocupações, ao tempo em que se verificava da parte dos sem teto esforços de ampla visibilidade pública e de retomada da ação-direta na luta pela terra e moradia urbana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2174277 - MASILENE ROCHA VIANA
Interno - 1581663 - MARIA SUELI RODRIGUES DE SOUSA
Externo à Instituição - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI
Notícia cadastrada em: 24/09/2015 14:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 04:22