Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA KARINE NELSON MESQUITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA KARINE NELSON MESQUITA
DATA: 17/12/2015
LOCAL: SALA 342 - CCHL/UFPI
TÍTULO:

INICIAÇÂO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO E ENSINO DE SOCIOLOGIA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS.

PALAVRAS-CHAVES:

PIBID; formação de professores; ensino de Sociologia; representações sociais, identidade docente.

ÁREA: Sociologia

A presente pesquisa aborda uma breve descrição sobre o histórico da formação de professores,o processo de inserção da sociologia nos currículos escolarese as representações sociais sobre o ensino de Sociologia a partir dos bolsistas licenciandos que compõem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é um programa de formação inicial que possui o intuito de diminuir a evasão dos licenciandos dos cursos de licenciatura. O programa visa desenvolver atividades teórico-práticas que contribuam para o desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula, bem como promover maior interatividade entre os alunos com a disciplina exposta em sala de aula. O âmbito desta pesquisa concentra-se na subárea de Sociologia do PIBID da UFPI. Nesse espaço, os bolsistas socializam as atividades desenvolvidas nas escolas, incluindo planejamento, concepções sobre o ensino de Sociologia, sobre a construção da identidade docente, discussão de autores relativos à educação, dentre outras temáticas. O objetivo da pesquisa é compreender as representações sociais presente no ensino de Sociologia, identidade docente e da iniciação à docência na educação básica na visão dos licenciandos da área de Sociologia da UFPI no tocante das contribuições do Programa para suas práticas docentes. Assim, para identificar essas questões serão aplicados questionários sócio-demográfico, questionários semiestruturados e o Teste de Associação Livre de Palavras – TALP. O estudo será transversal, quali-quantitativo, com a abordagem teórico-metodológica das representações sociais.  Os instrumentos de coleta de dados serão aplicados com 22 licenciandos de Ciências Sociais membros do PIBID de Sociologia da UFPI. Será feita análise de conteúdo através do software IRAMUTEQ para viabilizar a análise dos dados, organizando e identificando a frequência de palavras elaborando categorias a respeito da produção textual obtida na coleta de dados. A escolha por esse tipo de técnica permite compreender as significações objetivadas pelos entrevistados a respeito dos comportamentos, valores, pensamentos, em que concebem o contexto de suas formações docentes (PINHEIRO, 2015).Os dados obtidos através do TALP serão tratados com o auxílio do Software TRI-DEUX –MOTS, sendo este específico para tratar os dados que serão fornecidos através das respostas dos participantes por meio de questões de associação livre de palavras.

Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Interno - 1551072 - LUDGLEYDSON FERNANDES DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 07/12/2015 14:50