Banca de DEFESA: BRUNA KARINE NELSON MESQUITA

DATA: 04/08/2016
LOCAL: SALA DE VIDEO 1 - CCHL/UFPI
TÍTULO:

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO E ENSINO DE SOCIOLOGIA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

PALAVRAS-CHAVES:

Representações sociais, PIBID; formação de professores; ensino de Sociologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia

A presente pesquisa aborda sobre a descrição das representações sociais acerca do ensino de Sociologia, da formação docente e da iniciação à docência na educação básica dos licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Sociais que atuam como bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Federal do Piauí – UFPI. No decorrer do estudo foram demonstradas as discussões sobre a institucionalização do ensino e de cursos voltados para a formação docente desenvolvidas no século XX e início do século XXI, bem como sobre o surgimento da Sociologia no país e sua importância como disciplina componente dos currículos escolares. Por meio da problematização dessas temáticas, viu-se que as representações sociais elaboradas pelos licenciandos bolsistas acerca da formação docente e do ensino de Sociologia perpassam pela compreensão do histórico dessas temáticas e fazem-se presentes no âmbito de suas formações. A fundamentação do estudo está pautada na teoria das representações sociais elaboradas por Serge Moscovici. Os dados foram coletados por meio de questionário sócio-demográfico, aplicação de Teste de Associação Livre de Palavras – TALP e questionário com perguntas abertas direcionadas sobre o ensino de Sociologia e a formação docente, sendo aplicados com vinte bolsistas em março de 2016. Através da análise dos dados foi possível compreender e refletir sobre a importância do PIBID na resignificação da formação inicial docente. Para os participantes, o programa mostra-se de grande relevância no processo de formação dos licenciandos por contribuir no processo de aperfeiçoamento e reflexão sobre a prática docente. Os bolsistas veem no programa um espaço de inter-relação entre teoria e prática, por ainda perceberem uma orientação mais tecnicista no curso de licenciatura voltada para a formação específica de bacharéis, corroborando para a construção de metodologias a serem utilizadas nos espaços escolares, que visam à aproximação dos alunos aos conteúdos sociológicos abordados tanto em sala de aula, como nas relações sociais que os alunos possuem cotidianamente.

Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Interno - 1551072 - LUDGLEYDSON FERNANDES DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 08/07/2016 17:23