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Banca de DEFESA: ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO
DATA: 19/06/2023
HORA: 18:30
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO: Casa não é escola: as interfaces do Ensino Remoto Emergencial no contexto das práticas escolares mediadas por telas
PALAVRAS-CHAVES: nsino remoto emergencial; Práticas escolares; Pandemia da COVID-19
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

O presente estudo discute acerca do Ensino Remoto Emergencial (ERE), formato de
ensino decorrente do advento abrupto da crise sanitária mundial causada pela pandemia
da COVID-19. Adotado pela maioria das instituições de ensino no território brasileiro
durante a crise pandêmica, o ERE foi articulado no intento de evitar a descontinuidade
das práticas escolares, caracterizando-se pelo deslocamento do processo de ensinoaprendizagem
do espaço escolar para o âmbito virtual, pressupondo para isso o uso das
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Em contrapartida, uma
série de mudanças foi implantada nas práticas escolares, incorporando demandas
educacionais ainda mais complexas. Dada a realidade educacional marcada por
incertezas, torna-se emergente a discussão acerca dos aspectos subjacentes às práticas de
ensino-aprendizagem mediadas por telas, aliada ao pensamento sociológico, enquanto
potencial analítico para o entendimento da complexidade educacional concebida durante
a pandemia da COVID-19. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as interfaces do
ERE no contexto das práticas escolares mediadas por telas. Para tanto, foram elencados
os respectivos objetivos específicos: identificar, a partir do relato dos interlocutores da
pesquisa, as principais mudanças nas práticas escolares no contexto do ERE; descrever,
com base na percepção dos entrevistados, os impactos causados na relação educadoreducando
em decorrência do ERE e suas consequências no ambiente familiar; bem como,
verificar nas discursividades dos atores escolares os aspectos que revelam a importância
da escola para a promoção da aprendizagem. A partir de uma abordagem qualitativa, o
estudo foi realizado tendo como lócus de pesquisa o Centro Estadual de Tempo Integral
Didácio Silva, instituição escolar que atua com a oferta do Ensino Médio e integra a Rede
Pública Estadual de Ensino do Piauí, situado na zona sudeste do município de Teresina.
Os participantes da pesquisa correspondem a um total de 32 atores da instituição de ensino
pesquisada, representando as categorias Educandos – Educadores – Gestores. As técnicas
utilizadas para a produção dos dados foram o questionário fechado, entrevistas diretas e
observação não-participante. Para a análise dos resultados utilizou-se, principalmente, as
práticas discursivas vinculadas a produção de sentidos, que viabilizaram o fortalecimento
da ação analítica diante dos dados produzidos. As análises revelam que a instituição de
ensino pesquisada promoveu práticas escolares diferenciadas no período do ERE,
oferecendo estratégias de ensino diversificadas como forma alternativa para superação
dos desafios impostos pela situação pandêmica. Todavia, é preciso destacar que,
inevitavelmente, suas práticas de ensino-aprendizagem foram marcadas por novas formas
de exclusão, visto que nem todos os educandos do CETI tiveram acesso as aulas remotas,
assim como, o aprendizado adquirido pelos educandos participantes da pesquisa não foi
considerado plenamente satisfatório.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167736 - ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
Externo à Instituição - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI
Presidente - 1756788 - SAMUEL PIRES MELO
Notícia cadastrada em: 01/06/2023 10:49
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