Banca de QUALIFICAÇÃO: CIBELE TÔRRES MATIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CIBELE TÔRRES MATIAS
DATA: 27/02/2023
LOCAL: NUESPES
TÍTULO: EGRESSOS DO PROGRAMA DE MESTRADO EM SAÚDE DA MULHER:contribuições e mudanças no processo de trabalho após a formação.
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da Mulher. Avaliação de Programas e Projetos de Saúde. Avaliação educacional. Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: Avaliou-se os egressos, no que diz respeito a qualidade da formação discente no cerne dos programas de pós-graduação. Para tanto, mostrar a contribuição social desses egressos no âmbito profissional contribui para divulgação literária de suas produções científicas, enquanto, instrumento de difusão comprobatório de suas práticas, justificada pela necessidade de aferir a qualidade do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PMPSM) - UFPI, através do consolidado do estudo e da possibilidade do impacto na vida profissional dos egressos, torna-se relevante para as políticas públicas do Estado do Piauí, a avaliação do programa pela CAPES. Objetivo: Avaliar os efeitos do PMPSM na vida dos egressos do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PMPSM), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), concludentes no período de 2017 a 2022. Metodologia: Trata-se de um estudo conduzido como um estudo observacional quantitativo descritivo analítico, que visa apresentar o curso de PMPSM/UFPI, analisando a execução do curso no Estado do Piauí, na educação e qualificação Profissional e as contribuições proporcionadas aos egressos, por meio de aplicação de questionários eletrônicos online da Plataforma online Google Forms, semiestruturados com perguntas abertas e fechadas. Com análise estatística descritiva estabelecida por meio do delineamento da população dos egressos do PMPSM, os dados foram tabulados e tratados em porcentagens em software estatístico BioEstat – versão 5.0, com frequência observadas nos testes do qui-quadrado ou Fisher, assim, devidamente tabelados e analisados, foram explanados em gráficos. Resultados: apresentaram o perfil do egresso, o processo de ingresso e trajetória no Mestrado e as melhorias alcançadas nos níveis pessoal e profissional, contribuindo para o processo de trabalho e serviço de saúde. Introdução: Avaliou-se os egressos, no que diz respeito a qualidade da formação discente no cerne dos programas de pós-graduação. Para tanto, mostrar a contribuição social desses egressos no âmbito profissional contribui para divulgação literária de suas produções científicas, enquanto, instrumento de difusão comprobatório de suas práticas, justificada pela necessidade de aferir a qualidade do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PMPSM) - UFPI, através do consolidado do estudo e da possibilidade do impacto na vida profissional dos egressos, torna-se relevante para as políticas públicas do Estado do Piauí, a avaliação do programa pela CAPES. Objetivo: Avaliar os efeitos do PMPSM na vida dos egressos do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PMPSM), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), concludentes no período de 2017 a 2022. Metodologia: Trata-se de um estudo conduzido como um estudo observacional quantitativo descritivo analítico, que visa apresentar o curso de PMPSM/UFPI, analisando a execução do curso no Estado do Piauí, na educação e qualificação Profissional e as contribuições proporcionadas aos egressos, por meio de aplicação de questionários eletrônicos online da Plataforma online Google Forms, semiestruturados com perguntas abertas e fechadas. Com análise estatística descritiva estabelecida por meio do delineamento da população dos egressos do PMPSM, os dados foram tabulados e tratados em porcentagens em software estatístico BioEstat – versão 5.0, com frequência observadas nos testes do qui-quadrado ou Fisher, assim, devidamente tabelados e analisados, foram explanados em gráficos. Resultados: apresentaram o perfil do egresso, o processo de ingresso e trajetória no Mestrado e as melhorias alcançadas nos níveis pessoal e profissional, contribuindo para o processo de trabalho e serviço de saúde.

Externo ao Programa - 1945116 - ANTONINA MENDES FEITOSA SOARES
Presidente - 1167577 - LIS CARDOSO MARINHO MEDEIROS
Interno - 226.905.653-15 - ZENIRA MARTINS SILVA - UESPI
Externo ao Programa - 423601 - ZULMIRA LUCIA OLIVEIRA MONTE