Notícias

Banca de DEFESA: MARIANA SOARES LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA SOARES LIMA
DATA: 14/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Transmissão on-line, via Google Meet: https://meet.google.com/dgo-ojsa-cuz
TÍTULO: Malacofauna piauiense: checklist estadual e ecologia de uma comunidade em ambiente recifal rochoso
PALAVRAS-CHAVES: Biodiversidade; Semiárido; Campo de Matacões Tropical; moluscos terrestres; moluscos marinhos; moluscos limnicos.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Neste estudo foram realizadas duas pesquisas envolvendo a malacofauna do Piauí, a primeira pesquisa buscou realizar um levantamento faunístico com coleções ao longo do litoral do Piauí e um levantamento sistêmico de publicações disponíveis online e impressas contendo espécies para o estado, e em seguida, catalogar a fauna de moluscos continentais. e espécies marinhas no estado do Piauí, resultando na listagem de 256 espécies distribuídas em 201 gêneros, 111 famílias e 5 classes. A segunda pesquisa analisou os padrões de distribuição de uma comunidade de moluscos em um campo rochoso tropical na praia do Coqueiro no município de Luis Correia, estado do Piauí, Brasil, analisando como esses animais estão distribuídos de acordo com as zonas e microhabitats, resultando na observação de um padrão que parece ser comum em recifes de arenito na região tropical do país, com o bivalve Brachidontes exustus e o gastrópode Echinolittorina lineolata dominando o curso superior do recife, uma composição distinta entre as zonas e diferenças na diversidade entre os dois microhabitats . Este trabalho serve como base sólida para futuras pesquisas e medidas de conservação da fauna de moluscos no Piauí.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTIANE XEREZ BARROSO - UFC
Externo à Instituição - HELENA MATTHEWS CASCON - UFC
Presidente - 007.191.003-48 - PEDRO BASTOS DE MACEDO CARNEIRO - UFDPar
Externo ao Programa - 1720919 - ROSANA AQUINO DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 18/01/2024 13:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 17/04/2024 12:31