• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: MAYRA IZAURA DE MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYRA IZAURA DE MOURA
DATA: 05/08/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de aula do PPGHB
TÍTULO:

NO CAMPO DE JOGO DA MEMÓRIA: As representações sociais do futebol na crônica esportiva em Teresina (1971-1975).


PALAVRAS-CHAVES:

História. Futebol. Imprensa. Crônica Esportiva.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

A presente dissertação tem como objeto central o Futebol piauiense na primeira metade da década de 1970, utiliza-se como fonte as crônicas esportivas produzidas em Teresina durante esse período, sobretudo as crônicas publicadas no jornal O Dia entre 1971 a 1975 e no Jornal do Piauí de 1971 a 1973. São analisadas as crônicas de Carlos Said e Deusdeth Nunes e os seus perfis enquanto cronistas esportivos. Através de entrevistas em História Oral mostra-se as suas trajetórias de vida e os seus traços biográficos, que reforçam a discussão de como esses sujeitos participaram do processo de especialização da crônica esportiva durante esse recorte da década estudada. Nos anos 70, o futebol brasileiro passa a ganhar maior atenção. Diante das transformações sociais dessa década que vivia sob uma supressão de direitos, as práticas esportivas, principalmente o futebol, foi utilizado como dispositivo de controle e de promoção para a projeção da imagem do “país do futebol”. No Piauí o futebol tem uma participação efetiva no projeto do governo de Alberto Silva durante o período em estudo. Dessa forma, a crônica esportiva, - com uma abordagem humorística e crítica – funciona como eixo condutor para a relação entre futebol e a imprensa. Nos capítulos que compõem este trabalho empenhou-se em estudar a prática discursiva da imprensa e as representações produzidas através dos discursos jornalísticos e da intervenção do poder público sob os espaços dessa prática esportiva. Nesse sentido, discute-se a relação entre o futebol e a imprensa teresinense e as relações tecidas pelo futebol na cidade no âmbito das representações sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423663 - FRANCISCO ALCIDES DO NASCIMENTO
Interno - 2335100 - CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
Externo à Instituição - ANTONIO PAULO MORAIS REZENDE - UFPE
Notícia cadastrada em: 29/07/2016 14:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 25/04/2024 13:43