Professor do PPGHB participará de evento na Universidade de Lisboa

Assinalando as comemorações do “Ano Brasil em Portugal”, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa realizará, nos dias 05 e 06 de junho próximo, um programa multifacetado de atividades, entre as quais se destaca o Simpósio ICS “Ciências Sociais Cruzadas”, cujoprograma destaca o papel dos investigadores que, durante estas últimas duas décadas, integraram o diálogo entre Portugal e Brasil,  seja através das bolsas luso-afro-brasileiras e/ou através da permanência no ICS como investigador visitante. Através de seu diretor, o Prof. Dr. Jorge Vala, o ICS/UL formulou convite ao Professor Edwar Castelo Branco, membro do colegiado do PPGHB, para fazer conferência duran te o evento. O professor Edwar, que integra o Plano de Capacitação Docente da UFPI para iniciar o Estágio Pós-Doutoral Sênior no ICS/UL a partir de agosto próximo, diz ter recebido o convite “com surpresa e empolgação”. O convite foi prontamente aceito e o professor Edwar irá, em sua decorrência, proferir a conferência “Arte experimental e flanâncias juvenis: o cinema experimental como uma linguagem ordinária de parcela da juventude brasileira na década de 1970”.

O centro do argumento do trabalho a ser apresentado pelo professor Edwar, segundo ele, consiste na idéia de que num momento em que a realidade brasileira tendia a uma crescente complexificação, em razão do também crescente processo de mundialização, jovens cineastas experimentais propuseram intervir nessa realidade com o intuito de provocar uma ampliação conceitual no campo artístico, “formulando não apenas novos objetos, mas uma nova relação com aquilo que seria o objeto da arte”. Os filmes em estudo expressariam, segundo o conferencista, “um movimento sub-reptício e astucioso, através do qual fragmentos da juventude brasileira compunham, face às formas dominantes de pensamento no período, suas artes de fazer”.

Notícia cadastrada em: 13/03/2013 14:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 19:34