Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DO NASCIMENTO SOUSA FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA DO NASCIMENTO SOUSA FARIAS
DATA: 19/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: CPCE / UFPI, Bom Jesus - PI
TÍTULO:

CLASSIFICAÇÃO DO COEFICIENTE DE VARIAÇÃO EM EXPERIMENTOS COM NUTRIÇÃO DE SUINOS


PALAVRAS-CHAVES:

suinocultura, variável-resposta, desempenho


PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
RESUMO:

FARIAS, A.N. Classificação do Coeficiente de Variação em Experimentos com Nutrição de Suinos. 2016. Numero de folhas. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Universidade Federal do Piauí, Bom Jesus, 2016.

 

Experimentos de campo são essenciais nos programas de melhoramento genético e também no processo de recomendação de características da carne suína melhorada. Nesses experimentos é desejável um alto grau de precisão experimental. O coeficiente de variação (CV) é a medida mais utilizada quando o interesse é comparar variabilidades de diferentes conjuntos de dados. Embora a comparação possa ser feita através de outras medidas de variação, nas situações em que as médias dos conjuntos comparadas são muito desiguais ou as unidades de medidas são diferentes, devemos utilizar o coeficiente de variação, que, tem se mostrado bastante útil para especificar com certa eficiência a exatidão dos resultados experimentais. O presente trabalho foi executado com dados de coeficientes de variação de vários artigos científicos da Biblioteca de revistas na área de nutrição animal. Com ênfase na suinocultura, e suas variáveis mais correntemente estudadas. O objetivo foi o de classificar a distribuição do coeficiente de variação em experimentos na área de nutrição de suínos, considerando suas principais variáveis-resposta, para propor faixas de classificação que orientem o pesquisador com relação à precisão dos dados de sua pesquisa. Após o agrupamento dos dados, procedeu-se ao teste de normalidade de Lilliefors, revelando que a maioria das variáveis utilizadas tiveram distribuição aproximadamente normal e apenas três variáveis não apresentaram distribuição normal (ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar). Com isso, através de tabela sugerida para trabalhos com espécies animais que utiliza a mediana e o pseudo-sigma, foi construída uma tabela como sugestão de intervalo de CV, referente a cada variável em questão. A variável peso ao nascer, espessura do toucinho e deposição de gordura na carcaça foram as que apresentaram maiores valores do coeficiente, e as variáveis rendimento de carcaça, comprimento de carcaça, peso inicial e final foram as que apresentaram menores CV.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1671082 - LEONARDO ATTA FARIAS
Externo ao Programa - 2993761 - NATANAEL PEREIRA DA SILVA SANTOS
Presidente - 1545386 - STELIO BEZERRA PINHEIRO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 16/02/2016 17:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 16/04/2024 17:15