Banca de DEFESA: WAGNER DIAS COELHO DE OLIVEIRA

DATA: 22/03/2016
LOCAL: Campus Professora Cinobelina Elvas
TÍTULO:

Influência da gestação, parto e puerpério nos parâmetros hematológicos e metabólicos de vacas Nelore.

PALAVRAS-CHAVES:

fisiologia, hemograma, metabólitos, mobilização, nutrição, sangue

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Manejo de Animais

Objetivou-se com a realização deste experimento avaliar a influência da gestação, parto e do puerpério sobre os parâmetros hematológicos e na bioquímica sérica de vacas Nelore. O experimento foi conduzido, na Fazenda Escola, localizada no Município de Alvorada do Gurguéia-PI e no Laboratório de Patologia Clínica Veterinária do Hospital Veterinário (HVU-CPCE), pertencentes ao Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí.Foram utilizadas 15 fêmeas pluríparas da raça Nelore com idade média de 4,0±1 anos, com peso vivo de 400±50 kg e escore de condição corporal (ECC) 7,0± 1 inseminadas artificialmente, permanecendo durante a fase experimental em piquetes com pasto formado por Braquiáriabrizanthacvs. Marandu e Xaraés e de Panincummaximum cv. Mombaça, os animais foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado e os tratamentos consistiram nos períodos fisiológicos (não prenhe, terço inicial, terço médio, terço final, parto, 24 horas após o parto e os 2 meses do puerpério). Na avaliação dos parâmetros hematológicos, foi realizado o eritrograma consistindo da contagem total de hemácias, hematócrito, dosagem de hemoglobina e os índices hematimétricos absolutos, já no leucograma realizou-se a contagem total de leucócitos, acompanhadas das contagens diferenciais de neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos. Onde no eritrograma a contagem total de hemácias foi crescente durante os períodos antecedentes ao parto (9,11x 106/uL) e no dia pós parto (9,21x 106/uL). O hematócrito foi crescente nos períodos anteriores ao parto reduzindo no pós-parto, elevando-se no puerpério, a hemoglobina no terço final da gestação apresentou (14,43 g/dL), com relação ao volume corpuscular médio (VCM) e a Concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) os maiores índices foram encontrados no terço final da gestação (43,67 fL) e no parto (43,68 %) respectivamente. Quanto à avaliação da bioquímica sérica foram dosadas as concentrações séricas dos constituintes do metabolismo mineral, energético-proteico e enzimático.As concentrações séricas de cálcio foram menores no início da gestação (9,45 mg/dL), enquanto o fósforo sérico  apresentou a maior concentração no parto (7,43 mg/dL). No perfil enzimático, a fosfatase alcalina apresentou as maiores atividades séricas no Parto e 01 dia após o parto (364,34 e 365,98 UI/L) respectivamente, já aspartato amino transferase (AST), evidenciou-se os maiores valores nas fases não prenhe, gestação e parto.No perfil proteico, a ureia sérica sofreu influencia (P <0,0001) da gestação e do puerpério, apresentando os maiores valores no parto (51,30 mg/dL) e 24 horas do pós parto (47,05 mg/dL). Em relação aos metabólitos energéticos, os triglicerídeos (P <0,0001), glicose (P <0,0001) e betahidroxibutirato (P <0,0001) foram influenciadas pelos estágios gestacionais reduzindo no terço final e no parto (15,98 e 16,11 mg/dL) respectivamente para os triglicerídeos, já a glicose sérica reduziu no terço final (49,44 mg/dL),elevando-se no puerpério(58,10 mg/dL), o betahidroxibutirato apresentou concentrações constantes até o terço médio da gestação, elevando-se no final do período gestacional (0,3760 mmol/L). Portanto, os parâmetros hematológicos e metabólicos sérico de vacas Nelore demonstraram sofrer variações quanto aos períodos fisiológicos, intensificando-as principalmente no terço final da gestação e início da lactação, que representam a etapas onde se tem as maiores sobrecargas do metabolismo.

Interno - 1656396 - LEILSON ROCHA BEZERRA
Externo ao Programa - 1773208 - FERNANDA PATRICIA GOTTARDI
Externo ao Programa - 1141778 - VIVIANY LUCIA FERNANDES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 16/03/2016 14:30