Banca de QUALIFICAÇÃO: VILMAR PEREIRA RIBEIRO FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VILMAR PEREIRA RIBEIRO FILHO
DATA: 31/08/2015
LOCAL: Sala 261 - Departamento de Computação
TÍTULO:

Rotulação de Grupos utilizando Conjuntos Fuzzy

PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem de Máquina. Cluster. Fuzzy. Rotulação.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

O problema de agrupamento (clustering) tem sido considerado como um dos problemas mais relevantes dentre aqueles existentes na área de aprendizagem de máquina não-supervisionada. Embora o desenvolvimento e aprimoramento de algoritmos que solucionam esse problema tenham sido o principal foco de muitos pesquisadores, a compreensão da definição dos grupos é tão importante quanto a formação dos grupos (clusters). Uma boa definição de um cluster representa um entendimento significativo e pode ajudar na interpretação dos dados. Frente ao problema de compreender a definição dos clusters, é descrita uma solução que utiliza a teoria de conjuntos fuzzy para identificar os elementos mais relevantes do agrupamento e modelar faixas de valores que sejam capazes de identificar cada um dos clusters, baseando-se em características únicas. Os experimentos realizados demostram que o modelo proposto é bastante factível e capazes de construir faixas de valores para a identificação dos clusters, assim como classificar novos elementos utilizando as definições fornecidas.

Presidente - 1446435 - VINICIUS PONTE MACHADO
Interno - 2061294 - RICARDO DE ANDRADE LIRA RABELO
Interno - 1579396 - RODRIGO DE MELO SOUZA VERAS
Notícia cadastrada em: 03/08/2015 14:21