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Banca de DEFESA: RONIEL SOARES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONIEL SOARES DE SOUSA
DATA: 16/06/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 260 - Departamento de Computação
TÍTULO:

Um Protocolo de Redes Veiculares com Baixo Overhead de Comunicação para a Redução do Tempo Médio de Viagem dos Veículos


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: congestionamento de trânsito, redes veiculares, vanets


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

Os aumentos dos congestionamentos de trânsito em grandes cidades causam impactos negativos em diversas áreas, como na saúde e economia. Os Sistemas Inteligentes de Transporte, que utilizam tecnologias como laços indutivos, Sistema de Posicionamento Global (Global Position System - GPS), câmeras de vídeos, sensores e comunicação sem fio, são vistos como uma das principais alternativas para diminuir estes congestionamentos (ajuste dinâmico nos temporizadores de semáforos, monitoramento de tráfego, etc). Com isso, diversas soluções para o controle de congestionamentos baseadas na comunicação entre veículos vêm sendo propostas. Uma das tecnologias utilizadas para a comunicação no ambiente veicular são as redes veiculares. As comunicações nas redes veiculares podem ocorrer de Veículo para Veículo (V2V) ou de Veículo para Infraestrutura (V2I). A instalação e manutenção de infraestruturas necessárias para cobrir completamente as áreas urbanas pode apresentar altos custos. Com isso, este trabalho apresenta um novo protocolo de baixo overhead que utiliza a comunicação V2V da tecnologia de redes veiculares. Em outras palavras, o protocolo é independente de infraestruturas externas. O objetivo do protocolo é reduzir o tempo médio de viagem dos veículos garantindo um baixo overhead de comunicação na rede veicular. Foi realizado um estudo de avaliação de desempenho com o objetivo de comparar a solução proposta com os trabalhos relacionados. O protocolo proposto apresentou o melhor desempenho em termos de overhead de sinalização. Nos cenários com maior demanda de tráfego, a quantidade de mensagens geradas pelo protocolo proposto foi aproximadamente 43% menor que o segundo melhor resultado e 80% menor que o protocolo que apresentou o pior desempenho. Por meio do mesmo estudo verificou-se a eficiência do protocolo em reduzir os congestionamentos nos cenários avaliados. Foi obtida uma redução de até 22% no tempo médio de viagem dos veículos. Palavras-chaves: congestionamento de trânsito,


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1632612 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Externo à Instituição - ANTONIO ALFREDO FERREIRA LOUREIRO - UFMG
Externo ao Programa - 1732950 - JOSE VALDEMIR DOS REIS JUNIOR
Interno - 2061294 - RICARDO DE ANDRADE LIRA RABELO
Notícia cadastrada em: 30/05/2016 16:17
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