Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILSON NUNES LEOCÁDIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAILSON NUNES LEOCÁDIO
DATA: 29/08/2016
HORA: 08:00
LOCAL: Sala: 260 - Departamento de Computação
TÍTULO:

Avaliação de algoritmos de aprendizagem de Máquina para Descoberta de Conhecimento na base de dados de aparecimento de peixes-boi marinho (Trichechus manatus manatus)


PALAVRAS-CHAVES:

Peixe-Boi, Mineração de Dados, Aprendizagem de Máquina


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

O peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus) é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil. Para que se possa conhecer sua distribuição geográfica é necessário compreender as características ambientais que tornam possível a sua sobrevivência. Métodos estatísticos frequentemente são usados para esse propósito, porém não se adequam totalmente à neces- sidade, tendo em vista que os ecossistemas apresentam relações não-lineares entre seus componentes. Com o uso de Knowledge Discovery in Databases fo- ram manipu- ladas bases de dados com registros de presença dessa espécie em um dos mais importantes pontos de observação no Brasil, com o objetivo de descobrir conhecimento sobre o modo como as variáveis ambientais interferem na continuidade desse mamífero naquela região. Algoritmos classificadores do paradigma simbólico, além da rotulação automática dos dados, foram utiliza- dos e tiveram suas performances avaliadas segundo um conjunto de métricas selecionadas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA GARDÊNIA SOUSA BATISTA - UESPI
Interno - 2061294 - RICARDO DE ANDRADE LIRA RABELO
Interno - 1579396 - RODRIGO DE MELO SOUZA VERAS
Presidente - 1446435 - VINICIUS PONTE MACHADO
Notícia cadastrada em: 20/07/2016 15:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 04:34